Revolução digital: O que é? Sua importância?

A revolução digital é o mais importante acontecimento dos últimos anos, e a maior de todas as preocupações dos comerciantes e empreendedores de todos os segmentos do mercado, justamente pela dimensão do seu poder e em virtude do raio do seu alcance.

Assim, esse impacto tecnológico pode e deve ser bem aproveitado pelas pessoas que têm conhecimento dele. 

Até mesmo uma banheira SPA com deck reflete a vastidão que a inovação alcançou, possibilitando não só a sobrevivência, mas também o conforto.

É por este motivo que todos aqueles que possuem capacidade de compreender esse processo fazem questão de aplicá-lo o mais rápido possível em sua empresa, uma vez que a busca pelo prazer e bem estar é muito facilmente instigada nos clientes e consumidores.

Dessa forma, vender necessaires, bolsas, cosméticos, ou mesmo computadores e itens eletrodomésticos no mundo físico não é a mesma coisa que vender na internet.

Além do mais, como será visto no decorrer deste artigo, o novo mundo digital pode possibilitar à sociedade muito mais do que simples facilidades de comprar e vender. É possível simplesmente ter uma vida nova, ou mesmo salvar vidas com tais ferramentas.

Por isso, será abordada a importância e o horizonte de vantagens de todas essas inovações digitais, desde a economia com sacolas até a agilidade das entregas. 

Além disso, será esboçado também algo a respeito das intuições sobre o futuro dessa transformação.

Em que consiste a revolução digital?

A chamada revolução digital, que também é bem conhecida como a terceira das revoluções industriais, diz respeito aos processos relacionados à passagem da evolução tecnológica industrial, que começou entre o final dos anos 1950 e o final dos anos 1970.

 Foi um processo que se deu com o desenvolvimento da eletrônica digital, crescimento do uso de computadores digitais, bem como dos sistemas de automação industrial.

Implicitamente, esse termo também se refere às transformações radicais trazidas pela tecnologia digital e modelos de telecomunicações, que veio a partir da segunda metade do século vinte.

No centro de toda essa inovação está a massiva produção em escala e o uso concentrado dos esquemas lógicos digitais, com outras tecnologias derivadas, incluindo o próprio computador.

Igualmente envolvida em todo o processo está a automação industrial, que faz integração com os sistemas eletrônicos e mecânicos para otimizar a produtividade industrial.

Foram essas mesmas inovações tecnológicas que transformaram as técnicas tradicionais de produção e de negócios em toda a variedade daquilo que se vê hoje.

Qual o grau de importância desta revolução?

Falar em revolução tecnológica é, de certa maneira, refletir sobre todas as revoluções industriais que ocorreram ao longo da história, do surgimento do operariado até a invenção dos sistemas de alarmes.

A primeira, com a criação da máquina a vapor, a segunda com as linhas de montagem a partir da eletricidade e a terceira com o surgimento da informática, que proporcionou a sucessão de uma progressiva automatização.

Já a quarta revolução industrial, esta que as pessoas vivenciam nos dias de hoje, possibilita a construção de empresas e indústrias inteligentes com gestão virtual da produção.

O fato é que o gênero humano sempre fez uso da tecnologia de forma reunir materiais a seu favor, e com esta última revolução tecnológica, é possível ter a melhoria da produtividade, da eficiência dos processos e receber a garantia de mais segurança.

Hoje em dia, é possível ter a certeza da integridade de todo e qualquer funcionário que trabalhe em ambientes perigosos.

Todavia, essas são apenas alguns dos benefícios que refletem a presença da tecnologia na vida de toda a população, e otimizam cada vez mais o seu funcionamento, dos serviços de monitoramento às entregas de fast food.

Pensando por esse lado, é possível refletir também a respeito das revoluções tecnológicas alcançadas a partir da chegada da eletricidade.

No século dezenove, com a segunda transformação proporcionada pela energia elétrica, a manufatura em massa foi posta em prática com o uso de máquinas mais ágeis.

A partir disso, as despesas com a produção foram minimizadas e a competitividade entre as indústrias cresceu significativamente.

Além do mais, graças à eletricidade foi possível o aparecimento de invenções que mudaram o mundo, entre as quais têm-se os semicondutores, que são o pilar de todos os dispositivos eletrônicos, o telefone, a lâmpada, a televisão, o motor elétrico e a internet.

