Descubra qual é a diferença entre publicidade e marketing

Apesar de muito propagadas, os termos publicidade e marketing ainda são considerados iguais e isso não é verdade. Ou seja, assim como as instalação de spda, cada um deles tem suas particularidades.

E foi por isso que resolvemos criar esse texto, ou seja, logo abaixo mostraremos suas definições e, no final, o que os difere. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

O que é marketing?

Marketing é a prática de identificar, prever e atender às necessidades do cliente. Elas tendem a visualizar a melhor forma de atendê-los e, ao mesmo tempo, maximizar a receita. Todos os esforços podem ser voltados para os consumidores ou para outras empresas. São essas escolhas que farão com que o trabalho crie estruturas fortes e concisas para o contratante, assim como o avental de chumbo é forte em procedimentos de radiografia.

Quando o profissional tem experiência no assunto, ele irá verificar determinados fatores como:

  • Orientação: Isso tem a ver com a filosofia empresarial ou cultura corporativa, só para  citar alguns;
  • 4 Cs: Neste item da lista ficamos diante dos quatro Cs, ou seja, cliente, custo, conveniência e comunicação. no fim das contas, a tomada de decisão no Marketing moderno tem a ver com esses elementos;
  • Ambiente: Ao mesmo tempo, precisamos sair de trás de nossa mesa rustica de madeira e ter consciência de que tanto ambientes internos quanto externos podem impactar uma estratégia;
  • Mercado: São as características do cliente referente a um determinado caso ou ação. Faça inúmeras pesquisas e segmente-os, pois só assim conseguirá comercializar e vender aquilo que almeja.

Após saber desses detalhes, é possível avaliar os custos das estratégias de marketing. Essa parte do processo de planejamento é de vital importância, pois temos uma gama diversa para obter esses esforços de marketing.

O que é publicidade?

A publicidade é uma prática comercial muito antiga. Nela, uma empresa paga para colocar sua mensagem em um determinado local (seja em revistas, na internet, em emissoras de TV e rádio e etc.). 

Quando feita de maneira correta, pode aumentar as vendas de uma marca, gerar possibilidades de novos leads e agregar autoridade em sua fala. Lembre-se que, assim como uma usinagem de precisão, esse conceito deve ser refeito de tempos em tempos.

A publicidade estabelece um canal de comunicação unidirecional, onde a empresa transmite as mensagens para o público em geral. Além disso, elas têm total controle sobre os números, retorno sobre investimento e etc. 

Existem inúmeros benefícios de se investir numa campanha publicitária. Dentre os quais, temos:

  • Educar os clientes sobre a natureza dos produtos ou serviços;
  • Convencer os clientes de que os produtos ou serviços são melhores que os da concorrente;
  • Melhorar a percepção do cliente sobre a marca;
  • Gerar necessidade ou desejo;
  • Apresentar novas possibilidades de uso para produtos ou serviços;
  • Divulgar novidades para aqueles que têm interesse na marca;
  • Atrair novos clientes para adquirir produtos ou serviços;
  • Manter a base de clientes existente.

Qual é a diferença entre marketing e publicidade?

A principal diferença entre essas duas práticas de negócios é que a publicidade faz parte do marketing. Uma estratégia de marketing, em muitos casos, pode dedicar recursos à publicidade em vários níveis.

Para compreender um pouco disso, temos que visualizar as distinções entre 3 tipos de formas de fazê-la:

  • Mídia paga: Esse tipo de mídia envolve uma empresa que paga alguém para colocar certos anúncios. Exemplos de mídia paga incluem outdoors, anúncios na mídia convencional e em mecanismos de pesquisa, em mídias sociais e e-mail;
  • Mídia própria: Esse tipo de mídia envolve uma empresa que usa seus próprios canais para colocar comunicações de marketing. Exemplos disso incluem sites e blogs de negócios, contas corporativas e comunicados à imprensa;
  • Mídia conquistada: Esse tipo de mídia envolve comunicações externas sobre uma empresa de terceiros. Exemplos disso incluem resenhas online, artigos de jornais ou revistas, fotos e matérias de mídia social, demonstrações de clientes e etc.

Agora que já sabe a diferença das duas, porque não montar uma estratégia avaliando essas possibilidades e gerando novos números de clientes e pessoas interessadas. O investimento inicial não precisa ser alto e, certamente, terá impacto positivo.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.