automação de marketing

4 vantagens da Automação de marketing

Que a tecnologia está cada vez mais presente dentro das empresas, e que se tornou indispensável para uma série de processos, disso ninguém duvida. A automação de marketing pode ser considerada um exemplo disso.

Como não poderia deixar de ser, há uma série de ações importantes para as empresas, e que devem ser feitas com o intuito de otimizar os seus processos e facilitar a administração de diferentes tipos de necessidades. 

Tudo isso se deve, em grande medida, ao marketing digital, que trouxe uma possibilidade de alcançar clientes de forma mais simplificada e direta, o que exigiu uma adaptação para se atingir uma imensa quantidade de pessoas mais rapidamente. 

Nesse cenário, surge então a automação de marketing, que visa à realização de um trabalho de grandes proporções que não perca a sua personalização. 

Um exemplo disso pode ser o envio de um e-mail marketing com flyer digital para uma lista de leads. Disparar em massa seria ruim, uma vez que a empresa não teria como tratar cada destinatário de forma individual. Mas, com a automação de marketing, isso é possível. 

Sendo assim, ela se torna uma ferramenta valiosa para que as empresas possam crescer de maneira sustentável, ampliando as suas ações de publicidade e conseguindo obter um retorno muito mais interessante. 

Para que isso possa trazer maiores efeitos a uma companhia, é importante entender o que é a automação de marketing, quais os seus benefícios e como ela pode ser feita. 

Se você se interessa pelo tema e está em busca de soluções para o seu negócio, siga na leitura deste conteúdo e aprofunde os seus conhecimentos sobre esse assunto, que pode fazer toda a diferença dentro das suas estratégias de atuação. 

O que é a automação de marketing?

Quando se pensa em automação de marketing, é preciso vislumbrar um cenário onde uma determinada empresa aposta em recursos que vão ajudar a promover o seu trabalho, de maneira a conseguir obter mais resultados. 

Essa realidade é cada vez mais aprimorada, uma vez que ferramentas e processos não param de surgir, justamente com o intuito de otimizar ações e torná-las mais práticas e eficazes. 

Assim, de maneira geral, é possível definir a automação de marketing como a aplicação da tecnologia para que se possa realizar campanhas com o objetivo de tornar a publicidade de uma marca escalável e eficiente. 

No entanto, apenas aumentar a quantidade de ações não torna o marketing eficaz. Muito pelo contrário: ele pode danificar a imagem de um negócio. 

Por isso, é preciso personalizar, ou seja, uma companhia que presta serviços de avaliação de ativos e passivos deve tratar de maneira personalizada cada um dos seus potenciais clientes e, com isso, ganhar a atenção deles. 

Para exemplificar de maneira mais clara, algumas das principais ações de automação de marketing são:

  • Disparo de e-mail marketing;
  • Uso de chatbots;
  • Agendamento de postagens nas redes sociais;
  • Envio de SMS.

Essas são algumas formas de tornar processos automáticos, sem que haja a necessidade de uma ação manual constante e voltada apenas para essa atividade. 

Em geral, essas práticas se voltam de forma especial para as estratégias de Inbound Marketing, de modo que elas são responsáveis por nutrir os leads de uma empresa por meio da gestão de ações pensadas e direcionadas para o público. 

De qualquer maneira, a automação de marketing ainda é utilizada para gerar esses leads, para que seja possível conduzi-los até o processo de compra. 

Nas etapas seguintes, uma gráfica que já tenha conseguido captar esses leads, alimentá-los e realizar vendas, também poderá aplicar a automação para continuar processos de retenção e fidelização de clientes. 

Com isso, o trabalho continua, seja para fazer recomendações para que eles possam adquirir agora um papel timbrado de empresa, ou para recordar que já está no momento de refazer uma compra e repor o estoque de um determinado material. 

Quais são as vantagens da automação de marketing

Depois de entender o que é a automação de marketing, é fundamental saber quais os benefícios que ela traz, de modo que seja possível aplicá-lo com maior conhecimento e expectativas. 

1. Escalabilidade para a empresa

Escalar uma ação quer dizer que a conquista na quantidade de clientes e no número de vendas deve ocorrer sem que isso implique em mais custos. 

Nesse caso, quando a empresa investe em automação de marketing, ela obtém ferramentas importantes para chegar nesse objetivo, criando uma estrutura adequada para implementar processos automatizados e dinâmicos. 

