precisamos compreender melhor o que é identidade visual

Como a identidade visual pode ajudar a criar uma lembrança na mente do cliente?

Para começar, precisamos compreender melhor o que é identidade visual. Resumidamente, este é um termo usado por marcas de automóveis, de conserto de compressor de ar e tantas outras. Engloba elementos como paleta de cores, layout de seu site e logotipo, só para citar alguns. 

Além disso, permite que uma empresa transmita a mensagem certa sobre sua missão, visão e valores, influenciando a percepção do público. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Por que a identidade visual é importante?

Quando bem executado, esse conceito gera a fixar a marca na mente do cliente. Por outro lado, quando há erros ou inconsistência visual, todos poderão ficar inseguros em relação à empresa. O que podemos considerar é que:

Transmite seus pontos positivos

As grandes empresas tratam a identidade visual como uma espécie de personalidade da mesma. Imagine o quanto aquela startup do ramo de compressor de ar industrial se beneficiaria com isso!

Gera afinidade

A identidade visual é capaz de gerar afinidade instantânea com o público. Não importa se está tentando capturar dados e informações ou pretende criar personas, essa é uma maneira para mostrar que todos da equipe entendem as necessidades e anseios dos consumidores.

É prova de relevância cultural

Formas, marcas, estilos e todo o resto são provas de relevância cultural, tanto dentro quanto fora da empresa. Por isso, é correto dizer que a identidade visual tem o poder de fazer essas transições à medida que o mundo ao seu redor muda.

Como a identidade visual pode ajudar a criar uma lembrança na mente do cliente?

Mostrando as diferenças e pontos positivos da sua marca em relação aos concorrentes

Tão fundamental quanto fazer o conserto de portão automático para um condomínio é desempenhar um papel significativo na diferenciação do seu negócio em relação aos outros.

Isso garante exclusividade e permite que sua empresa se fixe na mente dos demais. Foi desta forma que a Coca Cola, a Nike e tantas outras se tornaram gigantes em seus nichos.

Construindo personalidade

Uma pessoa com personalidade se destaca das demais, certo? É a mesma coisa com as marcas. Devemos desenhar a essência da marca para comunicar a mensagem geral e, logo depois, promover os objetivos mais pontuais.

Esse ‘tom’ deve ser definido claramente, para que percebam que trabalha com uma certa faixa etária ou com determinado nicho.

Criando consistência

Ter uma identidade visual sólida permite que gere uma mensagem consistente e constante em tudo aquilo que ‘tocar’, ou seja, desde os materiais e produtos que já existem, até aqueles que ainda lançará. Você terá uma forte estratégia, pois haverá o mesmo estilo e design.

Ajudaria se você se esforçasse para garantir que a mesma fonte fosse usada em todos os materiais preparados. Assim como um diretor de cinema tem sua ‘assinatura’ ao longo da carreira, o impacto visual permanecerá na mente do cliente sempre que ‘colocar os olhos’ em algo semelhante ao seu.

Isso cria confiança, bem como uma marca facilmente reconhecível. Portanto, o público pode identificar seu catálogo por causa da sensação passada na publicidade, no logotipo, nos vídeos e etc.

Criando proximidade e lealdade

Se colocarmos lado a lado duas marcas de embaladora filme pvc, sendo que uma gera proximidade e a outra não. Qual delas venderá mais? Essa é uma pergunta retórica, mas fica claro que a identidade de marca eficiente ajuda a construir uma base fiel a curto e médio prazo.

Ao mesmo tempo, essa influência conecta clientes de produtos e garante um retorno dessas pessoas (o diálogo horizontalizado e a consciência visual de marca são objetivos perfeitos). Desenvolver brindes corporativos para o seu negócio também é uma boa ideia. A fidelidade do cliente ajuda sua empresa a crescer, mesmo com todo tipo de concorrência.

Se você ainda não investiu em identidade visual, agora é a hora. Irá perceber que 2023 proporcionará maiores lucros, retenção de clientes e novas possibilidades de negócio.

Gostou do conteúdo sobre como a identidade visual pode ajudar a criar uma lembrança na mente do cliente? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.