marketing para curso de idiomas

15 ações de marketing para aplicar em seu curso de idiomas

 

O mundo em que vivemos exige cada vez mais que saibamos diferentes línguas. Quanto mais nos tornamos globalizados, não podemos limitar cursos de idiomas apenas ao aprendizado do inglês, pois outras línguas tomam espaço no gosto das pessoas e também nas exigências profissionais.  

São muitas as opções de cursos de idiomas que existem atualmente oferecendo diferentes metodologias e benefícios para os alunos. Assim, a concorrência na disputa pela atenção dos estudantes é grande, e é preciso inovar para se destacar. 

Uma maneira de atrair pessoas para o seu curso e fidelizar aquelas que já são alunas, além de investir em uma boa infraestrutura e um método eficiente, é adotar ações de marketing que despertem o interesse do público a aprender um novo idioma na sua escola.  

Por que investir no marketing de cursos de idiomas?

Um bom investimento em marketing é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio que queira prosperar. Dentro do mundo dos cursos de idioma não é diferente. Destacamos alguns motivos pelos quais você deve investir no marketing.

1. Destaque no mercado 

Com toda a concorrência do setor, destacar-se é fundamental, e o marketing é uma ótima maneira de fazer isso. Adotando ações de marketing no seu negócio, você possibilita que mais pessoas conheçam seu curso e o tenham como referência.  

2. Aumentar o número de matrículas

Uma estratégia de marketing bem formulada vai servir como uma maneira de atração de público. Ao oferecer mais do que um simples serviço é muito importante, porque as pessoas querem de fato solucionar um problema. Assim, você consegue fazer mais pessoas se interessarem pelo seu curso.

3. Apresentar diferenciais 

As ações de marketing são uma ótima forma de apresentar o que de especial há na sua escola. Consequentemente, isso acaba refletindo nos pontos anteriores, ou seja, faz que seu curso seja mais conhecido e atrai mais alunos.

Descubra alguns erros comuns no marketing que não se pode cometer.  

Marketing para cursos de idioma

Agora que você já sabe como o marketing pode ajudar seu negócio é hora de descobrir algumas ideias de ações para aplicar. 

1. Conheça seu público

A primeira coisa a se fazer para ter uma estratégia de marketing eficiente é conhecer o público com quem você está se relacionando. Pesquise sobre seu público-alvo e levante dados sobre ele. Elabore também uma ou mais personas para seu curso. Essas ações vão te ajudar na produção de conteúdos mais compatíveis com seu público.

2. Parcerias 

Criar vínculo com outras instituições pode ser uma boa para quem deseja alavancar a captação de alunos para sua escola de idiomas. Diferentes parcerias podem ser formadas como: com escolas, agências de intercâmbio e empresas. Trabalhe esse tipo de estratégia! 

 3. Cursos de verão, in company, entre outros 

Promover cursos traz não só os alunos já matriculados na escola de idiomas, mas também pessoas de fora que desejam ter um estudo mais rápido de determinada língua. Esses cursos podem ser ofertados para escolas, empresas (in company), e outras instituições. Dessa forma, a sua escola ficará mais conhecida em diversos meios.  

4. Curso instrumental 

Oferecer um curso instrumental para trabalhar certos aspectos de determinada língua pode ser um bom atrativo para quem deseja fazer um curso prático com focos específicos. Alguém que deseja viajar em breve, por exemplo, pode encontrar nesse tipo de curso uma oportunidade de aprender e usar a língua para trabalhar no exterior.  

5. Ensino a distância 

O ensino a distância tem sido uma ótima opção para quem não tem a possibilidade de fazer um curso presencial. Cada vez mais esse método é adotado pelas escolas de idiomas, levando conforto e praticidade para os alunos. Dessa forma, investir nesse tipo de estudo pode atrair um público que se encontra distante de você, disseminando ainda mais a sua marca e gerando valor para ela em relação aos seus concorrentes que se preocupam apenas com o trabalho local e presencial. Além disso, a redução de custos é eminente, trazendo benefícios para a área financeira da sua empresa.  

