Facebook para empresas

6 benefícios do Facebook para a sua empresa

Que as redes sociais se tornaram ferramentas importantes no dia a dia, disso ninguém duvida. O Facebook para empresas é um exemplo bastante prático sobre o quanto a visibilidade de uma marca pode ser positiva quando ela atua na internet. 

Atualmente, é possível dizer que a companhia que não é vista no mundo virtual “não existe”. Afinal, qualquer potencial cliente de um negócio utiliza a internet e os seus meios de busca para encontrar soluções para qualquer uma das suas necessidades. 

Além de acessar o Google e fazer uma pesquisa, outro meio fundamental para encontrar um estabelecimento, seja ele uma empresa de motoboy ou um salão de cabeleireiro, é diretamente nas redes sociais. 

Dessa forma, marcar presença nessas plataformas é de extrema importância para qualquer tipo de negócio, independentemente do nicho em que ele se enquadra. 

O Facebook entra nesse cenário como uma das redes sociais mais importantes do momento. Isso porque, tendo sido lançado em 2004, o número de usuários da plataforma cresceu de maneira exponencial. 

Já em 2016, a quantidade de contas ativas na rede atingiu a marca de 2 bilhões no mundo todo. De acordo com dados da plataforma, só no Brasil existem 120 milhões de usuários cadastrados, mostrando o quanto ela é presente na rotina dos brasileiros. 

Sendo assim, garantir que uma empresa esteja ativa no Facebook por meio da sua página própria é fundamental para que ela possa ser encontrada pelos usuários, o que ajuda na conquista de clientes e no aumento da visibilidade do negócio. 

De fato, utilizar o Facebook pode trazer diferentes benefícios para uma marca. Se você quer entender os motivos, os benefícios e quais resultados isso pode trazer, siga na leitura deste conteúdo e aprofunde os seus conhecimentos sobre este assunto. 

O que é o Facebook?

Quem utiliza a internet constantemente sabe que as redes sociais são plataformas essenciais desse universo, e que cada vez mais pessoas estão dentro delas pelos mais diversos motivos. 

Seja para conversar com os amigos, para ler notícias, para acompanhar suas marcas preferidas ou para conhecer a avaliação de uma creche infantil particular, estar nas redes sociais traz diversas vantagens para a rotina dos seus usuários. 

O Facebook é uma dessas plataformas e, com o número de usuários que possui atualmente, conquistou a preferência de várias pessoas, dadas as suas características e facilidades. 

Quem navega na rede pode aproveitar para:

  • Fazer postagens diariamente;
  • Interagir com outros usuários;
  • Enviar mensagens privadas;
  • Fazer anúncios;
  • Entre outros.

As possibilidades são muitas, e justamente por isso o Facebook se tornou tão popular e importante para os seus usuários. 

No mundo corporativo, a rede também possui a sua relevância. Afinal, é por meio do uso da plataforma como meio de divulgação e de acesso aos usuários que se torna possível conquistar novos clientes e se manter disponível na internet mais facilmente. 

Uma empresa especializada em aluguel de endereço fiscal, por exemplo, pode facilmente promover os seus serviços no Facebook e ser encontrada pelos potenciais consumidores do seu trabalho. 

Com essa alternativa, investir na presença online da marca na rede social é uma maneira válida de potencializar os resultados do negócio de forma prática e digital. 

Por isso, estabelecimentos que ainda não atuam de modo constante no Facebook devem considerar as principais razões para isso e começar o quanto antes a colher as vantagens desse trabalho virtual. 

Por que é importante estar presente no Facebook?

Depois de entender um pouco mais sobre o que o Facebook oferece, é importante saber também por que é necessário estar ativo na plataforma, de maneira que se tornem mais claros os benefícios de estar presente na rede social. 

1. O Facebook é uma rede gratuita

Para que uma empresa de cenografia para eventos possa ganhar visibilidade no mercado, é muito comum que ela tenha que realizar campanhas de publicidade, o que geralmente envolve custos que nem sempre são os mais interessantes. 

No entanto, quando ela decide criar uma página no Facebook, não há a necessidade de pagar por isso, já que a presença e o uso da plataforma são gratuitos, trazendo esta vantagem para quem está começando ou para quem atua no mercado há anos.

2. O Facebook aumenta a visibilidade da marca em escala

As postagens realizadas nas páginas ou perfis dos usuários podem ter um alcance surpreendente, o que quer dizer que a visibilidade de uma marca pode acontecer em escala. 

Além de serem vistas por pessoas em qualquer lugar do Brasil e do mundo, as publicações feitas na plataforma ainda podem ser compartilhadas pelos seguidores de uma página, gerando uma divulgação ainda mais interessante e abrangente. 

