Por que é importante ter um site?

A internet vem servindo como uma excelente ferramenta de divulgação para todos os tipos de empresas. Também é na internet onde está a maior parte do público consumidor. O número de pessoas que fazem compras pela internet com frequência no Brasil é de 68 milhões, segundo levantamento do TIC Domicílios

Com o crescimento deste tipo de consumidor, estão surgindo diversas maneiras de se divulgar um produto ou serviço de forma online. É possível utilizar as redes sociais, email marketing, landing pages, entre outras plataformas. Porém, esta nova realidade não torna o site empresarial algo do passado. Na verdade, a ferramenta está se tornando mais importante do que nunca. O site profissional é o local de onde a empresa une todas as suas informações, facilitando a navegação dos consumidores.

Justamente por oferecerem maior liberdade para criação de páginas e escolha de design, um site empresarial se torna o cartão de visitas do seu negócio, onde você apresentará a sua empresa para os seus futuros clientes, assim como os seus produtos e serviços. Um site gera mais credibilidade para a sua empresa e ajuda os consumidores a conhecer melhor a sua marca.

Diferença entre redes sociais e site empresarial 

Por conta da atual popularização das redes sociais, as empresas costumam começar a sua divulgação através delas, acreditando que terão um resultado excepcional. Porém, ao contrário do que muitos pensam, ter um perfil empresarial em redes sociais não anula a necessidade de se ter um site para o seu negócio. 

As duas ferramentas possuem funções diferentes dentro de uma estratégia de marketing, sendo que uma depende da outra. As redes sociais funcionam como uma vitrine do seu negócio, alcançando os seus clientes e interagindo com eles.

Já o site é semelhante a sua “casa” na internet, onde você conseguirá adaptar as configurações de acordo com as suas necessidades, se comunicando diretamente com os seus clientes. Ali você conseguirá fortalecer a sua relação com o seu público e divulgar com maior liberdade o seu negócio. Com um site você também tem mais controle sobre a mensuração de resultados e coleta de leads.

Investindo apenas nas redes sociais, a sua estratégia de marketing digital fica limitada. A falta de um endereço central com todas as informações da sua empresa fará com que o seu público não o encontre em mecanismos de buscas. 

Imagine a seguinte situação: um cliente em potencial precisa do produto ou serviço que a sua empresa oferece, porém esse cliente não sabe onde encontrá-lo. Assim, a primeira coisa que ele faz é usar um buscador na internet, provavelmente o Google, para saber quais são os fornecedores deste produto ou serviço e decidir quem oferece a melhor solução para a sua necessidade. É neste momento que o seu site profissional irá funcionar na divulgação da sua empresa, gerando maior credibilidade para o seu negócio.

Isso não significa que a sua empresa precisa trocar as redes sociais por um site empresarial. Como já mencionamos, as ferramentas são complementares e o ideal é que a sua empresa possua as duas.

Confira agora as principais vantagens de ter um site para o seu negócio.

Vantagens de ter um site empresarial

Agora que você já sabe como é importante ter um site para o seu negócio, veja abaixo as principais vantagens de investir em uma página da web própria.

1. Melhor apresentação da empresa

Seu site será um espaço para centralizar todas as informações sobre a sua empresa em um só local. Com um site, você poderá expor todos os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa e ajudará o seu cliente a conhecer melhor a sua marca, seus valores e a forma como sua empresa trabalha.

Além disso, o consumidor confia mais em uma empresa com um site bem apresentado e organizado. Em um site ele consegue encontrar todas as informações que precisa sobre a sua empresa, melhorando o seu relacionamento e confiança com o seu negócio. 

É comum as pessoas procurarem pelo do site da empresa antes de fazer o primeiro contato, então o seu site será a primeira impressão que o seu cliente terá de você. 

2. Seu público encontra sua empresa com mais facilidade

Os mecanismos de busca facilitam que um cliente em potencial encontre o seu site organicamente, principalmente se você fizer a aplicação de SEO (Search Engine Optimization) corretamente. 

Atualmente, as pessoas usam os mecanismos de busca para tudo: encontrar algum produto e serviço do qual precisa, tirar dúvidas, encontrar empresas específicas, etc. Esse público tem uma característica vantajosa para as vendas, são pessoas que têm uma necessidade e estão buscando ativamente pela solução, ou seja, estão mais aptas a adquirir o produto ou serviço da sua empresa do que os usuários de redes sociais. 

3. Implementação de lojas virtuais

Para quem está buscando aumentar o seu público alvo, ter uma loja virtual pode ser uma ótima estratégia. Com uma loja virtual você conseguirá vender para todo o país (ou até para fora, se for do seu interesse). Também é possível concorrer diretamente com grandes marcas, colocando o seus produtos lado a lado aos dos concorrentes. 

E não é apenas o público fisicamente distante que você consegue alcançar, também existem as pessoas que fazem compras apenas pela internet graças às facilidades deste tipo de loja.

4. Presença full-time

Outra vantagem de ter um site é a possibilidade de atender os seus clientes 24h por dia. Se o seu site tiver uma boa organização, o seu cliente conseguirá se informar e tirar as suas dúvidas sozinho, apenas navegando pelas páginas do seu site. Além disso, também é possível adicionar um chatbot para responder as questões mais simples, melhorando a comunicação com o seu público.

Cuidados ao criar um site para a sua empresa

Não basta ter um site para conseguir alcançar o seu público com mais facilidade. Como já falamos, o seu site será a primeira impressão que o cliente terá sobre a sua empresa, então cuide bem deste espaço. Listamos abaixo os principais cuidados que você precisará ter ao criar um site para a sua empresa.

1. Faça um planejamento

Antes de criar o seu site, faça um planejamento de quais tipos de página seu site precisará. Terá loja virtual? Um blog? Com essas informações será mais fácil de estruturar o seu blog e de escolher como será sua navegabilidade.

2. Dê atenção ao design

O seu site precisa ser útil e bonito. O seu público confiará mais em sua marca se você tiver um site atraente, sem links suspeitos e imagens que não carregam. Lembre-se que o site é a sua casa na internet, e ela deve estar arrumada para receber as visitas.

3. Otimize o SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que ajudam os sistemas de busca online a encontrar o seu site. Um bom SEO coloca o seu site nas primeiras posições dos mecanismos de busca, aumentando a chance do seu público te encontrar.

3. Tenha um blog

O blog é uma ótima ferramenta para o crescimento de leads orgânicos, ou seja, leads que encontrarão o seu site sem a necessidade de anúncios. Com um blog você pode responder às dúvidas frequentes do seu público e inserir palavras-chaves pesquisadas por ele em seu site. Você também passa mais confiança para o seu cliente, pois mostra que conhece bem o mercado onde sua empresa está inserida. 

4. Integre seu site com as redes sociais

Lembra que falamos sobre a função das redes sociais e como elas complementam o site? Por isso é importante fazer a integração das redes sociais com o site empresarial. Deixe disponível em suas redes sociais o link para o seu site e as utilize para divulgar os conteúdos publicados no seu blog. Assim você consegue mais visitas e os mecanismos de busca começam a perceber o seu site como relevante, aumentando a sua posição nos resultados das pesquisas.

 

Precisa de ajuda para desenvolver o seu site? Entre em contato com a gente