como calcular o LTV

O que é e como calcular o LTV?

Por meio do Lifetime Value (LTV) fica fácil chegar a um resultado que mostre o quanto um cliente participa financeiramente dentro de uma empresa.

Dessa forma, chegando a conclusões relacionadas às mais diferentes áreas de atuação, bem como soluções.

Esse cálculo nada mais é do que a representação do valor de um cliente dentro do negócio, ou seja, aquele ticket que representa toda a sua participação no negócio.

Entender isso dentro de uma empresa de jardinagem e paisagismo não se torna apenas algo relevante para uma área de finanças, mas também para entender de modo mais completo alguns eventuais problemas, muitas vezes rapidamente apontados pelo LTV.

Por exemplo, a partir desse encontro fica fácil compreender alguns pontos relacionados à qualidade do serviço, ao custo que ele tem no mercado e a oportunidade de compra.

No texto a seguir vamos explicar um pouco mais sobre o LTV, trazendo mais informações relacionadas à sua importância, seu cálculo e também alguns benefícios.

O que é o LTV?

A partir do cálculo da métrica Lifetime Value (LTV) uma empresa de qualquer ramo, como o caso de uma loja de lavagem de tapetes residenciais consegue encontrar o valor que um cliente representa em todo o momento dentro do negócio, até o fim do relacionamento.

Em outras palavras, esse é o preço que 1 (um) cliente vale, neste sentido, sendo útil para determinar uma média dentro da companhia, determinando o valor de tantos outros.

Por exemplo, diferente do que muitas companhias acreditam, o cliente, mesmo saindo da empresa, agrega um significado em todo o momento de sua participação, podendo evidenciar problemas e trazer soluções relacionadas às estratégias de venda.

É o caso de um negócio de quadro de comando eletrico, que entende a partir da média de LTV dos seus clientes que os valores dos serviços acabam não cobrindo as despesas dentro de um período de um ano, o que pode influenciar mudanças importantes.

Além disso, o Lifetime Value, que também representa um valor de vida útil do cliente no negócio, pode apontar para a resolução de metas, visando maiores ganhos financeiros.

É importante saber que esse não é o ticket médio, ou seja, o valor médio que um cliente gasta dentro de uma compra, mas sim um cálculo que abrange produtos e serviços, tempo, e número de pagamentos feitos dentro de um determinado tempo de análise.

Saiba como calculá-lo

Sem um cálculo bem determinado pode parecer mais difícil entender de fato sobre o que se trata o LTV. 

Por isso, vamos entender a seguir de que maneira encontrá-lo até mesmo em uma empresa de sistema de combate a incêndio.

O LTV pode ser calculado a partir da multiplicação de três principais valores: o ticket médio, que é relacionado ao valor médio gasto dentro da empresa até o momento em que ele sai, o número de compras feitas e o período de tempo que ele ficou no local.

Sobre o tempo, por exemplo, é importante considerar que ele só é válido dentro da multiplicação a partir de anos, dessa forma, desconsiderando os meses.

Por exemplo, digamos que dentro de um negócio de plastificação de documentos uma pessoa faça compras médias de 100, pelo menos 5 vezes ao longo de 3 anos.

Dessa forma, podemos entender que LTV: 100x5x3= R$ 1500.

A partir desse valor é possível saber que um único cliente representa um LTV, mas que dentro de um cálculo médio esse valor pode vir a aumentar ou diminuir.

Tendo em vista que ainda serão considerados outros consumidores em uma métrica específica.

É importante considerar ainda que esse número representa uma análise feita em relação a dados que a própria empresa, e que nem sempre vão mostrar algo negativo ou positivo.

Portanto, a métrica trabalha mostrando apenas um valor que deve ser utilizado para análises dentro de períodos específicos.

Por exemplo, como dentro de um ano de trabalho em uma empresa de paquímetro digital profissional, a ser comparado com o anterior ou com o seguinte.

Quais os benefícios do LTV em uma empresa?

Encontrar o valor médio de um cliente dentro de uma empresa nada mais do que a porta de entrada para encontrar entendimentos sobre diferentes situações, que podem envolver desde um problema até mesmo uma atualização que ficou pendente.

