Custo de Aquisição de Cliente

Custo de Aquisição de Cliente: o que é e como calcular

O que torna o CAC, ou o Custo de Aquisição de Cliente, uma métrica extremamente importante é que ele o ajuda a descobrir a relação entre o dinheiro que você investe e o dinheiro que você ganha ao adquirir clientes.

Isso não apenas em sua estratégia de aquisição de clientes, mas também no desempenho geral de seus negócios.

Consequentemente, isso ajuda você a perceber o quão lucrativo é sua estratégia, e esse é o papel principal desse indicador.

O Custo de Aquisição do Cliente representa qualquer investimento financeiro que é necessário fazer para transformar potenciais clientes (também conhecidos como leads) em verdadeiros clientes. 

Então, praticamente as despesas de CAC também se referem aos salários dos funcionários que participam da aquisição de novos clientes, como profissionais de marketing, vendedores, redatores, administradores de mídias sociais, etc.

Como realizar o cálculo do custo de aquisição do cliente

Para descobrir como calcular o Custo de Aquisição do Cliente e obter um resultado realista, a seguir está o que você deve saber,

É necessário calcular a soma total de seus custos de vendas e marketing e dividi-la pelo número de clientes recém-adquiridos, sendo:

Investimento em Marketing + Investimento em Vendas ÷ número de novos clientes = CAC

Para tornar mais fácil para você perceber quais áreas de custos você deve considerar aqui, há cinco despesas que praticamente todas as empresas lidam nas áreas de vendas e marketing:

  1. Os custos de sua campanha publicitária;
  2. Os custos da tecnologia usada para atração de leads;
  3. Os custos de RH trabalhando na aquisição de clientes;
  4. Os custos de criação de conteúdo promocional;
  5. Os custos de lançamento de sua campanha de marketing.

Sem dúvida, o custo de aquisição do cliente é uma métrica valiosa no longo prazo, é como um grande painel de publicidade em que você consegue visualizar o seu negócio. 

Mas os cálculos periódicos não são a única maneira de estabelecer essa métrica em suas estratégias. 

Além disso, caso deseje ter certeza de que seus relatórios de CAC periódicos mostram uma imagem realista do desempenho de sua estratégia de aquisição, você também pode controlar seus custos de aquisição diariamente.

Portanto, para ter certeza de que está lidando com o cálculo do CAC corretamente, trabalhe nele diariamente, seja em um folheto a3 ou em um aplicativo de organização, monitorando suas despesas de aquisição atuais. 

Embora essa análise diária do Custo de Aquisição de Clientes não seja uma necessidade para todas as empresas, ela pode definitivamente ser uma grande ajuda para monitorar, evitar excessos e fazer ajustes rápidos.

Ao cuidar dessas pequenas peças do quebra-cabeça do CAC no curto prazo, você obtém dados mais precisos e confiáveis ​​para seus cálculos de longo prazo.

Para ser capaz de perceber se seus custos de aquisição fornecem os resultados esperados no longo prazo, além de calculá-los, é necessário compará-los com alguns outros conceitos relevantes. 

Comparar CAC com o LTV é um bom parâmetro

Lifetime Value (LTV), ou valor de vida do cliente, em tradução literal para o português, é uma das métricas essenciais para ajudá-lo a descobrir se seus esforços financeiros estão valendo a pena. 

Esse parâmetro geralmente é calculado para períodos de um a cinco anos, e estima a receita que você pode obter durante seu relacionamento com um cliente.

Para poder calcular o LTV para um determinado período, você deve obter o valor de quatro métricas essenciais para o mesmo período, que são:

  • Frequência de compra (número de compras ÷ número de clientes);
  • Valor médio de compra (receita ÷ número de compras); 
  • Valor do cliente (frequência média x valor médio de compra);
  • Tempo médio de vida do cliente (duração média em anos).

Depois de calculadas, essas métricas podem ser empregadas em uma fórmula simples de LTV. Tudo o que você precisa fazer é multiplicar o valor do cliente pela média de vida do cliente.

Mas, o que isso significa? O valor obtido refere-se à receita esperada de um cliente médio durante seu ciclo de vida com a empresa, ou seja, a jornada do cliente e o relacionamento com a marca.

Como obter um bom CAC

Se você tem uma imobiliária que faz o aluguel de espaço comercial, deve estar procurando uma forma de entender se o seu custo com marketing, seja offline ou online, está tendo bons resultados, considerando a aquisição de clientes. 

