Importância do Marketing Boca a Boca na Relação com o Cliente

Importância do marketing boca a boca na relação com o cliente

O Marketing Boca a Boca é uma estratégia antiga e que continua a todo vapor nos dias de hoje, principalmente por conta da internet.

As pessoas conversam o tempo todo, seja no trabalho, em casa, ou até mesmo durante diálogos rápidos ao passar pela portaria do prédio, em um supermercado, entre outras situações do cotidiano.

A própria internet traz vários recursos para que as pessoas consigam se comunicar de forma facilitada, como no caso dos aplicativos de mensagem instantânea. Durante as interações, é muito comum que surjam opiniões sobre vários assuntos.

O marketing boca a boca nada mais é do que a opinião de um consumidor sobre um produto ou serviço e suas experiências com determinada empresa. Isso sempre aconteceu, mas a diferença é que a internet consegue disseminar essas opiniões muito mais rápido.

Ele pode ser usado como uma ferramenta, caso seja bem explorado, podendo até mesmo se tornar um aliado da marca.

Pensando no poder dessa estratégia, este texto vai explicar o conceito de marketing boca a boca, como mostrar confiança para o cliente, as melhores ações para promover esse tipo de marketing e as vantagens de aplicá-lo ao negócio.

O que é marketing boca a boca?

Marketing boca a boca nada mais é do que buzz marketing, uma estratégia que surgiu nos Estados Unidos como uma alternativa para as ações de massa.

De forma direta, em vez de investir em anúncios veiculados nos jornais, TV, rádio e revistas, a mensagem do negócio vai se espalhar de uma pessoa para outra.

Trata-se de uma estratégia muito mais barata e inteligente, que consegue aproveitar a necessidade das pessoas em compartilhar suas opiniões em relação a um produto ou serviço.

Ao investir no boca a boca, uma clínica veterinária consegue atingir o público de maneira mais precisa e espalhar sua mensagem rapidamente.

Como mostrar confiança para o cliente?

A base do marketing boca a boca é a confiança que uma pessoa tem na outra, pois o ser humano confia nas experiências de seu próximo. Por conta disso, quando um indivíduo ouve a opinião de um amigo ou familiar sobre outro produto, acaba sendo influenciado.

Uma pessoa só vai elogiar e recomendar uma marca se realmente confiar nela, e de acordo com um estudo que avaliou os fatores que impactam o sucesso desse tipo de marketing, um dos elementos mais importantes é a familiaridade com a marca.

Isso significa que as pessoas só vão indicar as empresas que conhecem, o que cria mais confiança, tendo em vista que elas não querem compartilhar informações sobre empresas que não consideram confiáveis.

Com base nisso, um fabricante de bermuda jeans deve investir em estratégias de marketing boca a boca para conquistar a confiança dos consumidores.

Melhores estratégias de marketing boca a boca

Para aproveitar todos os benefícios que o marketing boca a boca pode oferecer para a marca, a empresa pode investir nas seguintes estratégias:

Trabalhar o marketing de relacionamento

É primordial criar e manter um relacionamento positivo com os consumidores, investindo em maneiras de oferecer benefícios para aqueles que escolhem o negócio em meio a outros concorrentes.

Para quem está começando agora, isso é muito importante para conseguir se estabelecer no mercado. Assim sendo, clientes valorizados e felizes com a qualidade da solução prestada são mais propensos a ser fidelizados.

Consequentemente, a organização terá mais facilidade para incentivar o compartilhamento espontâneo das experiências dessas pessoas.

Fidelizar o público

Fidelizar o público é encontrar os embaixadores da marca e pessoas que divulgam os produtos e serviços espontaneamente. São consumidores que já utilizam as soluções e que falam sobre elas dentro de seu ciclo de convívio.

É necessário fazer com que elas conversem com um número cada vez maior de potenciais clientes, usando os canais digitais, como as redes sociais e até o site institucional.

Uma empresa de instalação de tela de proteção pode fazer isso ao pedir para que seus clientes compartilhem um conteúdo nas redes sociais em troca de um desconto.

Reproduzir conteúdo viral

O negócio precisa trabalhar para que sua mensagem se espalhe, e a melhor forma de fazer isso é criar alguma coisa que fuja dos anúncios tradicionais.

Uma das formas de fazer isso é por meio dos conteúdos audiovisuais, pois eles conseguem entreter, são facilmente compartilhados nas redes sociais e chamam a atenção dos usuários.

