A identidade de uma marca é um elemento fundamental para qualquer empresa

Como melhorar a identidade de uma marca utilizando o Marketing Digital

A identidade de uma marca é um elemento fundamental para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento de atuação. Ela trata de um conjunto de elementos visuais que estabelece uma comunicação com os clientes.

Mostra um pouco sobre os produtos, serviços, valores e diferenciais, sendo capaz de despertar sensações e favorecer a compra e a identificação. Quando a identidade visual é bem planejada e construída, traz diversos outros benefícios.

Mais do que isso, ela é responsável por criar uma boa primeira impressão e estimular o consumo por parte das pessoas. As marcas mais famosas do mundo não conseguiriam chegar onde estão se não tivessem trabalhado sua identidade.

Mesmo que elas garantissem os melhores produtos e serviços, ainda assim não seriam capazes de chamar a atenção dos consumidores, tampouco de serem lembradas no momento da compra.

A identidade é algo tão poderoso e vital que pode se tornar sinônimo de determinado produto, como no caso de refrigerantes, esponjas de aço, barbeadores, entre outros produtos que automaticamente remetem a uma marca.

Mas para alcançar esse benefício, é importante saber como ter identidade visual, quais são os benefícios do marketing digital para a marca e os benefícios de ter uma boa identidade visual.

Como ter uma boa identidade visual?

Para ter uma boa identidade visual, é necessário investir em algumas práticas essenciais em sua construção.

Uma delas é compreender a essência da marca e da empresa para que assim seja possível transmitir a missão, visão e valores do negócio.

No caso de uma empresa de tecnologia em que sua essência está relacionada à modernidade e pioneirismo, não se deve usar cores monótonas e que transmitam a sensação de tradicionalismo.

Para encontrar esses aspectos, um fabricante de estante de gesso para sala precisa pensar sua empresa como se ela fosse uma pessoa. Na hora de descrever alguém, existem vários adjetivos que podem classificá-la, como:

  • Criativa;
  • Arrojada;
  • Tradicional;
  • Engajada.

A mesma coisa acontece com uma empresa, e a partir do momento em que o empreendedor consegue identificar essas características, terá mais facilidade para construir a identidade visual.

Outro ponto fundamental é saber quais são as características do público, visto que a identidade precisa estar de acordo com essas pessoas para atraí-las.

Entre os elementos mais importantes dessa avaliação estão idade, faixa de renda, gênero, localização, entre outros. Se uma confecção de roupas é voltada para o público jovem, então precisa adotar uma identidade visual mais descolada.

Por outro lado, um escritório de advocacia precisa assumir um posicionamento mais tradicional, optando por alguma coisa que esteja de acordo com sua área de atuação e com o tipo de público que vai atender.

Também é muito importante observar os concorrentes, mas isso não significa que é permitido copiá-los. Por exemplo, no caso de um fabricante de portão automático branco, o ideal é pesquisar os concorrentes para compreendê-lo um pouco mais.

Pontos fortes e fracos devem ser analisados em suas identidades visuais para que a partir disso seja possível direcionar o que será feito para o negócio, além de aumentar a possibilidade de destacá-lo.

Mas além desses conceitos básicos, é muito importante compreender os benefícios do marketing digital para usar suas estratégias a favor da identidade visual.

Benefícios do marketing digital para a marca

A maneira como as empresas divulgam seu nome, produtos e serviços mudou muito nos últimos anos por conta da internet e da tecnologia, fazendo com que o marketing digital ganhasse uma posição de destaque no planejamento.

Ele traz uma série de benefícios para os negócios, principalmente na hora de promover a identidade visual. Entre eles está o fato de que a organização estará onde os clientes também estão.

Hoje em dia, quando uma pessoa quer comprar ou saber um pouco mais sobre um produto ou serviço, como gnv carro 1.0, ela procura na internet, mesmo que tenha a intenção de comprar na loja física, daí a importância de ser encontrado nesses canais.

O marketing digital também ajuda a estabelecer uma conexão direta com os consumidores, uma possibilidade decorrente de estratégias que não interrompem as pessoas para oferecer um produto ou serviço.

Tudo é feito de maneira segmentada para alcançar exatamente quem tem mais chances de se tornar cliente. Em outras palavras, o investimento é direcionado para uma audiência qualificada e assim os retornos são muito maiores.

