copywriting

Você sabe o que é copywriting?

Copywriting é uma estratégia focada na produção de textos e com o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação, como cadastrar-se para receber um material ou até mesmo comprar a solução.

Essa tática é cada vez mais utilizada por empresas dos mais variados setores e já faz parte do planejamento de marketing vendas desses negócios, podendo ser aplicado tanto nos canais digitais quanto nos canais offline.

Essa produção de texto procura convencer o leitor a realizar uma ação, que pode ser comprar um produto ou se cadastrar para receber uma newsletter, ebook, dentre outros materiais do tipo.

As organizações precisam se perguntar se realmente são capazes de convencer o público, por meio das palavras. Dentro de uma relação de compra e venda, é necessário fazer com que o consumidor se encante pela marca.

Na internet, esse processo costuma acontecer dentro dos blogs, onde os conteúdos vão mostrar para o leitor tudo o que ele precisa fazer e as ações que deve colocar em prática. Mas, para isso, é necessário ser convincente.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar o conceito e o objetivo de copywriting, listar alguns exemplos e falar um pouco sobre a importância dessa estratégia.

Entenda o conceito de copywriting

Copywriting é uma estratégia que tem como objetivo convencer o leitor a realizar uma ação. Esta definição clara e objetiva mostra suficientemente bem o que é essa prática e qual é o seu propósito.

Essa estratégia surgiu em 1828, permanecendo entre jornalistas e impressores, que a partir de 1870, começaram a definir esta prática como uma ação voltada para a escrita de anúncios e diferenciam essa atividade da escrita de notícias.

A partir do século XX, empresas dos mais variados setores, como uma de limpeza predial externa, começaram a contar com os redatores publicitários, um trabalho que passou por várias mudanças até evoluir para o que temos hoje.

Só que dentro do marketing digital, o copywriting passou por mudanças bruscas e se distanciou quase que totalmente da publicidade.

Ele se diferencia porque traz consigo uma chamada para ação bem forte, ao passo que a redação publicitária é um anúncio de venda.

Para entender melhor o seu conceito, o copywriting é adequado para as estratégias de inbound marketing, onde a venda passa por um processo persuasivo, enquanto isso, a escrita publicitária nada mais é do que um instrumento para vendas diretas.

Embora existam essas diferenças, não é correto afirmar que elas são completamente distintas, uma vez que o copywriting surgiu da redação publicitária. São escritas complementares e suas abordagens se misturam.

Exemplos de copywriting para o seu negócio

Para inspirar a sua marca, vamos conhecer alguns exemplos de copywriting que fizeram um sucesso. Dentre eles estão:

Nike

A Nike é uma empresa conhecida no mundo inteiro por conta de sua ligação com diferentes modalidades do esporte, mas não é voltada apenas para esse público.

Onde seus maiores exemplos de copywriting foi unido a outra estratégia, conhecida como storytelling e que despertou a afeição do público, criando publicações referentes à Maneka.

Embora não tenha uma chamada para ação explícita, voltou sua ação para conteúdos humanizados e que viralizaram.

Se um fabricante de persiana romana sala, quiser investir nessa prática, precisa conhecer bem o seu público e compreender o tipo de conteúdo que agrada essas pessoas.

Apple

A estratégia de copywriting da Apple foi capaz de convencer os clientes a realizarem uma compra. Lembrando que a autoridade dessa marca colaborou com o processo, mas essa prática sempre fez parte do planejamento da empresa, antes de se tornar famosa.

A companhia sempre acreditou em seu produto, e além de oferecer qualidade, conseguiu conquistar a propaganda boca a boca. Ela investe em descrições rápidas de seus produtos, mas capazes de destacar todas as suas qualidades.

Nubank

A Nubank é uma startup brasileira que surgiu em 2013, mas conquistou espaço no Brasil e está expandindo suas atividades para o resto do mundo.

Hoje em dia, atende pessoas físicas e jurídicas, como uma empresa de viga de ferro armado, e abre mão de toda a burocracia e as altas taxas de juros comuns em outros bancos brasileiros.

Esse banco digital facilitou a vida de muitas pessoas e possibilitou a independência financeira de seus clientes. O copywriting está presente em muitas de suas ações, sempre por meio de uma linguagem descontraída e próxima do público.

A companhia consegue comprovar suas qualidades, gerar identificação com os clientes e mostrar que é possível ter uma conta em banco sem as complicações tradicionais.

