Co-marketing

Co-marketing: O que é? Como utilizar no seu negócio

Toda empresa sabe que criar uma estratégia de marketing é sempre um desafio. Para manter o sucesso no mercado é necessário se atualizar e reinventar sempre. Dentre as táticas existentes está o co-marketing, considerado um mito por muitos.

As estratégias envolvem a descoberta de novas soluções e até mesmo, muitas vezes, mudar os conceitos ditados pelo mercado de chave codificada BMW, por exemplo. O público-alvo do concorrente sempre é diferente entre uma empresa e outra.

O que é co-marketing?

O co-marketing é uma prática de marketing compartilhado, realizado entre duas empresas em que existe colaboração com canais de distribuição distintos e às vezes pode incluir participação nos lucros das vendas. 

Normalmente, as empresas possuem o mesmo público-alvo e ambas decidem alinhar seus interesses e esforços para causarem um impacto maior nos clientes de pingadeira de granito, e que sozinhas não conseguiram realizar.

O co-marketing tem como objetivo criar e promover conteúdos relevantes, para que sejam gerados bons resultados para ambas as empresas, minimizando os custos de investimento e promovendo um melhor conhecimento do negócio no mercado.

Como usar o co-marketing? 

Para que essa tática dê resultados é necessário algumas ações, tais como:

  • Escolher um bom parceiro;
  • Planejar e articular as ações com antecedência;
  • Facilitar o trabalho para a empresa parceira;
  • Procurar uma relação onde as duas empresas ganhem.

O reconhecimento no mercado, bem como a redução nos custos do investimento só se concretiza quando se escolhe uma boa empresa parceira e antes de convidá-la é necessário saber se ela possui uma audiência relevante.

É necessário, também, saber se ela tem conhecimento e produz conteúdo de alta qualidade, bem como identificar se ela é vista como referência no mercado em que atua.

A empresa parceira não pode ser concorrente direto de vidro espelhado bronze, mas precisa ter o mesmo público e oferecer um produto ou serviço que seja complementar. Se a parceira não se encaixa nesses requisitos o co-marketing não trará bons frutos.

Interessante ressaltar que o planejamento e as articulações entre as duas empresas precisam ser elaboradas com bastante antecedência, porque são várias as etapas que envolvem o projeto.

Os dois times de marketing dos parceiros precisam encaixar seus horários, afinal, cada uma delas possui suas demandas diárias e prioridades. Uma reunião de alinhamento pode ser providenciada logo no início, por exemplo.

Depois definir o conteúdo de treliça de ferro para telhado, a produção, design e gravação (se for o caso de utilizar vídeos) e dar sequência no planejamento e execução das divulgações em redes sociais e envio de e-mail marketing.

As prioridades são muitas em cada empresa e se o planejamento não for realizado antecipadamente os atrasos que ocorrerem podem afetar nas metas mensais que precisam ser atingidas.

Uma forma de facilitar o trabalho para a empresa parceira é iniciar os trabalhos sozinho, pegando uma parte maior da produção de conteúdo de fotos publicitárias de alimentos e design, como também a edição de vídeo, por exemplo.

É bom pensar também nos itens que podem ajudar o outro como deixar textos prontos para publicação no blog, o template (tema) de e-mail marketing para serem disparados e preparar lista de checagem das formas que serão escolhidas para promover o material.

O co-marketing só será efetivo se as duas partes ganharem nessa parceria. Se não existir ajuda na divulgação do material ou se algo de valor não for oferecido para o parceiro, as chances de frustração para ambas são enormes, prejudicando as ações futuras.

Estratégias de co-marketing para ampliar resultados

O co-marketing faz muito sentido, porque as empresas sempre estão preocupadas com a concorrência e mesmo que o produto complemente ou trabalhe com perfis de clientes diferentes, sempre existe algum nível de intersecção.

Na maioria dos casos, a opção de não fazer nada consiste em uma larga vantagem para o maior concorrente de álcool gel atacado 500ml.

Portanto, quanto mais as empresas parceiras conseguirem aumentar as estratégias para educar o mercado e gerar demanda, maior fica o tamanho dos lucros a serem divididos entre as duas, ampliando os resultados futuros.

O ideal e estratégico é fazer co-marketing com empresas parceiras que tenham ofertas que sejam complementares e que não sejam concorrentes diretos, ainda que os produtos sejam próximos. Pode valer muito a pena, estando juntas o impacto é maior do que separadas.

