Símbolo de curtida do Facebook com fundo roxo

8 dicas de conteúdos para serem postados no Facebook

Os conteúdos para Facebook são os materiais online que mais fazem sucesso. Afinal de contas, com a popularidade da rede social, é comum nos depararmos com o compartilhamento de várias publicações.

Inclusive, muitas pessoas usam o Facebook para se informar. De acordo com um estudo realizado pela Pew Research Center, cerca de 63% das pessoas usa a rede social como fonte de notícias.

Essa realidade não é muito diferente para as empresas. Tanto que muitos promotores para eventos utilizam o Facebook para divulgar feiras, congressos, apresentações, entre outros, bem como produtos e serviços.

Não é à toa que o marketing para Facebook é uma das principais estratégias de comunicação empresarial dos últimos anos. Até porque, além da popularidade como canal de informação, a rede é a mais usada pela população mundial.

Com mais de 2,32 bilhões de usuários em todo o mundo, o Facebook tem uma forte presença em vários países, sendo que o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking entre as nações que mais usa a plataforma, ficando atrás da Índia e Estados Unidos.

Mas não basta criar uma fanpage e achar que a sua estratégia de marketing está finalizada. 

Ao contrário, o investimento em conteúdo é uma das principais técnicas para converter leads (potenciais clientes) e alcançar reconhecimento no mercado digital.

Por esse motivo, o artigo de hoje vai trazer algumas dicas de conteúdos para serem postados no Facebook. Acompanhe a leitura!

1 - Frases, citações e conteúdo motivacional

Não é de hoje que as pessoas gostam de ler frases de gente famosa. As citações inspiram os usuários e dialogam com o lado pessoal dos leitores, despertando uma série de sentimentos.

Ou seja, você pode criar um banner para academia com frases para não desistir, pois a persistência levará à ótimos resultados.

Além de motivar, esse tipo de conteúdo gera muitos compartilhamentos, já que é uma forma das pessoas também se expressarem para outros usuários.

Vale dizer que há muito conteúdo negativo no Facebook, por isso, investir em frases motivacionais é uma maneira de levantar o astral dos seus seguidores.

2 - O dia a dia do seu negócio

Os usuários querem se conectar com as marcas, não apenas consumir uma propaganda invasiva, como um anúncio promocional de chaveiro automotivo 24 horas. Por isso, é importante gerar essa identificação, mostrando que o seu negócio é formado por pessoas.

Nesse sentido, ao invés do anúncio, o chaveiro pode mostrar mais sobre o dia a dia da empresa, como é o trabalho, gravar um vídeo com a montagem de uma chave, entre outros tipos de conteúdos mais “pessoais”.

Até porque os seguidores têm curiosidade sobre o seu negócio. Portanto, é uma forma de humanizar, mas também instigar os usuários.

3 - Clientes que usaram o seu produto

Esse tipo de publicação gera a prova social para o seu negócio, um dos gatilhos mentais que mais desperta interesse no público.

Afinal de contas, o usuário quer saber qual o resultado real de um polimento cristalizado moto, por exemplo. Por isso, nada melhor do que trazer a foto de um cliente satisfeito com o serviço e que o recomenda para outras pessoas.

Fora isso, todo mundo gosta de ter uns minutinhos de fama. Quando os clientes aparecem no Facebook da empresa, eles se sentem valorizados, o que aumenta as chances de uma nova compra.

Uma dica é incentivar seus consumidores a enviarem fotos, depoimentos e opiniões a respeito dos seus produtos ou serviços. É uma forma simples, mas bastante eficiente, para publicar conteúdos diversificados no Facebook.

4 - Contação de histórias

As pessoas adoram uma boa história. As narrativas sempre estiveram presentes na comunicação humana, como nos contos de fadas ou fábulas escritas para crianças.

Isso porque elas despertam o lado emocional da audiência, gerando uma identificação e proximidade maior com o público. 

No marketing, essa estratégia é conhecida como storytelling, sendo uma poderosa ferramenta para a sua marca.

Sendo assim, no Facebook é possível criar várias histórias, com o compartilhamento de vídeos, artigos ou até mesmo cases interessantes de produtos ou serviços.

Por exemplo, uma auto escola pode narrar uma situação de transferência de cnh para outro município e como esse episódio foi resolvido facilmente.

Recomenda-se que as histórias sejam postadas em formato de vídeo, pois o engajamento é maior no Facebook. Mas isso não impede de criar uma narrativa com textos e imagens.

