marketing para empresas de transporte

13 ideias de marketing para empresas de transporte

 

Todo dono de empresa tem o desejo de aumentar as vendas, mas para que isso aconteça é necessário realizar uma série de investimentos e o marketing digital pode ser um grande aliado nesse processo. Porém, para quem tem negócios como uma transportadora pode haver a dúvida: será que para o meu segmento o marketing digital funciona? 

As ferramentas e funcionalidades do marketing digital podem ser aplicadas em diversas áreas, de formas variadas e com finalidades distintas. No campo das transportadoras não é diferente! O marketing pode ser uma ferramenta importante na estratégia de impulsionar o seu negócio. 

O setor de transportes têm grande importância no mercado mundial e hoje em dia, com a grande quantidade de e-commerces e dos estabelecimentos que oferecem serviço de delivery, mostram-se ainda mais relevantes. 

Neste texto vamos mostrar para você como pôr em prática estratégias para a sua empresa se destacar entre os concorrentes. Acompanhe a leitura!

Como o marketing pode ajudar sua transportadora?

Mas afinal, como o marketing digital pode ajudar minha empresa de frete? O marketing é uma forma de promover sua marca perante o mercado. Veja algumas formas de como ele pode atuar na sua empresa.

1. Atração de clientes

O marketing digital é uma ótima forma de atrair novos clientes para o seu negócio, uma vez que hoje quase todas as pessoas se encontram na internet, fazem suas pesquisas e tomam as decisões de compra por esse meio. Por isso, ter uma presença online, alinhada com uma boa estratégia ajuda na atração de leads. 

2. Melhora a comunicação com os clientes

Além de atrair o público, as estratégias de marketing digital são uma ótima forma de melhorar seu relacionamento com os clientes. Com os dados que serão coletados você poderá entender melhor as dores do seu público e oferecer soluções mais precisas.

3. Ajuda na reputação

Atualmente, a presença digital é um fator que conta muito para uma marca. Assim, oferecer aos seus clientes bons conteúdos e serviços ajuda a sua empresa a ter uma reputação melhor e ser mais reconhecida no mercado. 

13 ideias de marketing para empresas de transporte

Conheça algumas ações de marketing digital que ajudarão sua empresa a obter destaque frente aos concorrentes.  

1. Tenha metas bem definidas  

O primeiro passo que deve ser tomado é o planejamento, pois é ele que guiará os processos e ajudará a obter resultados. Para que as suas estratégias de marketing cheguem em algum lugar é preciso que sejam definidas metas e objetivos. O que você quer para o seu negócio? Somente aumentar as vendas ou reter os seus clientes? Faça uma lista dos seus principais objetivos para que o marketing seja bem direcionado.

2. Não seja mais do mesmo 

Empresas como as transportadoras precisam tomar muito cuidado para não oferecer apenas os mesmos serviços que as concorrentes. É preciso procurar a fundo os seus diferenciais para mostrar para o seu público que você não é uma simples empresa de entregas, mas tem muito conteúdo relevante para mostrar e um serviço diferente da concorrência. Use o marketing digital para direcioná-lo para o público que realmente se interessa por você.

3. Marketing de conteúdo para B2B 

Transportadoras são empresas que fazem negócios B2B, ou seja, para outras empresas, portanto é preciso gerar conteúdo que atenda esses outros negócios. Para que o seu serviço seja ainda mais requisitado, é preciso demonstrar um bom relacionamento interinstitucional e oferecer boas soluções. Crie ações que atraiam essas empresas e mostre que o seu serviço é de qualidade e confiável.  

4. Esteja presente nas redes sociais 

Um grande desafio é fazer com que as pessoas escolham pelo seu serviço mesmo que ele seja um pouco mais caro que dos seus concorrentes. A ideia é agregar valor aos serviços mostrando para o cliente que além da entrega ele está recebendo um serviço seguro. Mostre isso através das redes sociais, elas são a sua vitrine. A sua presença nelas fará uma grande diferença para o seu negócio.  

