Conheça os pilares do Marketing digital: planejar, atrair, converter e fidelizar

O marketing digital é sem dúvidas, uma das áreas mais faladas na atualidade, e não é para menos, é justamente através dele, que as pessoas conseguem vender e realizar a divulgação de sua marca através da internet, de forma totalmente eficiente. 

É cada vez maior, o número de consumidores que estão presentes dentro da web, e procurem suas soluções de forma totalmente digital, isso abre um leque enorme para o crescimento deste segmento, que consegue ajudar tanto áreas mais genéricas como as que vendem artigos para pets, e até mesmo algum nicho muito específico, como alguém que procura por estruturas metálicas.

Mas ao mesmo tempo que o marketing digital pode ajudar e muito qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande, é necessário que as pessoas conheçam sobre esta área, afinal, a concorrência tem sido cada vez maior, e quanto mais você conhece, maior a probabilidade de ter sucesso.

E é exatamente neste ponto, que acabam entrando os quatro pilares do marketing digital: planejar, atrair, converter e fidelizar. Eles são cruciais e se você quer ter sucesso, é obrigatório que conheça cada um deles! 

No texto de hoje, nós vamos abordá-los de forma detalhada para que você compreenda e entenda como funciona cada um, bora conferir mais sobre eles? Então vamos lá!

Planejar

O primeiro pilar do marketing digital é o chamado planejar, como o próprio nome já indica, nele temos justamente o planejamento, que na teoria, não deve ficar concentrada apenas nesta etapa, e sim em todas que virão adiante. 

Essa acaba sendo a base de toda a estratégia de marketing digital, já que antes de executar qualquer ação, divulgar qualquer produto ou falar mais sobre a sua usinagem de precisão, é necessário ter um bom planejamento. 

Conhecer o seu público-alvo, entender a sua empresa, qual o seu tipo de produto, o modelo de negócio, quais serão as suas campanhas, qual o seu objetivo, seus recursos financeiros a serem investidos, e por aí vai. 

O planejamento deve ser completo, intenso e extremamente detalhado, foque principalmente no conhecimento do seu público-alvo, e do perfil ideal do seu consumidor, e faça um estudo geral sobre todas as suas atuações com o marketing digital, quanto melhor construir essa sua base, mais eficiente será a sua estratégia como um todo. 

Atrair

O segundo pilar é o da atração, com um modelo de negócios totalmente montado e principalmente, com seu público-alvo definido, é hora de atrair essas pessoas para conhecerem mais sobre a sua empresa e dar início a execução do marketing digital. 

Aqui você vai começar a colocar a mão na massa, mostrando ao seu público que a sua empresa existe, seus benefícios, diferenciais e fazer com que ela apareça para as pessoas mostrando principalmente como ela pode ajudar os clientes.

Nesta etapa, são definidos alguns fatores que provavelmente foram até debatidos durante o planejamento, como canais de comunicação, estratégia para alcançar o público, objetivos mensuráveis e verba de investimento. 

Seu objetivo é criar um público adequado e começar a adicionar as pessoas dentro do seu funil de vendas, para que você possa se aprofundar um pouco mais nos pilares subsequentes.

Converter

O terceiro pilar é justamente a conversão, a pessoa já conhece e nutre um certo interesse pelo seu armário de aço 2 portas, então o momento agora é de convencê-lo a consumir o produto e finalizar a sua compra. 

Para isso, é necessário começar a produzir conteúdos, iscas digitais e trabalhar principalmente o seu relacionamento com ele, essa é uma etapa que está presente praticamente em todo meio e fundo de funil, sendo um dos pilares mais longos do marketing digital. 

Aqui você deve começar nutrindo esses leads, mostrando sobre a sua empresa, seu produto, suas qualidades, mantendo um contato constante com uma certa frequência, depois de conhecer melhor, é hora de ser mais direto, fazer ofertas e convencê-lo a comprar da sua marca. 

Serão utilizados diferentes canais de comunicação e formas diferentes de alcançar cada pessoa, seu intuito é converter, então seja cauteloso, vá com calma e administre essa relação entre sua marca e seus futuros consumidores, para que no final, eles finalmente possam se tornar seus clientes. 

Fidelizar

O quarto e último pilar é o da fidelização, após efetuar uma compra e transformar um usuário em cliente, é o momento de fidelizá-lo. Muitas empresas acham que, após a conversão, a jornada do consumidor chegou ao fim, quando na verdade ainda temos mais uma etapa crucial para ter sucesso. 

Conquistar um novo cliente custa cerca de 7 vezes mais do que manter um atual, então a fidelização pode trazer resultados muito mais positivos e concretos do que simplesmente recomeçar todo o ciclo, concorda?

Então aqui você vai manter um contato constante com seu consumidor, enviando e-mails, produzindo conteúdos específicos, e até fazendo o envio de ofertas personalizadas de acordo com o seu perfil.

Foque principalmente em fornecer uma experiência premium, e faça com que a compra da sua cantoneira de alumínio seja algo prazeroso para aquele usuário, quanto mais consumidores conseguir fidelizar, mais as suas estratégias rodarão no automático e os seus resultados tendem a crescer exponencialmente. 

O que achou do texto de hoje? Já conhecia os pilares do marketing digital? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.