No texto a seguir vamos entender um pouco mais sobre isso, destacando tópicos que podem ser necessários para o desenvolvimento da sua empresa de óleo hidráulico 68

Qualidade do serviço ou produto

A qualidade de um produto ou serviço oferecido pela sua empresa pode ser tornar um ponto de análise após o encontro do LTV, justamente por ele entender a quantidade de compras feitas por um cliente dentro de um determinado período de tempo.

Por exemplo, se muitos clientes costumam abandonar a empresa após uma compra, ou até mesmo dentro de meses, isso significa que algo pode estar errado com a venda.

Por isso, é importante começar a entender de que forma aquilo que é ofertado pela sua empresa está tendo uma utilidade para aquele cliente ou não, começando pela análise da funcionalidade e até mesmo dentro do processo de soluções propostas. 

Valor do serviço ou produto

O valor também é um ponto importante, tendo em vista que muitos consumidores podem largar o seu negócio pelos preços altos. 

Isso influencia bastante na procura recorrente da empresa, principalmente em razão de alguns momentos econômicos.

Essa também é uma avaliação a ser feita a partir do encontro do LTV dentro do negócio, permitindo uma atualização de preços que consiga trazer alguma lucratividade.

Para isso, comece a entender a métrica e também saber por qual lado seu negócio deve seguir, procurando ainda envolver profissionais da área nessa nova determinação.

Oportunidades criadas pela empresa

Em muitos dos casos de desistências de clientes, e até mesmo períodos longos sem compras existe por trás uma falta de oportunidades de negócios feitos para clientes, envolvendo algumas das principais formas de fidelização existentes, como:

  • Descontos;
  • Preços especiais;
  • Cartão fidelidade;
  • Ganhe 1 leve 2.

Acima citamos algumas das tantas possibilidades que podem ser utilizadas para influenciar um consumidor a comprar com sua empresa mais vezes ou continuadamente.

Para uma empresa de guarda móveis essa pode ser a chance de elaborar uma estratégia que aumente as vendas dentro de períodos com menor procura ou incentive um negócio de telefonia a aumentar o tempo de permanência de clientes com contratos.

Perfil da concorrência

Uma das principais análises que envolvem a determinação do LTV é justamente a verificação sobre a empresa em relação à concorrência, algo que pode englobar os serviços, a qualidade deles, os preços, o relacionamento com o cliente, dentre outros.

Ainda que seja difícil determinar os valores do LTV dos clientes de um outro negócio, é possível encontrar pontos que podem servir como comparativos dentro do mercado.

O ideal é que as equipes responsáveis pelas pesquisas de mercado consigam determinar alguns entendimentos sobre concorrentes diretos, principalmente, por meio de entrevistas com clientes, dessa forma, trazendo ao negócio informações influentes.

Determinação de investimentos

As soluções trazidas a partir do encontro do LTV não são apenas de problemas presentes da empresa, mas também podem ter relação com as escolhas futuras, como o caso dos investimentos feitos pela corporação nas mais diferentes áreas.

Por exemplo, no setor de marketing o LTV pode ter uma grande influência, determinando valores a serem gastos que não ultrapassem uma média de valor de vida do cliente.

Outros pontos também são válidos, como compras para estoque, contratação de pessoal e até mesmo obras que venham a ser feitas com a empresa. 

Quando se tem o valor que um cliente representa, fica mais fácil entender quanto se pode gastar ou não. 

Melhoria no relacionamento

O relacionamento com o cliente pode ter um impacto gigantesco nas escolhas dele em continuar comprando, seja em relação à quantidade de compras ou até mesmo o período em que elas acontecem, sendo de fato uma questão relevante no todo.

Neste sentido, o ideal é entender, nos casos de períodos e compras baixas, aquilo que faz com que o cliente saia da empresa e não siga com produtos e serviços.

Quase sempre isto está relacionado ao relacionamento, seja em relação ao tratamento como um envolvimento natural, que influencia na satisfação e na volta do cliente.

Considerações finais 

Portanto, a partir da determinação do LTV, que resume o tempo de vida útil de um cliente dentro de um negócio, é possível que as equipes de uma empresa possam ter em mãos soluções e entendimentos sobre problemas dentro do negócio.

Isso agrega não apenas uma importância à métrica, mas também determina uma forte análise a ser feita, evitando comparações que fujam de um contexto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.