Quais os benefícios do co-marketing?

A lista destaca alguns deles, para empresas parceiras de clínica obstétrica, tais como:

Construir autoridade

Co-marketing é uma excelente maneira de mostrar a todos que a empresa pertence a um seleto grupo de referência no mercado de clínicas, por exemplo.

Acessar nova audiência

Quando se faz o co-marketing a empresa não só atinge novos potenciais clientes, mas também toda uma base de contatos, e com isso, as parceiras conseguem unir seus melhores esforços, dando um grande salto no alcance do material ofertado.

Economizar custos

O co-marketing divide os custos e esforços de ambas as empresas. Talvez não na mesma proporção, mas é muito melhor fazer em conjunto, obtendo melhores resultados do que tentar algo sozinho.

Trabalhar pela metade

Se de um lado o alcance do público de envasadora lata é maior, por outro o trabalho é cortado pela metade. 

Normalmente, o intuito é fazer a distribuição de forma igualitária, para que nenhuma das duas empresas fique sobrecarregada, mas podem ocorrer exceções.

Fortalecer e reconhecer a marca no mercado

A melhor forma de produzir conteúdo e promovê-lo em qualquer tipo de negócio, assim como ser bem cotado pelo público é por meio do co-marketing.

Desta forma ambas as empresas ganham respeito dos concorrentes e se elas estão unidas o fortalecimento da marca é ainda maior.

O que é produzido quando se faz co-marketing?

Para promover uma marca, existem ao menos 8 possibilidades de ideias que podem ser utilizadas nessa ação que se forem bem aplicadas funcionam realmente nesse sentido, por exemplo:

Posts de blog

É a forma mais simples, mas muito interessante. É possível alternar a publicação de uma série de posts, alternativamente, em dois blogs diferentes, compartilhando essas séries entre eles.

E-books

Materiais desse tipo viralizam na internet e é perfeito para gerar leads, sendo perfeito para quem está caminhando na jornada de compra, porque os conteúdos oferecidos são mais profundos e os e-books também estabelecem credibilidade aos olhos do público.

White papers

Os White Papers são semelhantes aos e-books, apesar de serem mais curtos e específicos, considerados um pouco mais “crus”, porque não se atentam muito a detalhes gráficos, mas também são eficientes para gerar leads.

Webinars

Eles são seminários online muito poderosos também para gerar leads. Isso devido ao fato de que o público sempre tem a oportunidade de se identificar com o palestrante, seja pela voz ou pelas imagens representadas por ele.

E ainda tem a vantagem de ser criado em menos tempo do que escrever um e-book, sendo um modelo interessante para um parceiro em potencial.

Vídeos

A produção de vídeos não pode ser esquecida no co-marketing e podem ser de vários tipos como tutoriais, entrevistas ou análises de produtos, por exemplo.

Depois do vídeo criado pelas duas empresas, ele pode ser postado no próprio canal que cada uma utiliza para a veiculação das informações.

Twitter Chats

É um tipo de painel de discussão, que ocorre ao vivo no Twitter. As empresas até podem ter uma página exclusiva de todos os chats que aconteceram no passado, muito simples.

Eventos

É a forma mais impactante de alavancar uma marca, porém, é um trabalho caro, que pode desencorajar as empresas parceiras.

No co-marketing é muito mais viável, pois em parceria a estrutura oferecida é dobrada e o evento tende a dar muito certo.

Ferramentas

Quando usadas, elas facilitam a vida do público e também ajudam a gerar leads, porque as empresas podem utilizar um modelo de documento ou uma planilha que auxilia as pessoas no dia a dia.

Considerações finais

O co-marketing é a estratégia perfeita de união entre duas empresas para que um produto ou serviço possa ser divulgado de forma mais planejada, podendo gerar tráfego para ambas organizações.

Quando bem aplicado e sendo escolhida uma parceira adequada, de referência no mercado, por exemplo, a possibilidade dessa parceria dar certo é muito grande para qualquer tipo de negócio.

Muitas são as vantagens e seu funcionamento não é tão complicado assim. Se as duas empresas dividirem as tarefas, apoiando-se mutuamente, os lucros tendem a ser bem maiores e ambas saem ganhando.

Apostar e investir no co-marketing é uma das melhores formas de alavancar uma marca, torná-la mais conhecida junto ao público e ser referência no mercado, diante de tantos concorrentes que existem. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.