O que é marketing digital?

Marketing Digital e Marketing Tradicional: Qual é a melhor opção para o meu negócio?

Uma empresa de avental de chumbo precisa tanto do marketing quanto uma loja de roupas, correto? Sim! Mas qual deles escolher: marketing digital ou tradicional? E há diferenças entre os conceitos?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação a isso e por esse motivo criamos este texto onde Responderemos essas e outras perguntas. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que é marketing digital?

Com a explosão de tecnologias digitais, as empresas começaram a experimentar o marketing digital. E isso se tornou tão imprescindível, senão mais, do que os métodos tradicionais como comerciais em rádios e emissoras de TV. 

Muitas empresas já moldam suas estratégias de início de ano revertendo fundos para as redes sociais, por exemplo. Ou seja, se é dono de uma marca de armário de aço 2 portas, não dá para perder tempo e ficar para trás!

O que é marketing tradicional?

O marketing tradicional tem a ver com a chamada ‘mídia off-line’. Exemplos básicos incluem: anúncios em jornais e revistas impressas, outdoors, comerciais em rádio e emissoras de TV e etc.

Ele ganhou força nos anos 1950 e está atrelado a uma enorme popularidade dos aparelhos televisores. Antes disso, as pessoas tinham que ler um jornal para se aproximar das marcas e compreender o que elas vendiam, bem como o que apresentavam em seus catálogos. 

Embora existisse publicidade no rádio, esses anúncios não conseguiam atingir o mesmo tipo de público, ou seja, era uma espécie de balança que precisava ser pesada na hora do investimento. Afinal, nenhuma marca gostaria de investir em uma campanha para botoeira ponte rolante sem ter uma garantia mínima de retorno.

Com a televisão, os anunciantes chegavam a um grande público e, consequentemente, transformavam a maneira como as empresas geravam lucros.

Qual é a melhor opção para o meu negócio?

Se me perguntar qual a melhor opção, dentre esses dois conceitos hoje em dia, eu diria o seguinte: o marketing tradicional teve seu período e ainda há quem invista nele, mas quando a internet chegou, as coisas se alteraram. 

Se as emissoras de TV tiveram popularidade nos anos de 1950, 1960 e assim por diante, a internet gerou novas possibilidades de se alcançar uma audiência mundial sem gastar quantias exorbitantes.

Quando a internet ainda ‘engatinhava’, tínhamos os anúncios em banners. Eles ainda existem e podem ser vistos na parte superior dos sites, por exemplo. Porém, com maior facilidade, eles são incorporados no meio de notícias e em outros conteúdos centrais.

Então vimos um tal de YouTube ganhar bilhões de visualizações e a publicidade crescer os olhos para ele. Resultado? Em troca de acesso gratuito, os usuários assistem a certas propagandas curtas no início do vídeo e, de vez em quando, no meio também. 

Ou seja, abriu-se a possibilidade de setores como os de capotas para lanchas (algo menor num âmbito geral), chegar a novas pessoas. Esses anúncios em vídeo se tornaram ainda mais populares quando o Twitch e outros serviços de transmissão ao vivo explodiram.

Outras possibilidades são: 

  • Email marketing; 
  • Otimização de mecanismos de pesquisa;
  • Marketing de redes sociais e;
  • Muito mais. 

Essa oferta diversa e esse potencial de atingir um público que sai de seu bairro e pode ganhar o mundo, tornou o marketing digital um elemento básico nas estratégias das empresas com visão moderna.

Qual estratégia de marketing é melhor?

Entender que, como proprietário de uma empresa, escolher a estratégia certa é sinônimo de sucesso, é crucial. Com isso, você aproveitará ao máximo seu orçamento. E a verdade é que, tanto o marketing digital quanto o tradicional tenham um lugar nessa ‘prateleira’.

O marketing tradicional ainda oferece muitos benefícios, principalmente para empresas de grande porte e que tem média de idade mais alta ou são menos experientes em tecnologia. Eles responderão melhor quando se conectarem à publicidade na TV.

Já para uma pequena ou média empresa, o marketing digital é bem visto, pois tem um custo menor e, provavelmente, dialogará com os jovens que tenham interesse em adquirir os produtos. A estratégia de marketing certa para você tem muito a ver com o público que deseja alcançar. Pense nisso!

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.