3. O Facebook dá acesso a diversas métricas

Uma oficina martelinho de ouro que decide investir na presença dentro do Facebook não fica desamparada em relação aos números envolvendo as suas campanhas de publicidade. 

Isso porque é possível acompanhar de perto diferentes dados que mostram as estatísticas das ações praticadas na rede, que podem ir desde o número de pessoas que viram os anúncios até quantas delas clicaram nas suas postagens. 

Dessa forma, cada etapa de um planejamento de marketing pode ter subsídios para se tornar ainda mais assertiva, gerando os resultados que se espera de modo mais simples e eficaz. 

4. O Facebook se torna um canal de atendimento ao cliente

Ao estar presente no Facebook, um estabelecimento especializado em marmitex para empresa, por exemplo, consegue oferecer mais um canal de atendimento ao cliente, ampliando as suas chances de atrair novos consumidores.

Isso porque as pessoas interessadas em contratar os serviços conseguem entrar em contato via Facebook, tanto por comentários em postagens quanto pelo chat presente na plataforma, possibilitando uma comunicação mais produtiva entre a marca e o cliente. 

5. O Facebook possibilita um trabalho orgânico e patrocinado na rede

Outro ponto importante que deve ser considerado pelos usuários do Facebook são as ferramentas de divulgação da plataforma, que podem ser feitas de modo orgânico e patrocinado. 

Assim, aquelas que desejam se manter presentes sem realizar investimentos financeiros podem ter bons resultados, mantendo as suas postagens na rede de acordo com a sua estratégia. 

Ao mesmo tempo, quem quer promover um serviço de DJ para festa de forma mais rápida e direcionada pode apostar nos anúncios do Facebook, fazendo com que o conteúdo seja visto pelo público-alvo da marca de acordo com a segmentação da ferramenta. 

6. O Facebook permite que a empresa acompanhe a concorrência

Quem é empresário sabe a importância de acompanhar de perto as ações realizadas pelos seus concorrentes, o que ajuda a marca a se manter competitiva e atualizada no mercado. 

Estando presente no Facebook, é possível monitorar de perto o que outras empresas do mesmo segmento estão fazendo para conquistar a atenção do público, de modo que seja possível estar sempre informado e buscando inovações para o seu negócio. 

Esses são apenas alguns dos benefícios que o Facebook pode trazer para uma empresa, mostrando que estar presente e ativo na rede é de suma importância para o crescimento da marca e para a conquista de clientes. 

Os motivos para atuar no Facebook

Há vários motivos que justificam uma atuação constante no Facebook, e que devem ser levados em conta por quem ainda tem dúvidas sobre abrir uma conta na rede e começar um trabalho virtual. Entre eles, é possível mencionar:

  • A presença digital da marca em diferentes plataformas;
  • O aumento de visibilidade da empresa;
  • O crescimento de autoridade;
  • A divulgação ampla na internet;
  • O aumento das vendas.

De fato, são várias as razões pelas quais vale a pena estar presente no Facebook, principalmente porque as diferentes ferramentas de publicidade da rede ajudam a marca a se manter forte no mercado e conquistar novos clientes. 

Dessa forma, seja para vender mais unidades de vinho para presente ou para aumentar a autoridade da empresa na internet, é fundamental estar acessível para o público, de modo que o Facebook é uma plataforma indispensável para qualquer empresa atualmente. 

Os resultados trazidos pelo Facebook

As redes sociais se tornaram muito mais do que sites de entretenimento para os seus usuários. Hoje elas representam uma solução para diferentes necessidades, marcando presença na rotina de inúmeras pessoas e empresas. 

Justamente por isso, quando um estabelecimento decide abrir a sua página e a mantém sempre atualizada na rede, ele pode colher resultados no curto e no longo prazo, trazendo um retorno interessante para o negócio. 

Dessa forma, é possível dizer que a empresa consegue se tornar uma referência no seu segmento, ao mesmo tempo em que se permite ser encontrada por pessoas realmente interessadas nos seus serviços, trazendo um faturamento cada vez mais positivo. 

Ao mesmo tempo se ganha também maior credibilidade, transmitindo a confiança que o público precisa para comprar e se fidelizar ao negócio, fortalecendo a marca e tornando-a mais conhecida no mundo virtual. 

Por isso, se você ainda tinha dúvidas sobre estar presente ou não no Facebook, certamente este conteúdo ajudou a solucioná-las.

Então, não deixe de abrir a página corporativa para a sua empresa o quanto antes, e tenha tranquilidade de desfrutar dos benefícios da rede e de colher bons frutos na plataforma. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.