Criar comunidades

Para aumentar ainda mais a visibilidade da empresa e seu poder de alcance, é recomendável criar comunidades onde as pessoas possam trocar interesses em comum.

Nesses canais, os usuários podem conversar sobre os produtos e trocar opiniões que se transformam em feedbacks para melhorar continuamente as soluções.

Por meio de uma comunidade, uma empresa de instalação de som automotivo completo consegue gerar clientes novos, entender o que precisa ser otimizado e tornar a marca mais competitiva.

Oferecer um bom atendimento

A companhia pode perder muito se não souber resolver os problemas dos clientes, tanto é que o atendimento é um dos setores mais importantes dentro de qualquer organização.

As reclamações devem ser vistas pela marca como uma oportunidade de melhorar ainda mais sua imagem, demonstrando para o cliente que ele é precioso para o negócio.

As redes sociais são muito úteis nesse processo porque podem ser usadas como plataformas para atender os clientes de maneira mais ágil e fácil.

Tudo o que a marca precisa fazer é investir em treinamentos, pesquisas de satisfação e outras ferramentas que vão garantir o excelente atendimento para o consumidor e fazê-lo ter certeza de que a empresa foi a melhor escolha.

Gerar burburinho

O principal objetivo do marketing boca a boca é inserir a marca nas conversas dos clientes, por conta disso, toda e qualquer estratégia que incentive esse resultado deve ser colocada em prática.

Uma empresa de locação de som para eventos pode fazer isso por meio de uma promoção especial nas redes sociais, vinculando a contratação dos equipamentos a um benefício online.

Também é interessante criar um blog com conteúdo consistente para o público e que possa se tornar viral em outros canais, como as redes sociais.

Vantagens do marketing boca a boca

Investir no marketing boca a boca traz muitas vantagens para a organização, independentemente do segmento de atuação e dos objetivos do negócios, e entre as que mais se destacam estão:

  • Maior confiabilidade;
  • Aumento da influência;
  • Baixo custo;
  • Crescimento do negócio;
  • Reconhecimento de marca.

Uma delas é o fato de gerar confiabilidade, e isso porque é muito mais fácil para alguém confiar no negócio ao ouvir a opinião positiva de outro cliente.

A opinião de alguém que já comprou é a própria voz da experiência e nada se compara a isso. Por mais que a organização consiga falar de suas soluções com propriedade, o relato de alguém que possui uma experiência com ela é muito mais poderoso.

Um fabricante de mezanino suspenso também deve investir nesse tipo de marketing porque 92% dos consumidores confiam na indicação de amigos e familiares, muito mais do que em qualquer estratégia da companhia.

Mesmo com um resultado surpreendente e muito acima do que é oferecido pelas outras ações, a marca não precisa investir muito dinheiro para implementar a estratégia.

Tudo o que ela precisa fazer é estimular seus clientes a terem uma reação espontânea e fazer indicações naturalmente. Alguns meios de alcançar esse propósito é criar uma política de qualidade rígida e que ofereça sempre o melhor para os consumidores.

Quando uma pessoa indica um fabricante de placa inox personalizada, ajuda a atrair mais clientes para essa empresa, o que representa um aumento nas vendas.

Ter clientes satisfeitos é contar com clientes fidelizados da marca e que vão colaborar com o crescimento exponencial do negócio.

O marketing boca a boca também pode ser unido a uma estratégia de identidade visual para que a marca seja lembrada pelos consumidores.

Suas características precisam ser marcantes para fazer com que as pessoas se lembrem do negócio visualmente, além de demonstrar que os produtos e serviços, assim como o atendimento, possuem qualidade superior.

Qualquer pessoa que vive em si uma experiência positiva com a marca, independentemente do segmento de atuação ou dos canais usados para isso, vai compartilhar esse momento com outras pessoas.

Tudo o que uma loja de papel de parede precisa fazer é criar condições para que os consumidores realmente gostem da experiência vivida e queiram falar sobre ela em seu círculo social.

Considerações finais

O marketing boca a boca é uma estratégia que pode trazer muitas vantagens para a empresa, por essa razão, vale a pena o esforço e o investimento.

A organização deve colocar seus clientes em primeiro lugar, pois isso serve como ponto de partida para incentivar as recomendações.

No mundo dos negócios, nada é mais poderoso do que a opinião de um cliente sobre os produtos e serviços que ele adquire ao longo da vida.

Se a organização souber satisfazê-lo e conquistar sua confiança, sempre será motivo de conversa e vai atrair clientes de maneira natural e espontânea.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.