A internet é um veículo de comunicação que permite aos consumidores entrarem em contato com as marcas a qualquer hora do dia ou da noite e muitas vezes em tempo real.

Para as organizações, é uma maneira de facilitar o trabalho da equipe de vendas e pós-vendas. Utilizando canais como blogs e redes sociais, uma empresa de controlador de acesso 12x36 consegue interagir diariamente com os clientes.

Só que a preocupação com o público não acaba no momento em que a pessoa faz uma compra, na verdade, as estratégias de marketing digital também servem para fidelizar os compradores e fazer com que voltem mais vezes.

A organização consegue desenvolver estratégias específicas que vão fidelizar seus clientes, como no caso de campanhas de e-mail, promoções para clientes mais antigos e anúncios de remarketing.

Por fim, o marketing digital é muito benéfico porque permite monitoramento dos resultados de maneira detalhada. A marca consegue saber como está o desempenho de suas estratégias, algo que não é possível fazer com o marketing tradicional.

Ao veicular uma propaganda na TV ou no rádio, a empresa não consegue saber exatamente o número de pessoas que tiveram acesso a esse anúncio.

Por outro lado, quando trabalha com marketing digital, uma clínica de cuidador idoso noturno consegue saber quantas pessoas abriram a campanha de e-mail, quantas interagiram com a publicação em uma rede social ou qual foi o desempenho dos anúncios.

Todas essas informações são muito importantes para compreender quais estratégias são mais eficazes e quais não devem fazer parte do planejamento de marketing da empresa.

Benefícios de uma boa identidade visual

Não faltam motivos para investir na identidade visual de um negócio, independentemente de qual seja seu segmento. Alguns dos principais benefícios são:

Atrair o público certo

Se o negócio não tem uma boa identidade visual, desde um restaurante até uma oficina mecânica, deixa de ter personalidade perante o mercado.

Mesmo que o produto ou serviço seja de excelente qualidade, as pessoas não sabem o que esperar e acabam preferindo outra empresa. Até mesmo quem tem potencial para se tornar cliente acaba comprando em outro lugar.

Ajuda a consolidar o posicionamento

Se um fabricante de carpete tabacow possui como diferencial um benefício que agrada os consumidores, então ele precisa conquistar um bom posicionamento na mente do público.

A identidade visual vai ajudar a marcar uma experiência positiva e as pessoas vão se lembrar da empresa toda vez que virem o produto ou ouvirem sobre ele.

É só pensar, por exemplo, nas cores de um restaurante em que os clientes conseguem comer rápido e pagar barato. Qualquer pessoa que estiver com pressa na hora do almoço, vai procurar esse estabelecimento.

Ajuda a fidelizar

Quando uma pessoa vai até um estabelecimento e gosta da sua experiência de compra, provavelmente vai voltar mais vezes, mas se tiver dificuldades para achar o local, é sinal de que a identidade visual não foi bem desenvolvida.

Para um fabricante de cobertura para garagem residencial é primordial planejar bem a identidade visual para que a pessoa possa se lembrar facilmente, voltar a comprar ou indicar o negócio para outras pessoas.

Melhora a experiência de compra

A identidade visual está muito além do logotipo do negócio, passando a fazer parte da maneira como o estabelecimento ou o site de vendas é organizado.

Combinação de cores e outros elementos é fundamental para garantir uma boa experiência, seja de navegação pelas páginas da plataforma ou na hora de efetivar a compra.

Aumenta o reconhecimento

Quando o consumidor começa a comprar sempre com a mesma empresa, independentemente de onde está, sempre vai procurar por ela.

Não importa se ele precisa comprar capacho personalizado ou se precisa abastecer o veículo. Na hora que a necessidade bater, ele vai procurar sua marca de confiança, mas só vai conseguir se lembrar dela por conta de uma boa identidade visual.

Considerações finais

A identidade da marca é um elemento fundamental para que ela possa crescer e se manter competitiva no mercado em que atua. Juntamente com esse elemento estão as estratégias de marketing digital.

Divulgar produtos e serviços pela internet é a principal maneira de fazer isso hoje em dia, portanto os canais e estratégias digitais conseguem espalhar a identidade visual para uma quantidade muito maior de pessoas e aumentam o reconhecimento do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.