estratégia transmídia

Saiba como criar uma estratégia transmídia e para que ela serve

A forma como se narra é algo que se diferencia quando se fala de estratégias para vender produtos, e há diversas opções, como a estratégia transmídia, por exemplo.

A arte de narrar nunca cai em desuso, sempre alguém, em algum lugar, está contando uma história. 

O desafio de prender a atenção das pessoas quando se conta uma história pode estar relacionado à correria do dia a dia intenso das pessoas ou simplesmente a atração pelo que é próximo ou familiar para quem ouve. 

Como vivemos cercados de novas mídias e convivendo com o aumento das maneiras de consumir informação, as táticas e modelos também precisam se renovar.

Portanto, esses recentes meios de propagar conteúdo abriram uma gama imensa de opções na hora de difundir a mensagem, que hoje é consumida com muito mais dinamismo. 

Sendo assim, ao se falar de transmídia, se está operando com diversas plataformas, entretanto, não apenas isso, é preciso compreender como cada uma delas pode ser útil e enriquecer a mensagem que se quer veicular. 

Mas, para utilizar as especificidades dessas plataformas, é preciso pesquisar, entender detalhadamente o conteúdo que se quer divulgar e como a determinada plataforma pode chegar ao público-alvo da marca.

Contudo, isso tudo não pode ser feito de qualquer jeito, é preciso fazer sentido. As narrativas transmídias ultrapassam o ambiente digital. 

Para usar bem o modelo transmidiático, é necessário inovar, repetir padrões e encaixar conteúdos em ambientes ou formatos que já são tradicionais a eles não surte efeito de novidade.

Transmídia e multimídia não são a mesma coisa 

Para atender as demandas nesse rumo, foi criado o conceito de transmídia. Nesse modelo, uma mensagem ou história é contada por meio de várias mídias, e por utilizar várias mídias, a narrativa transmídia foca na mensagem. 

Um ponto importante aqui é fazermos a diferenciação dos termos transmídia e multimídia. 

Esta última diz respeito às vantagens e desvantagens em aderir essa estratégia para o seu negócio.

Por exemplo, para uma empresa de lavagem de tapetes residenciais, a estratégia transmídia pode ser usada em plataformas como a internet e a televisão ou envolvendo filmes e séries.

A artimanha é aproveitar as chances e levar a mensagem da melhor maneira ao seu público, ofertando uma experiência única e rica de conteúdo em diferentes formas, abrindo espaço para que o cliente possa interagir com a empresa. 

O consumo do conteúdo deixa de ser uma mera ação e se torna uma coparticipação, ou seja, o cliente, consumidor se torna participante, colaborador.

As vantagens de aplicar a estratégia de transmídia no negócio são várias, como:

  • Melhora do relacionamento com o cliente;
  • Destaca o posicionamento no mercado;
  • Promove maior alcance;
  • Compreensão do público-alvo.

Portanto, se a pessoa está em busca de uma aula de baixo slap, que é uma das principais técnicas usadas pelos baixistas no mundo todo.

Sendo assim, conteúdo voltado para um público específico, que são os músicos, ela pode facilmente socializar com outras pessoas desse meio. 

Como criar uma estratégia transmídia?

A estratégia de narrativa transmídia que pode ser montada em cima disso seria exatamente aproveitar fóruns de participação, redes sociais, ambientes compartilhados em que as experiências de quem já participou dessas aulas conte como elas são. 

Além disso, podem ser usados anúncios rápidos em vídeos que instiguem a comparação com grandes nomes da música, algo que gere uma ideia de aproximação do fã com seus ídolos.

Para empreendedores do ramo de adestração de cão de faro uma estratégia transmídia que não falha é a boa e velha utilização da televisão com a figura de algum famoso envolvido na causa animal. 

Isso passa confiança ao público, pois a utilização de uma persona voltada para a causa vai credibilizar o seu serviço, assim, vai demonstrar que a empresa se preocupa com o bem-estar do animal.

Com isso há grandes chances de aumentar a relevância do seu serviço, fazer a utilização das redes sociais sempre é uma boa opção também.

Para aqueles que empreendem no ramo ferramentas específicas, como o compressor schulz 300 litros, a estratégia válida é a partir de chatbots.

Para interagir nesta plataforma, após a criação de um chatbot, a empresa deverá definir uma linguagem que a aproxime dos seus clientes.

