Flywheel marketing: O que é e sua importância?

Flywheel marketing é uma estratégia que chegou para ficar, e muitos especialistas em marketing acreditam que ele vai substituir o até então usado funil de vendas.

Tanto é que muitos já se perguntam se essa metodologia continua sendo eficiente, diante de todas as evidências em relação à eficácia do Flywheel marketing.

Esse conceito encara as estratégias de marketing e vendas de uma maneira diferente das ações tradicionais, tendo como foco principal a fidelização dos consumidores.

Por conta disso, ao invés de trabalhar com o funil de vendas, possui formato circular para representar um ciclo que não tem fim. Flywheel é uma palavra em inglês que pode ser interpretada como volante de rotação.

Trata-se de uma engrenagem circular que atua como a força de uma máquina, e no caso do marketing, é formado por ações como atração, engajamento e experiência do usuário, focando principalmente neste último.

Para as empresas, é muito bom atrair os clientes, interagir com eles e oferecer uma boa experiência, visto que essa prática ajuda a atrair outros consumidores e criar um ciclo que se repete.

Neste artigo, entenda de que maneira aplicar o flywheel marketing, quais são os seus impactos no Inbound Marketing e os benefícios que traz para as empresas.

Como aplicar o Flywheel Marketing

Para entender como aplicar o flywheel marketing ao negócio, vamos pensar em uma empresa que invista em seu site e blog para gerar novas oportunidades de negócios. Para o sucesso de suas ações, costumam investir em estratégias, como:

  • Definição de persona;
  • Uso das redes sociais;
  • Campanhas Ads;
  • SEO;
  • Automação;
  • Criação de conteúdos.

Todas essas estratégias são importantes, mas, no curto prazo, podem não trazer os resultados que a organização espera. Para trabalhar com elas, uma empresa de limpeza de pedras precisa de curtidas, comentários, gerar leads e assim por diante.

É assim que os impulsos vão se transformar em clientes, e ao passo em que as engrenagens acumulam energia, os resultados são ainda melhores, fazendo com que o trabalho seja mais eficiente.

A partir do momento em que o negócio atinge um grande número de pessoas que se interessam por seus produtos e serviços, vai conseguir usar essa energia dentro do funil de vendas e finalmente conquistar clientes.

Mas para aplicar o flywheel marketing, é necessário trabalhar outros tipos de ações também. São elas:

Investir em longo prazo

Existem algumas opções de marketing digital que fazem as empresas pensarem em mídias imediatistas, como no caso das campanhas Ads. Elas são capazes de gerar visitas rapidamente, mas um resultado completo precisa de muito mais.

Um fabricante de estrutura de alumínio para telhado de vidro deve criar campanhas com links patrocinados de alta performance, fazer remarketing, trabalhar com estratégias de SEO robustas, investir em automação e gerar leads.

A grande questão é que fazer tudo isso demanda tempo e dinheiro, assim sendo, é indispensável saber se planejar e fazer investimentos consistentes por um longo período.

Fazer testes

O marketing não é uma ciência exata, afinal, lidar diretamente com o público consumidor. Cada pessoa tem um perfil e apresenta comportamentos diferentes, o que significa que as marcas são passíveis a erros.

Mas isso pode ser uma oportunidade para experimentar e testar estratégias e canais diferentes. O negócio pode gerar conteúdos relevantes, fazer ações de relacionamento, trabalhar com vídeos no marketing e assim por diante.

É necessário ter um bom planejamento para executar, otimizar e medir resultados, visto que facilita na hora de descobrir o que realmente interessa para o público.

Encontrar impulsos

O flywheel deve estar presente em todas as ações da empresa, fazendo com que o esforço inicial se transforme em energia acumulada para potencializar as estratégias.

Uma clínica de ecocardiograma cachorro deve encarar esse processo como uma rede que vai multiplicar suas ações. Enquanto nutre os contatos, eles vão passar as ideias adiante para outras pessoas.

Em média, cada contato pode ajudar a atrair mais 2, o que significa que 10 clientes impactados vão alcançar outros 20 e assim por diante.

Impactos do Flywheel no Inbound

O flywheel gera muitos impactos no Inbound Marketing, e um deles é o fato de que a estratégia não tem um ponto final. Antes dele, o fim da estratégia era quando o usuário adquire algum produto ou serviço, consumindo assim a conversão.