Para tanto, isso ocorre sem que o negócio precise aumentar a sua equipe de funcionários, por exemplo, o que quer dizer que a companhia poderá gerar mais leads, nutri-los e realizar vendas dentro de um processo automático. 

2. Maior eficiência dentro do funil de vendas

Uma empresa que precisa vender mais unidades de um notebook semi novo sabe que precisa investir em ações assertivas dentro do seu funil de vendas. Isso quer dizer que ela deve aprimorar os seus processos para conquistar resultados. 

A automação de marketing é um meio para isso, uma vez que ela possibilita a utilização do tempo de forma mais eficaz, melhorando o relacionamento desde a captação de leads até a fidelização deles. 

Afinal, as ações são pensadas e disparadas de acordo com o momento certo da jornada de compra de um potencial cliente, e tudo isso sem que seja preciso direcionar um funcionário apenas para essa função. 

Em termos gerais, a automação simplifica e agiliza o trabalho necessário dentro do funil de vendas. 

3. Aumento de produtividade para a empresa

Ao se pensar no processo de conquista de leads e o passo a passo percorrido por eles até o momento da compra, um dos desejos mais sentidos é justamente o de automatizar esse caminhar o máximo possível. 

Isso porque investir em cada ação de maneira isolada, principalmente dentro de uma companhia com uma enorme base de leads, poderia atrasar o processo, tornando o trabalho pouco produtivo. 

Nesse sentido, a automação de marketing se mostra benéfica principalmente no que diz respeito à eficiência da equipe, uma vez que os esforços dela podem ser direcionados para ações que realmente precisam de atenção.

Ou seja, em vez de um determinado funcionário enviar um e-mail falando sobre um desconto na compra de um banner horizontal, que pode ser um disparo de mensagem automatizada, ele pode se voltar para atividades mais personalizadas.

4. Redução de falhas

O trabalho humano nunca esteve livre de erros. Não à toa, é cada vez mais comum encontrar companhias que investem na construção dos seus maquinários com o intuito de diminuir os prejuízos decorrentes da falha humana.

O mesmo pode ser visto dentro das ações de marketing de uma empresa. De fato, elas também não estão livres de erros, de modo que uma campanha pode ser prejudicada diante de um equívoco. 

A automação de marketing tem como um dos seus principais benefícios prevenir esse tipo de problema, uma vez que um e-mail pode ser esquecido ou uma postagem pode ter sido deixada para trás ao depender da ação humana. 

No processo de publicidade de uma empresa de cabeamento furukawa, é preciso que o envio de uma mensagem para a base de leads contemple a quantidade de pessoas idealizadas, para que os resultados previstos possam ser alcançados. 

Caso contrário, os números das campanhas podem ficar abaixo do esperado, o que significa que um objetivo não será atingido. 

Vale lembrar que a tecnologia não está blindada em relação às falhas, mas as chances de elas acontecerem são muito menores dentro da automação de marketing. 

Além disso, é sempre importante acompanhar de perto as ferramentas utilizadas, para que se possa ter a certeza que uma campanha de venda de cartão de visita esteticista, por exemplo, foi disparada corretamente. 

Essas são apenas algumas das vantagens que a automação de marketing pode trazer para uma companhia, o que justifica a implementação desse recurso para que se possa obter maior eficiência interna em qualquer tipo de negócio. 

Como a automação de marketing deve ser feita?

A implementação da automação de marketing deve ser feita em etapas, de forma que seja possível conquistar o sucesso esperado dentro do investimento nesse tipo de recurso. 

Entre as fases principais estão:

  • Montagem do planejamento;
  • Qualificação da base de contatos;
  • Produção de conteúdos;
  • Implementação da ferramenta de automação;
  • Configuração das ações e períodos da ferramenta;
  • Geração e gestão de leads;
  • Avaliação e adaptação.

Ao seguir as etapas mencionadas, uma imobiliária que queira conquistar melhores resultados nas suas locações de sala comercial pequena, por exemplo, consegue potencializar grande parte dos seus processos. 

Isso porque ela automatiza grande parte deles, conseguindo obter resultados muito mais assertivos e produtivos do que em períodos anteriores a esse investimento. 