Criando assim, uma relação mais intimista e que possibilite um diálogo diurno, pelo menos, para que os clientes possam esclarecer possíveis dúvidas relacionadas ao produto.

Já quem está à procura de restaurante para casamento, não está à procura apenas do local para a realização de um evento, mas sim para a realização de uma experiência única, algo que deve ser memorável.

Portanto, tudo deve ser bem elaborado para não vender apenas um serviço, mas também a realização de um sonho. 

Por isso, a estratégia transmídia válida seria a utilização de todos recursos que as redes sociais podem oferecer, pois nesse quesito o visual explora muito a sensibilidade de quem procura ambientes para esse tipo de evento. 

Assim como a utilização de blog, que contenha uma área específica para colaboração de pessoas que já contrataram esse ambiente.

Isto, a fim de que o contratante possa explorar experiências passadas no mesmo ambiente e possa ter uma visualização do que pode esperar que seja oferecido. 

Diferentemente dos serviços citados acima, a empresa prestadora de serviços terceirizados é um ramo que oferece o serviço de pessoas que devem estar qualificadas para tal.

Sendo assim, vender a ideia de que tem os melhores profissionais nesse ramo de forma responsável e esclarecedora é muito importante. 

A estratégia transmídia para esse serviço é o por meio de redes sociais, site, televisão. É interessante que haja, no próprio blog, um meio de comunicação entre pessoas que já contrataram esse serviço com as que querem contratar.

Para os empresários no ramo de oficina mecânica especializada em suspensão, a abordagem da estratégia transmídia nesse caso deve ser bem elaborada, uma vez que o público voltado para este segmento é bem diversificado. 

A prestação desse serviço deve passar confiança logo de cara, afinal de contas, ninguém entrega seu carro para qualquer profissional. 

Trabalhar estratégias desse segmento voltadas para as redes sociais, propagandas de televisão com base em situações do dia a dia, em que o cliente possa se identificar e, até mesmo, anúncios curtos em vídeos na internet são opções válidas que podem conquistar.

Além é claro, a entrega de um excelente serviço faz com que seus clientes, satisfeitos com o seu trabalho, indiquem o seu serviço para mais e mais pessoas. 

Uma estratégia de transmídia voltada para o setor de autoescola deve mostrar que busca não apenas prestar um serviço para aquisição de conhecimento teórico e prático acerca da formação de condutores, mas que também se preocupa com a segurança.

O cliente precisa de uma plataforma que esclareça suas dúvidas, principalmente, quando os clientes forem “alunos de primeira viagem”, como quando chegam sem informações necessárias para tirar a habilitação de uma categoria específica.

Ou até mesmo em busca da adição de categoria D, sem nem mesmo ter os pré-requisitos para tal, que são ter no mínimo vinte e um anos de idade, estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria B ou no mínimo há um ano na categoria C.

Além de não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 meses. 

Portanto, esclarecer essas questões logo de cara em uma plataforma digital como as redes sociais já poupa muito tempo para o cliente que busca esse serviço.

A contar que propagandas televisivas ou por meio de carro de som, anunciando a prestação de um excelente serviço a um custo-benefício aplicável é uma excelente maneira de conquistar clientes. 

É por meio da narrativa que compartilhamos nossos valores, visões de mundo, crenças, entre outras coisas, por isso, as estratégias de transmídia facilitam as empresas em de contar sua história, estabelecer um contato com o seu público-alvo e gerar engajamento. 

Mas, é necessário que as marcas tenham boas histórias para contar, uma vez que o aspecto da narrativa é que envolverá o público e despertará o desejo de conhecer mais profundamente qualquer proposta.

Por meios diferentes, sejam eles as redes sociais, livros, filmes, televisão, chatbots, blogs e outros que as empresas podem realizar esse processo narrativo de forma eficaz e objetiva sobre as marcas e seus serviços.

Considerações finais 

Portanto, é importante frisar que sua empresa deve estar sempre inserida no universo online, ambiente este que presencia elevado consumo de conteúdo e interação, dentre os mais diversos nichos sociais e em tempo real. 

Sendo assim, sempre que você pretender atingir seu público-alvo, por meio da narrativa transmídia, busque todo e qualquer recurso que possibilite uma experiência de entretenimento único e direcionado.

Assim, será possível atrair o seu nicho com diversas opções de navegação em narrativas distintas e de forma completa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.