Marketing Digital: Qual a diferença entre as taxas de conversão para mobile e desktop?

Independente de qual for a sua campanha, o seu objetivo vai ser sempre o mesmo: ter uma boa taxa de conversão, seja em relação as suas vendas, captação de novos leads ou até mesmo reconhecimento da marca, a meta sempre vai ser que mais pessoas cliquem no seu anúncio e melhorem a conversão das suas estratégias. 

A alguns anos atrás, a análise da conversão era feita de forma simples, afinal, todas as campanhas eram montadas para computadores, porém com o crescimento dos aparelhos móveis em nosso cotidiano as coisas mudaram por completo, e assim como um compressor de ar industrial capta tudo que está ao seu redor, você também precisa entender as taxas nas diferentes telas. 

De nada adianta fazer uma análise geral, atualmente é necessário segmentar, afinal, 70% dos acessos nos sites são pelo dispositivo mobile, e a tendência é que este número cresça cada vez mais, já que só no Brasil, temos mais celulares do que habitantes, cerca de 242 milhões para 214 milhões de pessoas. 

Só pelos números já é possível imaginar o seu impacto, e no texto de hoje, nós iremos mostrar quais as diferenças entre as taxas de conversão para mobile e desktop e o porquê de analisar elas de maneira separada, bora conferir? Então vamos lá!

Popularização do Mobile

O mobile se tornou um recurso muito comum nos últimos anos, mas mais do que o acesso que ressaltamos acima, a sua popularização também atua de forma direta na relação das compras,de acordo com o SPC, cerca de 74% dos consumidores brasileiros realizam alguma etapa da sua jornada de compra utilizando o celular.

De acordo com a pesquisa, 32% utilizam o celular para procurarem serviços e produtos, 28% para comparar preços e 14% para efetuar pagamentos, enquanto 33% afirma que o smartphone é a principal ferramenta utilizada durante toda a sua jornada de compra. 

Dessa forma podemos ver o quanto o celular é importante em alguma etapa dentro do funil dos consumidores, chegando a ter cerca de 63% de taxa de conversão, um número bem considerável, o que obriga as empresas a olharem para esse tipo de tela de maneira isolada. 

O que muda na taxa de conversão entre o mobile e o desktop?

Como vimos acima, o mobile conquistou sua própria independência e se tornou uma ferramenta importante dentro das taxas de conversão, mas assim como compreendemos que a instalação de spda é essencial quando se trata de para-raios, é necessário compreender o que muda no mobile para o desktop. 

Podemos afirmar que, mesmo com uma boa taxa de conversão e uma relevância extremamente considerável durante toda a jornada de compra, o mobile tende a ter índices menores do que o desktop, e muito disso se deve a aspectos culturais dos próprios consumidores. 

A grande diferença entre eles, é justamente o tipo de público e a forma de acesso das pessoas, o desktop costuma trazer mais segurança, convertendo melhor produtos com ticket médio mais elevados, enquanto o mobile é ideal em compras mais rápidas, então para aproveitar o máximo cada um deles, é preciso dividi-los. 

Porque olhar a taxa de conversão deles de forma isolada?

Se você olhar tudo de uma forma única, você não vai saber de onde estão vindo as suas conversões, e isso faz com que você não consiga direcionar a sua verba, segmentar seu público e nem adaptar suas campanhas para determinadas telas, o público do mobile nem sempre é o mesmo do desktop, e vice-versa. 

Desta forma, é preciso sempre fazer uma avaliação da taxa de conversão de maneira isolada, existem produtos específicos que têm resultados melhores em determinadas telas, mesmo que em suma, o desktop tende a converter mais, mas isso não significa que as pessoas não compram pelo celular. 

Lembra lá em cima quando falamos que os usuários costumam ter alguma parte de sua jornada de compra pelo mobile? Seja uma simples pesquisa sobre descarte de lixo eletrônico que acabou chegando até a sua empresa ou até mesmo uma adição do produto no carrinho?

Então por mais que a conversão final costume ser pelo desktop, o mobile exerce um papel importante durante todas as etapas, e mais do que isso, separá-los da autonomia para ver o que é melhor em cada campanha, qual das telas merece mais investimento, e como manusear essa conversão de maneira inteligente.

Porque o desktop continua tendo uma taxa de conversão maior?

Mesmo com a popularização dos dispositivos móveis, muitas pessoas ainda questionam os motivos que fazem o desktop manter o seus resultados tão positivos, e isso como citamos acima, é um fator cultural. As pessoas tendem a se sentirem mais seguras ao realizar uma transação na frente do seu computador. 

Talvez pelo tamanho da tela, pelo costume de sempre ser assim, ou até mesmo pela própria usabilidade que no desktop, tende a ser muito melhor e mais completa, o que faz com que a taxa de conversão seja mais alta, sendo que em muitos casos, as pessoas só ligam o seu computador justamente para finalizar a compra após realizar todas as outras etapas pelo celular. 

Conclusão

No final das contas, tanto mobile quanto desktop são complementares, é claro que existem as suas diferenças, e por este motivo, é preciso sempre analisá-las de forma isolada, a tendência é que o desktop tenha uma melhor taxa de conversão, mas a análise caso a caso te traz um panorama melhor e até mesmo um maior poder de decisão para manusear sua campanha. 

Fique de olho nessas duas telas, e veja onde sua embaladora filme pvc obtém os melhores resultados, seja criterioso, e não se esqueça que ambas podem agregar e muito para sua campanha de marketing digital. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.