Ao pensar em processos extremamente rápidos, quase instantâneos, que dão possibilidade para a atuação de uma indústria de embalagens de papelão, deve-se chegar no ponto da eletrônica como um novo horizonte para as revoluções tecnológicas.

Para poder falar a respeito disso, é necessário remeter ao século vinte. Com a ascensão tecnológica no segmento da eletrônica, da tecnologia da informação e das modalidades de telecomunicações, vieram diversas outras mudanças.

A partir delas veio, por fim, a terceira revolução industrial, que é marcada significativamente pela informática.

Já com o surgimento da internet e do desenvolvimento de diversos artifícios para a criação dos aparelhos e máquinas que são propícios à rede, surgiu então a quarta revolução industrial, também chamada comumente de indústria 4.0.

Ela engloba um vasto sistema de tecnologias de ponta, como a internet das coisas, a inteligência artificial, a computação em nuvem e a robótica.

Por fim, é possível pensar também no que mudou com toda essa revolução tecnológica, para que seja possível encontrar respostas para questões convenientes no momento.

Como já foi citado, a inovação tecnológica trouxe várias mudanças para o dia a dia dos indivíduos.

Entretanto, quando é necessário se referir à quarta revolução industrial de forma específica, é possível chegar à conclusão de que esse princípio de sistemas inteligentes e integrados é bem mais amplo do que aquilo que se imagina.

É somente por meio dos domínios físicos, digitais e biológicos que a quarta transformação pode se destacar, e por meio disso, apontar uma nova direção para o amanhã. 

Qual o futuro da revolução digital?

O gênero humano vive por meio de ciclos produtivos e organizados desde que se tem conhecimento das relações sociais na história.

Em cada uma das eras do sistema agrícola ao digital, foi possível fornecer base para o aprimoramento das novas tecnologias e dos novos costumes da sociedade das eras que vieram em seguida.

Isso é o mesmo de dizer que todas as revoluções ao redor da história da humanidade são caracterizadas por um grupo de elementos, que com o devido distanciamento histórico, possibilita a avaliação dos impactos e consequências mais íntimas de cada época.

Segundo apontam alguns estudiosos, o mundo está às portas de adentrar na chamada Era Pós-Digital.

Já para a concepção de outros especialistas, a humanidade já está vivendo essa nova revolução, que foi absurdamente acelerada pelos últimos acontecimentos relacionados à saúde mundial e à política internacional.

Quais são as vantagens disso tudo?

Por fim, não se pode falar apenas do passado e da sua influência no presente, da mesma forma como não é certo tratar apenas sobre previsões e especulações em um artigo sobre as inovações da era digital.

Da conexão para mangueira PEAD aos drones, do e-mail à entregas de remédios por aplicativo, são muitas as coisas para desfrutar no novo cenário.

Para que se consiga aproveitar ao máximo esse momento, trazendo as novas tecnologias não apenas para a vida privada, mas para a própria empresa, é necessário estar atento aos benefícios dessa revolução.

Dessa forma, entre as principais vantagens de toda a otimização dos processos digitais, é possível destacar cinco pontos. São eles:

  1. Contato com o mundo inteiro;
  2. Otimização da saúde humana;
  3. Maior valorização da vida;
  4. Avanço da comunicação;
  5. Mais possibilidades de ajudar o próximo.

Vale lembrar que até um elevador residencial simples pode aparecer na lista dos itens que beneficiam a vida humana, desde o advento de todas essas mudanças. Isso porque o principal ponto de todas as vantagens está na centralização dos cuidados ao ser humano.

Com o aumento do contato entre as pessoas pela globalização da comunicação, das técnicas voltadas à saúde e à caridade, nota-se que a revolução digital vem se tornando importante para o desenvolvimento da humanidade.

Considerações finais

Portanto, a otimização dos recursos tecnológicos foi um fenômeno que possibilitou o crescimento de verdadeiros impérios nos setores comerciais, bem como das mídias e sistemas de comunicação.

Mas, abordar o tema das vantagens que essa mudança trouxe ao mundo vai bem mais além de uma conversa sobre dinheiro e negócios.

Com a verdadeira consciência acerca da transformação pela qual o mundo está passando, torna-se possível alcançar novas pessoas e levar um pouco de calor humano a cada uma das vidas que se encontram atrás dos números dos computadores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.