A automação de marketing é um método que amplia os retornos obtidos e faz com que eles se tornem muito mais eficazes. Por isso, não deixe de aproveitar os benefícios dessa ação e garanta o sucesso esperado para o seu negócio. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Que a tecnologia está cada vez mais presente dentro das empresas, e que se tornou indispensável para uma série de processos, disso ninguém duvida. A automação de marketing pode ser considerada um exemplo disso.

Como não poderia deixar de ser, há uma série de ações importantes para as empresas, e que devem ser feitas com o intuito de otimizar os seus processos e facilitar a administração de diferentes tipos de necessidades. 

Tudo isso se deve, em grande medida, ao marketing digital, que trouxe uma possibilidade de alcançar clientes de forma mais simplificada e direta, o que exigiu uma adaptação para se atingir uma imensa quantidade de pessoas mais rapidamente. 

Nesse cenário, surge então a automação de marketing, que visa à realização de um trabalho de grandes proporções que não perca a sua personalização. 

Um exemplo disso pode ser o envio de um e-mail marketing com flyer digital para uma lista de leads. Disparar em massa seria ruim, uma vez que a empresa não teria como tratar cada destinatário de forma individual. Mas, com a automação de marketing, isso é possível. 

Sendo assim, ela se torna uma ferramenta valiosa para que as empresas possam crescer de maneira sustentável, ampliando as suas ações de publicidade e conseguindo obter um retorno muito mais interessante. 

Para que isso possa trazer maiores efeitos a uma companhia, é importante entender o que é a automação de marketing, quais os seus benefícios e como ela pode ser feita. 

Se você se interessa pelo tema e está em busca de soluções para o seu negócio, siga na leitura deste conteúdo e aprofunde os seus conhecimentos sobre esse assunto, que pode fazer toda a diferença dentro das suas estratégias de atuação. 

O que é a automação de marketing?

Quando se pensa em automação de marketing, é preciso vislumbrar um cenário onde uma determinada empresa aposta em recursos que vão ajudar a promover o seu trabalho, de maneira a conseguir obter mais resultados. 

Essa realidade é cada vez mais aprimorada, uma vez que ferramentas e processos não param de surgir, justamente com o intuito de otimizar ações e torná-las mais práticas e eficazes. 

Assim, de maneira geral, é possível definir a automação de marketing como a aplicação da tecnologia para que se possa realizar campanhas com o objetivo de tornar a publicidade de uma marca escalável e eficiente. 

No entanto, apenas aumentar a quantidade de ações não torna o marketing eficaz. Muito pelo contrário: ele pode danificar a imagem de um negócio. 

Por isso, é preciso personalizar, ou seja, uma companhia que presta serviços de avaliação de ativos e passivos deve tratar de maneira personalizada cada um dos seus potenciais clientes e, com isso, ganhar a atenção deles. 

Para exemplificar de maneira mais clara, algumas das principais ações de automação de marketing são:

  • Disparo de e-mail marketing;
  • Uso de chatbots;
  • Agendamento de postagens nas redes sociais;
  • Envio de SMS.

Essas são algumas formas de tornar processos automáticos, sem que haja a necessidade de uma ação manual constante e voltada apenas para essa atividade. 

Em geral, essas práticas se voltam de forma especial para as estratégias de Inbound Marketing, de modo que elas são responsáveis por nutrir os leads de uma empresa por meio da gestão de ações pensadas e direcionadas para o público. 

De qualquer maneira, a automação de marketing ainda é utilizada para gerar esses leads, para que seja possível conduzi-los até o processo de compra. 

Nas etapas seguintes, uma gráfica que já tenha conseguido captar esses leads, alimentá-los e realizar vendas, também poderá aplicar a automação para continuar processos de retenção e fidelização de clientes. 

Com isso, o trabalho continua, seja para fazer recomendações para que eles possam adquirir agora um papel timbrado de empresa, ou para recordar que já está no momento de refazer uma compra e repor o estoque de um determinado material. 

Quais são as vantagens da automação de marketing

Depois de entender o que é a automação de marketing, é fundamental saber quais os benefícios que ela traz, de modo que seja possível aplicá-lo com maior conhecimento e expectativas. 

1. Escalabilidade para a empresa

Escalar uma ação quer dizer que a conquista na quantidade de clientes e no número de vendas deve ocorrer sem que isso implique em mais custos. 

Nesse caso, quando a empresa investe em automação de marketing, ela obtém ferramentas importantes para chegar nesse objetivo, criando uma estrutura adequada para implementar processos automatizados e dinâmicos. 