Caso decida investir no storytelling, aqui vão algumas dicas:

 

  • Inspire-se em casos reais;
  • Tenha um protagonista alinhado com a persona;
  • Crie um enredo interessante;
  • Coloque um clímax na história.

 

É importante mostrar como a sua empresa ajudou no “final feliz” da narrativa. Dessa maneira, os usuários que estiverem passando por um momento semelhante ao do protagonista irão se identificar e refletir sobre adquirir seu produto ou serviço.

5 - Dicas de como usar o seu produto ou serviço

Imagine que um seguidor está procurando mais informações sobre aulas particulares de direção para habilitados, pois ele tem dúvidas do serviço, como o curso é organizado, etc.

Essas informações são muito importantes, já que elas definem se o usuário irá ou não fechar negócio com você, com base no que ele viu sobre o funcionamento das suas aulas.

O mesmo vale para os produtos - as pessoas querem saber a maneira certa de usar determinadas mercadorias, quais as funcionalidades do item e como ele facilita o dia a dia.

Por esse motivo, um conteúdo muito valioso é justamente dar dicas de como usar o produto ou como funciona o serviço.

Além disso, você pode mostrar algumas recomendações para combinar o seu artigo com outras mercadorias. Isso é muito frequente em vestuário, quando a empresa indica um determinado vestido para ser usado com acessórios, sapatos ou bolsas.

6 - Memes

Os memes (imagens ou vídeos para Facebook com tom humorístico) são conteúdos muito poderosos nas redes sociais. 

Além de aumentar o engajamento do público, eles têm um alto potencial para viralização, podendo contribuir com a fama da sua empresa, dependendo do seu segmento de atuação.

No entanto, os memes são muito voláteis, pois eles surgem diariamente e sobrevivem a um período curto de tempo. Desse modo, é essencial ficar atento às tendências.

Assim, ao publicar algo sobre CNH cassada e vencida, vale a pena usar um meme do momento para suavizar a temática e fazer com que seus seguidores possam rir um pouco.

Só cuidado para não usar um meme antigo, porque é como rir de uma piada ultrapassada.

7 - Comemorações de feriados e datas importantes

Os feriados e datas comemorativas são fontes de inspiração para vários tipos de postagens. Tanto é que o Natal e o Ano Novo são famosos por vários conteúdos personalizados.

Para se diferenciar, a dica é adicionar um pouco de pessoalidade à sua publicação. 

Por exemplo, mostrar a decoração natalina da sua oficina funilaria e pintura, gravar um vídeo de uma reunião de amigo secreto na empresa, entre outros.

Além disso, vale a pena focar em datas importantes para o seu nicho de atuação. Uma clínica veterinária, por exemplo, pode usar o “Dia dos Animais” para fazer uma publicação direcionada.

8 - Perguntas e enquetes

As perguntas e enquetes têm um alto poder de engajamento, além de ser uma maneira diferenciada de obter insights sobre as preferências da audiência. 

Afinal de contas, as pessoas adoram responder pesquisas e isso ajuda a resolver uma série de problemas.

A vantagem é que o próprio Facebook conta com ferramentas para a produção de enquetes. Dessa forma, fica muito mais fácil construir uma publicação inovadora, criativa e com bons índices de interatividade.

No caso das perguntas, elas podem ser feitas diretamente na postagem, acompanhadas com uma imagem para chamar a atenção.

Lembre-se de publicar uma frase breve, visto que os textos muito longos tendem a ser ignorados pelos usuários e engolidos por outros conteúdos que aparecem no feed.

A dica é usar sempre algum atrativo visual, já que as imagens, vídeos e ilustrações chamam mais atenção do público do que textos corridos.

Conclusão

O poder do Facebook é conhecido pelas empresas. No entanto, é comum que diversas estratégias de marketing não tragam o resultado esperado - muitas vezes, isso é culpa da falta de planejamento do conteúdo.

Por esse motivo, é necessário ficar de olho nas tendências do mundo virtual, principalmente no que ocorre nas redes sociais, para construir algo relevante e chamativo aos seguidores.

O artigo de hoje procurou trazer algumas dicas de conteúdos com grande impacto no Facebook, sendo uma maneira de aumentar o engajamento na sua fanpage.

Não se esqueça: produza algo pensando no seu público-alvo, seus interesses, vontades e desejos. Essa personalização será a chave para conquistar o sucesso com a sua estratégia de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.