Agora, o Inbound é um ciclo contínuo que atrai e tenta cativar os clientes que conquistou. Por ser um ciclo contínuo, a estratégia também se preocupa com o pós-compra.

Ela sugere que existe uma interação contínua e efetiva entre a marca e os clientes atuais para que seja possível fidelizá-los e motivar novas compras.

O funil de vendas também ajuda a fidelizar os clientes, mas uma confecção de calça de lycra masculina, ao utilizar o flywheel marketing, vai trabalhar estratégias mais agressivas para tentar reter e encantar os consumidores.

Antes da metodologia, capturar leads era a principal estratégia dentro do Inbound, mas quando o usuário compartilha as informações de contato, fica muito mais fácil alcançá-lo e motivar a venda.

Com base nessa realidade, o flywheel marketing vai mais além, visto que seu maior diferencial é gerar força para girar a roda que possibilita a interação entre a marca e o consumidor.

Mas para que isso seja possível, uma etapa deve garantir suporte para outra, gerando dinâmicas de interação que vão engajar as pessoas e proporcionar uma experiência memorável.

Como resultado, fica mais fácil atrair clientes antigos e conquistar clientes novos, em outras palavras, trabalhar de forma que a clientela aumente constantemente.

Mas para fazer essa força circular, um fabricante de tela de proteção para gatos removível deve priorizar a experiência do usuário, afinal, a força de compra está no cliente.

Benefícios do Flywheel Marketing

Quando a empresa utiliza o funil de vendas tradicional, a experiência do cliente e sua total satisfação acontece no final do funil, tanto no momento da venda quanto no pós-venda, ou seja, quando ele está prestes a se tornar cliente e depois de ser convertido.

Agora, um negócio que trabalhe o Flywheel não vai considerar que a única função do marketing seja exclusivamente fechar negócios, muito pelo contrário, seu foco será criar relacionamentos que vão ajudar a constituir o poder da marca.

Esse é o principal benefício da metodologia, mas quando o gestor é apresentado aos dois conceitos, logo começa a se perguntar qual é a melhor ação para o negócio. No entanto, essa resposta varia muito de um segmento para outro.

Antes de escolher entre funil de vendas e flywheel marketing, um centro clínico veterinário próximo de mim precisa fazer um levantamento sobre seu segmento, os objetivos que tem em mente, dentre outras informações.

Algumas organizações aplicam tanto um quanto outro, fazendo um trabalho misto que ajuda a potencializar ainda mais os resultados.

O funil de vendas é eficiente para captar clientes, visto que ele trata o processo inicial e permite que a organização ofereça conteúdos de qualidade e que vão ajudar as pessoas em diferentes etapas da jornada de compra.

Mas quando o cliente é convertido, não deve ser esquecido ou desprezado pela empresa, muito pelo contrário. Isso acaba por formar um ciclo infinito que beneficia muito as empresas e os consumidores.

Outro benefício do flywheel é que ele oferece para clínicas de veterinários e outras empresas todas as ferramentas necessárias para continuar se relacionando com a pessoa, e fazer com que ela volte a comprar com a marca mais vezes.

Mais do que fazer o cliente voltar para comprar, essa estratégia estimula a indicação e ajuda a empresa a conquistar propaganda boca a boca.

Na hora de conquistar as pessoas, o flywheel marketing usa as redes sociais e outros canais para dar continuidade à interação e à fidelização dos clientes em longo prazo.

Para fazer isso, a corporação deve compartilhar informações, fazer campanhas diversificadas e oferecer conteúdos específicos.

Para que seja possível realizar esse trabalho, uma empresa de pranchas 4 eixos deve se reunir com a equipe de marketing e pensar qual é a melhor técnica para a implementação e de que maneira os métodos serão colocados em prática.

Vou fazer isso, fica muito mais fácil aproveitar todos os benefícios que o flywheel marketing pode trazer para os negócios.

Considerações finais

A relação de consumo mudou muito nos últimos anos e é justamente por isso que quando o cliente compra um produto ou serviço, a marca não deve considerar o fim de seu relacionamento com ele, muito pelo contrário.

O funil de vendas já trabalhava essa premissa, mas com a chegada do flywheel marketing, as estratégias de Inbound Marketing entraram em um ciclo sem fim que melhora continuamente a relação entre a marca e os consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.