Para tanto, isso ocorre sem que o negócio precise aumentar a sua equipe de funcionários, por exemplo, o que quer dizer que a companhia poderá gerar mais leads, nutri-los e realizar vendas dentro de um processo automático. 

2. Maior eficiência dentro do funil de vendas

Uma empresa que precisa vender mais unidades de um notebook semi novo sabe que precisa investir em ações assertivas dentro do seu funil de vendas. Isso quer dizer que ela deve aprimorar os seus processos para conquistar resultados. 

A automação de marketing é um meio para isso, uma vez que ela possibilita a utilização do tempo de forma mais eficaz, melhorando o relacionamento desde a captação de leads até a fidelização deles. 

Afinal, as ações são pensadas e disparadas de acordo com o momento certo da jornada de compra de um potencial cliente, e tudo isso sem que seja preciso direcionar um funcionário apenas para essa função. 

Em termos gerais, a automação simplifica e agiliza o trabalho necessário dentro do funil de vendas. 

3. Aumento de produtividade para a empresa

Ao se pensar no processo de conquista de leads e o passo a passo percorrido por eles até o momento da compra, um dos desejos mais sentidos é justamente o de automatizar esse caminhar o máximo possível. 

Isso porque investir em cada ação de maneira isolada, principalmente dentro de uma companhia com uma enorme base de leads, poderia atrasar o processo, tornando o trabalho pouco produtivo. 

Nesse sentido, a automação de marketing se mostra benéfica principalmente no que diz respeito à eficiência da equipe, uma vez que os esforços dela podem ser direcionados para ações que realmente precisam de atenção.

Ou seja, em vez de um determinado funcionário enviar um e-mail falando sobre um desconto na compra de um banner horizontal, que pode ser um disparo de mensagem automatizada, ele pode se voltar para atividades mais personalizadas.

4. Redução de falhas

O trabalho humano nunca esteve livre de erros. Não à toa, é cada vez mais comum encontrar companhias que investem na construção dos seus maquinários com o intuito de diminuir os prejuízos decorrentes da falha humana.

O mesmo pode ser visto dentro das ações de marketing de uma empresa. De fato, elas também não estão livres de erros, de modo que uma campanha pode ser prejudicada diante de um equívoco. 

A automação de marketing tem como um dos seus principais benefícios prevenir esse tipo de problema, uma vez que um e-mail pode ser esquecido ou uma postagem pode ter sido deixada para trás ao depender da ação humana. 

No processo de publicidade de uma empresa de cabeamento furukawa, é preciso que o envio de uma mensagem para a base de leads contemple a quantidade de pessoas idealizadas, para que os resultados previstos possam ser alcançados. 

Caso contrário, os números das campanhas podem ficar abaixo do esperado, o que significa que um objetivo não será atingido. 

Vale lembrar que a tecnologia não está blindada em relação às falhas, mas as chances de elas acontecerem são muito menores dentro da automação de marketing. 

Além disso, é sempre importante acompanhar de perto as ferramentas utilizadas, para que se possa ter a certeza que uma campanha de venda de cartão de visita esteticista, por exemplo, foi disparada corretamente. 

Essas são apenas algumas das vantagens que a automação de marketing pode trazer para uma companhia, o que justifica a implementação desse recurso para que se possa obter maior eficiência interna em qualquer tipo de negócio. 

Como a automação de marketing deve ser feita?

A implementação da automação de marketing deve ser feita em etapas, de forma que seja possível conquistar o sucesso esperado dentro do investimento nesse tipo de recurso. 

Entre as fases principais estão:

  • Montagem do planejamento;
  • Qualificação da base de contatos;
  • Produção de conteúdos;
  • Implementação da ferramenta de automação;
  • Configuração das ações e períodos da ferramenta;
  • Geração e gestão de leads;
  • Avaliação e adaptação.

Ao seguir as etapas mencionadas, uma imobiliária que queira conquistar melhores resultados nas suas locações de sala comercial pequena, por exemplo, consegue potencializar grande parte dos seus processos. 

Isso porque ela automatiza grande parte deles, conseguindo obter resultados muito mais assertivos e produtivos do que em períodos anteriores a esse investimento. 

A automação de marketing é um método que amplia os retornos obtidos e faz com que eles se tornem muito mais eficazes. Por isso, não deixe de aproveitar os benefícios dessa ação e garanta o sucesso esperado para o seu negócio. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.