6. Desenvolvimento de aplicativos 

O uso de aplicativos em dispositivos móveis é cada vez mais frequente. As pessoas procuram por apps fáceis de serem usados e que tragam algum benefício para elas. Uma boa ideia para uma escola de idiomas é desenvolver um aplicativo em que o aluno ou quem se interessa pelos cursos possam estudar remotamente. Dessa forma, a escola poderá se destacar e se tornar cada vez mais presente na vida dos alunos.  

7. Metodologia de ensino

Investir em uma metodologia de ensino diferenciada e eficiente, que proporcione aos alunos experiências agradáveis e educativas, é uma ótima forma de fidelizar e atrair estudantes. Aposte na divulgação da sua metodologia destacando suas principais características, vantagens e diferenciais. 

8. Humanização da marca

Aproximar sua escola do público com a humanização é uma ótima forma de atração. Colete depoimentos de alunos e professores e até mesmo ex-alunos, que concluíram seus cursos, e mostre-os ao público. Conte também com a participação dos seus funcionários na produção de conteúdo, aparecendo em vídeos e fotos, por exemplo. Não se esqueça também de interagir com o público nas redes sociais.

9. Pós-venda

Depois de atrair os alunos para o seu curso é importante investir no pós-venda, que é uma forma de fidelizar seus clientes. Por meio dessa ação, você mantém o contato com o estudante e obtem feedbacks, que podem ajudar na sua estratégia e a melhorar seus serviços. 

10. Eventos 

Participar de eventos é uma grande oportunidade de expor a marca e atrair estudantes para seu curso. Seu curso de idiomas pode participar de eventos do setor e feiras de profissão, por exemplo. Além disso, investir em eventos internos como festas de confraternização e de datas comemorativas também é uma boa estratégia.

11. Redes sociais 

Estar presente nas redes sociais é um fator muito positivo para uma marca. Ali está uma grande parcela da população que hoje fica conectada quase o dia inteiro. Se você ainda não aderiu ou tem pouca presença nas redes sociais, leve a sua marca para o mundo digital para se tornar cada vez mais conhecido. 

 12. Marketing de conteúdo 

Não basta estar nas redes sociais, é preciso ter bom conteúdo, pois para atrair é necessário ser relevante. O marketing de conteúdo visa o investimento na produção estratégica de conteúdos que atraiam as pessoas. Produza bons conteúdos para suas redes sociais e invista também em conteúdos para o site, como a produção de blogs. 

13. E-mail marketing 

Hoje, uma das estratégias mais utilizadas pelo marketing é o e-mail marketing. O uso desse tipo de ferramenta tem como principal objetivo direcionar conteúdos exclusivos para uma lista de contatos no momento certo. Por meio dele é possível divulgar promoções, novos cursos, e outros tipos de conteúdo que sejam relevantes para o seu público, de forma estratégica. 

Outra estratégia interessante é a newsletter. Entenda por que investir nesse material.  

 14. Descontos e promoções

A realização de promoções, disponibilização de bolsas e descontos pode atrair novos estudantes para a sua escola de línguas e fidelizar aqueles que já fazem parte do seu quadro de alunos. Desenvolva um programa de bolsas que leve em consideração os prós e contras para você. Os descontos devem ser vantajosos tanto para o aluno quanto para a escola. 

15. Atendimento de qualidade 

Mesmo tendo investido em redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo e outras ações, o atendimento sempre vai ser um dos passos mais importantes para retenção e obtenção de novos clientes. Invista na experiência do cliente. Parece básico, mas o atendimento tem uma grande força quando aliado às divulgações dos serviços de uma escola de idiomas. Então, ouça os seus alunos para entender as suas necessidades e procure manter um bom relacionamento com eles e com quem demonstra interesse pela sua escola.  

Investir mais no marketing pode ser o segredo para você alcançar o sucesso com a sua escola de idiomas. Desenvolvemos um material sobre o inbound marketing para ajudar você a começar sua jornada. Baixe grátis o guia de como implantar inbound marketing na sua empresa. 

O UX Design busca compreender as necessidades e expectativas dos usuários, alinhando-as com os objetivos do produto. Essa técnica é feita por meio de um processo ...

O Marketing Boca a Boca é uma estratégia antiga e que continua a todo vapor nos dias de hoje, principalmente por cont...

Com mais de um bilhão de usuários ativos mensais, o Instagram oferece um alcance incrível para conectar-se com seu público-alvo e promover sua marca, produtos ou...