Netflix

A Netflix investe muito em copywriting, sempre utilizando uma linguagem simples e objetiva. Com isso, tornou-se mundialmente conhecida pela distribuição de filmes e séries, por um valor acessível.

Em sua estratégia, a empresa descreve quais são os serviços oferecidos, o fato de o usuário poder assistir quando e onde quiser, cancelar quando quiser e ainda tem a possibilidade de experimentar por 30 dias gratuitamente.

Foi com isso que ela criou pontos de identificação com os consumidores, e o que mais chamou a atenção do público foi a ausência de burocracia.

Muitas empresas querem facilitar as vidas de seus clientes, como no caso de uma clínica especializada em coito programado com menopur e ovidrel.

Além disso, a Netflix investe na aprovação social em suas publicações quando fala de séries e filmes, o que chama a atenção da audiência.

Importância do copywriting para os negócios

E investir em estratégias que aumentam a aproximação com o público é sempre muito importante, principalmente se o material é capaz de convencer as pessoas a realizar uma ação, como no caso dos conteúdos criados por meio do copywriting.

Essa prática pode fazer parte de qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou segmento, sendo importante por trazer várias vantagens, como:

  • Qualidade do material;
  • Bom posicionamento;
  • Aumento das conversões;
  • Proximidade com o público;
  • Baixo custo;
  • Evita desperdícios;
  • Melhora outras estratégias;
  • Facilita a jornada de compras.

A escrita utilizada nos materiais de um fabricante de telha termoacústica pintada, por meio do copywriting precisa ser de boa qualidade. Tudo precisa ser bem elaborado e evitar erros de português, caso contrário, pode prejudicar a imagem da marca.

Mas, o copywriting é capaz de garantir conteúdos de excelente qualidade e sem erros, consequentemente, o posicionamento da empresa será muito melhor nos resultados de pesquisa.

Aliás, essa técnica valoriza muito as estratégias de otimização de páginas (SEO), fazendo com que o site ou blog permaneça entre as primeiras posições nos sites de busca. Assim, a organização alcança mais notoriedade.

Se a companhia passa a ser mais vista pelas pessoas na internet, como no caso de uma empresa de remoção de entulho ensacado, é natural que as conversões sejam maiores.

Um copy que desperta o interesse do cliente é aquele que mostra as soluções, atrai os leitores e consegue convertê-los em potenciais clientes.

Como resultado, a companhia consegue se aproximar mais do público e cria conteúdos voltados especificamente para seus interesses e necessidades. Ao longo do tempo, eles se tornam defensores da marca.

O copywriting também é uma estratégia financeiramente acessível, pois torna a empresa mais independente de mídia paga.

Tudo o que um fabricante de bateria heliar 70 amperes precisa fazer é reservar um tempo para construir seu público de maneira orgânica.

Uma campanha tradicional acaba gerando muito desperdício, pois é necessário pagar muito caro para atingir o público e nem sempre as pessoas certas serão impactadas.

Por outro lado, o copywriting oferece conteúdo relevante e faz com que os clientes em potencial encontrem o seu negócio com mais facilidade.

Outra vantagem que merece destaque é o fato de que o copywriting promove conteúdos relevantes e ajuda a organização a obter retornos mais positivos de outros recursos utilizados por ela.

É uma forma de alimentar o diálogo e ainda fazer um bom trabalho para preparar a abordagem de vendas, tendo em vista que o cliente vai se relacionar com a empresa antes de comprar qualquer coisa com ela.

Consequentemente, um fabricante de tachão sinalizador consegue melhorar a jornada de compras, pois sempre saberá em qual etapa seus leads se encontram.

Considerações finais

Sendo assim, uma das coisas mais importantes para o consumidor moderno é poder se comunicar com as empresas. As pessoas não estão preocupadas apenas com o preço e a qualidade do produto ou serviço, na verdade, desejam ter uma boa experiência.

Várias estratégias podem ser utilizadas ao longo do caminho, e uma delas é o copywriting, que além de estabelecer uma comunicação valiosa com a audiência, é capaz de estimular os usuários a realizarem determinada ação.

Investir nessa prática é fundamental para qualquer negócio que queira conversar com as pessoas, mostrar seu valor para elas e convencê-las a seguir um caminho mais fácil para os negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.