Não importa o ramo do seu negócio, qualquer empreendedor ou dono de empresa sabe que eficiência é o nome do jogo, e o CAC, assim como já falamos aqui, é uma das métricas mais interessantes para se avaliar.

Abaixo, listamos algumas das medidas que ajudam a construir um bom CAC. Confira:

1 - Suporte ao cliente pode melhorar engajamento e conversão

Um software de suporte ao cliente consiste em diversas soluções que podem ajudar a aumentar o interesse dos clientes em sua marca e sua probabilidade de conversão. 

Por exemplo, usando chatbots ou uma máquina de automação focada em mensagens e respostas padrão preestabelecidas por Inteligência Artificial. 

Assim, você torna sua marca mais aberta para seus clientes, que se sentem aptos para engajar, tirar as dúvidas e, por fim, comprar o seu produto ou serviço.

2 - Peça feedback e ajuste os erros rapidamente

De visuais do site a novos produtos, não importa que tipo de mudança você deseja introduzir. Certifique-se de testar, primeiramente com seus clientes fiéis. 

Se eles parecerem frustrados ou desinteressados, você definitivamente deve considerar desfazer as alterações, pois é muito provável que sejam desfavoráveis ​​para o seu negócio.

Lembre-se sempre de que o feedback do cliente é responsável pelo sucesso contínuo de um novo negócio, seja você dono de produtoras de eventos em curitiba ou uma empresa de qualquer outro ramo. 

3 - A jornada para conversão deve ser simples

Evite sobrecarregar seus clientes com processos complexos e tempos de carregamento lentos. Isso só levará ao aumento da taxa de rejeição e, certamente, terá um impacto negativo na eficiência dos custos de aquisição de clientes.

É como se uma empresa quisesse impressionar ao fazer uma entrega de jornal via drone, porém, usando um equipamento que estrague no caminho. Não seria melhor uma simples fazer a entrega de jornal com moto? Vale a reflexão nesse exemplo.

4 - Prove que sua marca é confiável

Adicionar depoimentos, classificações e outros tipos de provas que o seu trabalho está dando certo também pode aumentar a eficiência da sua métrica de custo de aquisição. 

É fato que a criação e a colocação de depoimentos exigem pouco ou nenhum esforço financeiro e, ao mesmo tempo, levam a um aumento significativo da receita.

5 - Trabalhe um modo de as pessoas recomendarem seu negócio

Se você estabelecer um ótimo sistema de referência boca a boca ou de compartilhamento nas redes sociais, usando até uma tag personalizada, estará conquistando novos clientes sem realmente aumentar os investimentos financeiros. 

Seus clientes satisfeitos espalharão a palavra sobre sua marca e atrairão mais clientes em potencial para sua empresa. Isso é muito válido para obter um bom CAC. 

6 - Crie conteúdos atrativos

Manter os clientes entretidos pode ser uma ótima forma de atrair clientes por um custo baixo. Um bom texto, um e-book bonito e funcional ou um post de buzz marketing sobre, por exemplo, sua central de monitoramento cftv pode ser uma maneira de atração. 

Dependendo da natureza do seu negócio, você pode atraí-los com diferentes tipos de conteúdo educacional, divertido e inspirador que pode aparecer na forma de podcasts, vídeos, apresentações de slides, etc.

7 - Faça investimentos inteligentes

Se você está disposto a investir nos custos de aquisição de seus clientes, certifique-se de investir nos canais de marketing e vendas comprovados. 

Não desperdice seu tempo e dinheiro tentando reviver seu canal de baixo desempenho, pois isso só pode impactar negativamente o seu CAC.

Considerações finais 

Como você pôde ver, é preciso ter muito cuidado ao calcular o Custo de Aquisição de Cliente, pois seu cálculo e interpretação inadequados podem ter um grande impacto no desempenho de um negócio. 

Portanto, antes de começar a analisar essa métrica em sua estratégia de aquisição de clientes, certifique-se de que você descobriu como calcular o CAC da forma mais precisa possível.

Várias empresas cometem erros logo no início ao apresentar equívocos sobre a inclusão de determinados custos em seus cálculos. Consequentemente, fica difícil descobrir que seu Custo de Aquisição de Cliente é excessivo ou insuficiente. 

Se você deseja fazer as coisas certas desde o início, deve monitorar todas as suas despesas de marketing e vendas relevantes diariamente e, em seguida, usá-las para obter relatórios plausíveis a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.