Por que é tão importante investir em Google Ads?

Mesmo as empresas que usam do Inbound Marketing podem precisar de um empurrãozinho para ter os primeiros resultados, enquanto as estratégias de SEO estão caminhando. Ao investir apenas em tráfego orgânico o retorno pode demorar um pouco mais a aparecer, sobretudo se o negócio estiver iniciando. Por isso, separar uma parte da verba para anúncios pode ser um bom complemento para a sua estratégia de sucesso. Você sabe por quê vale tanto a pena investir em Google Ads?

Muito provavelmente, ao fazer uma busca no Google, você já observou que existe um espaço reservado a anúncios logo entre os primeiros resultados da pesquisa. Ou, ao navegar em seus sites favoritos, já foi surpreendido por um banner divulgando o produto que você havia pesquisado mais cedo. Talvez tenha sido até aparecido um anúncio interessante antes de assistir a um vídeo no Youtube.  Essas são algumas das abordagens possíveis quando se usa o Adwords, a plataforma de publicidade do Google.

O surgimento desses links patrocinados não são por acaso. O Google usa um sistema bastante inteligente para selecionar o que deve ser exibido a cada usuário.  Geralmente, esses anúncios vão aparecer no momento exato em que você precisa daquele produto ou serviço, porque você procurou por uma solução para seu problema usando palavras-chave específicas.

É por isso que essa plataforma é considerada tão eficiente entre os profissionais de marketing. Assim como nas estratégias de Inbound Marketing, você se preocupa em considerar quem é sua persona, prepara conteúdos interessantes de acordo com o que ela precisa, para ser entregue no momento certo.

Mas por quê priorizar o Adwords ao invés de outra plataforma? É simples: que site você costuma acessar quando precisa ter alguma informação? O Google é, de longe, o favorito entre os brasileiros. Só no primeiro semestre de 2020, no Brasil, mais de 97% das pesquisas em web foram feitas através desse buscador.

Resta alguma dúvida sobre o potencial de alcance dos anúncios feitos por essa plataforma? Então vamos às outras vantagens.

Como são feitos os anúncios no Google Ads?

O AdWords é a principal fonte de renda da Google, desde que a empresa percebeu o quão vantajoso é mostrar anúncios condizentes com as palavras-chave que os usuários estão buscando. Mas esses links patrocinados não são restritos ao buscador em si, mas também aparecem em sites parceiros.

Ao fazer um anúncio, a equipe de marketing pode escolher exibí-lo nos canais que são mais acessados pelo seu público, sejam websites ou aplicativos. As inserções podem ser em formato de texto, imagem, vídeo, infográfico ou outros.

A personalização no Ads vai ainda mais fundo. Você pode filtrar o alcance dos anúncios segundo o dispositivo, localização geográfica, idade e até o idioma. Também é possível escolher quais serão os dias da semana, horários e frequência de exibição.

Análise de resultados precisos

Ao fazer um anúncio pelo AdWords, a equipe de marketing pode acompanhar de perto os resultados, observando como os usuários estão se comportando em relação ao link patrocinado. Quantas impressões foram geradas, quantos cliques recebidos, quantas conversões de lead aconteceram?

A plataforma também permite acompanhar o histórico de navegação daquele usuário, fazendo o que chamam de remarketing. Quando alguém visita o seu site, mas não se converte em lead ou fecha a compra, novos anúncios aparecem, pois o Google entende de houve ali um interesse pela sua marca.

A métrica desses resultados permite ao anunciante observar quais estratégias deram certo e quais precisam melhorar. Assim, a empresa pode fazer um investimento cada vez mais consciente, aumentando seu Retorno Sobre Investimento (ROI).

Em conjunto com o Google Analytics, sua estratégia pode ser ainda mais eficiente, já que você terá informações valiosas sobre o comportamento dos usuários em seu site: conteúdos mais acessados, tempo de navegação, taxa de rejeição e outras métricas.

Invista o quanto puder

Ao contrário das propagandas de TV e revista, por exemplo, os anúncios digitais cabem em todos os bolsos. Dependendo da palavra-chave que você escolhe e do seu nível de concorrência que existe para ficar bem rankeado com ela, é possível atingir um bom número de pessoa gastando mais ou menos.

Você pode começar investindo pouco, de acordo com o orçamento que a sua empresa dispõe. O valor será gasto por dia, por mês ou por companha. E a cobrança pode ser feita ao receber cliques, após alguma conversão de lead ou a cada mil impressões do anúncio.

Uma boa forma de investir é fazendo testes e observando os resultados, a fim de aumentar a verba gradativamente. Para fazer as melhores escolhas para o seu negócio, o próprio Adwords permite a análise de palavras-chave e sugere o valor que deve ser gasto para ficar bem posicionado no buscador. O ideal é que você estude bastante sobre a plataforma ou consulte alguém para te ajudar a preparar um bom anúncio.

Agora que você já sabe como utilizar o Google Ads em seu planejamento de marketing, entenda como as estratégias de divulgação das marcas mudou com a pandemia.