5. Anúncios patrocinados 

Ter visibilidade de forma orgânica se torna cada vez mais difícil e os anúncios pagos estão aí para fazer o seu produto ou serviço ser visto. Um bom exemplo, é a publicidade realizada no Google Ads, que ajuda você aparecer com mais frequência nas pesquisas, afinal você está pagando para aparecer. Além disso existem os patrocínios de plataformas como Facebook, Linkedin, Instagram, entre outras.  

6. Invista em estratégias de SEO 

A estratégia de SEO (otimização para mecanismos de buscas), serve para ajudar sua empresa a ser encontrada com mais facilidade pelos mecanismos de buscas. As técnicas podem ser aplicadas em textos, e-mails, imagens, vídeos, tudo para dar destaque a sua empresa. 

7. Tenha um site 

Ter um site é uma das estratégias mais importantes de se adotar. O site é o seu domínio dentro da web. Invista na criação de um site atraente e de fácil navegação, otimizado com as técnicas de SEO. Nesse espaço você irá disponibilizar mais informações sobre sua empresa, seus serviços e oferecerá conteúdos relevantes para seu público. Tenha dentro do seu site um blog e alimente-o com uma produção de conteúdo constante. 

8. Dispare e-mail marketing 

Esse tipo de estratégia normalmente é utilizado para a divulgação de promoções e conteúdos. Se a pessoa passou os dados para receber o seu conteúdo há uma grande chance de o e-mail ser aberto e lido. O e-mail marketing é uma ótima forma de manter contato com os clientes e entregar a eles conteúdos específicos e personalizados.

9. Melhore o seu serviço 

Muitas empresas de frete ainda possuem algum gap em relação à experiência do cliente com seu serviço. É extremamente importante mostrar para o cliente que o seu serviço é confiável e se mostrar disponível. Uma ótima forma de fazer isso é criar mecanismos de monitoramento da jornada do produto do cliente. Dessa forma, você cria uma relação mais próxima da transportadora com o público. Procure também criar um SAQ e um canal onde o cliente possa entrar facilmente em contato quando precisar. Você pode até investir no uso de inteligência artificial

10. Faça parcerias

As parcerias são uma ótima forma de mostrar a credibilidade da sua empresa e dar a ela mais visibilidade. Porém, suas parcerias devem ser estratégicas e condizentes com seus objetivos. Busque fazer parcerias que sejam lucrativas para ambos os lados e que irão trazer resultados positivos para a imagem da empresa. 

11. Mostre seus processos

Você deve investir em formas diferentes de atrair seus leads e de nutrí-los conforme sua etapa no funil de vendas. Como dito anteriormente: não seja mais do mesmo! Contudo, você precisa mostrar tais diferenciais ao público.

Invista em vídeos, longos e curtos, nas mídias sociais mostrando o dia a dia dos processos na sua empresa e o que faz ela ser melhor que as demais. Essa é uma forma de demonstrar ao público a confiabilidade que sua transportadora oferece e porque eles devem contratar seus serviços. 

12. Crie landing pages 

As landing pages também são outra estratégia muito boa, por meio delas você pode oferecer diversos serviços para diferentes públicos. As landings são uma ótima maneira de se relacionar com seus stakeholders e ofertar materiais e ferramentas que possam ser de interesse deles. 

13. Mostre seus cases de sucesso e depoimentos

 Outro forma muito interessante de usar o marketing em prol da sua transportadora é mostrar as qualidades dela por meio dos cases de sucesso. Tenha no seu site um espaço destinado aos cases realizados pela sua empresa, no qual você poderá mostrar o bom serviço que presta, atraindo mais leads a contratá-lo. Coletar e exibir depoimentos de pessoas que já fizeram negócios com sua empresa de entregas e ficaram satisfeitas com o resultado, demonstra credibilidade.

Gostou das dicas? Você pode começar a pôr em prática suas estratégias online agora mesmo. Para ajudar nessa missão, criamos um guia prático de como aplicar Inbound Marketing na sua empresa. Baixe grátis!


Como aplicar e-mail marketing na empresa