e-mail marketing

Email marketing: atraia e fidelize clientes

A principal importância do e-mail marketing está na distribuição de conteúdo de valor para clientes em etapas específicas da jornada de compra. Isso significa que o lead é nutrido de forma personalizada para avançar no funil de vendas.

No entanto, esta não é a única vantagem do e-mail marketing. Afinal de contas, essa é uma estratégia que permite se reconectar com clientes inativos, comemorar datas especiais, estreitar o relacionamento com os clientes ativos, reconquistar ex-clientes e divulgar eventos, materiais e ofertas. Por estes motivos, o e-mail marketing é muito importante para o sucesso do inbound marketing.

Saiba o que é e como implantar uma estratégia de Inbound Marketing para aumentar a geração de leads da sua empresa. Baixe grátis o guia.

 

Nutrição de leads 

É importante destacar que o e-mail marketing é uma estratégia que será colocada em prática apenas com os leads que você já captou. Para aumentar a sua base de leads, é necessário trabalhar estratégias de atração, através das redes sociais e do blog, e de captação, como landing pages.

Criar conteúdo para e-mail marketing deve ser uma ação consequente da geração de leads. Além de ser educado sobre o seu problema e as possíveis soluções, o lead ainda descobre que a sua empresa entende do assunto e é autoridade no que faz.

E tudo isso de maneira personalizada, já que o Inbound Marketing permite acompanhar o comportamento do potencial cliente e entender suas necessidades, entregando conteúdos de acordo. Desta forma, a experiência do lead com a marca se torna mais interessante e marcante.

Quando você entrega ao potencial cliente o que ele precisa no momento certo, a chance dele interagir com a marca é muito maior. Logo, há mais chance de sucesso na estratégia.

 

Fidelização no atendimento ao cliente

Chamamos atenção também para a fidelização no atendimento ao cliente. O cliente que já concluiu a compra pode se beneficiar com o recebimento de conteúdos de pós-venda por e-mail. Seja pesquisa de satisfação ou conteúdos e ofertas relacionadas com a sua compra, por exemplo.

Ademais, enviar os conteúdos produzidos para os clientes que continuam ativos mostra que a sua empresa se mantém atualizada e interessada em manter um relacionamento. Isso reforça a competência da sua marca, que se mostra preocupada em satisfazer o cliente. Com isso, você coloca seu cliente no caminho certo para a renovação do contrato ou recompra.

 

Tipos de e-mail marketing

Newsletter

Esse costuma ser o primeiro e-mail marketing com o qual as empresas começam a trabalhar. A newsletter entrega conteúdos periodicamente e pode ser criada para os consumidores da sua marca ou para os próprios funcionários. Além de ser altamente informativa, a newsletter ainda tem o poder de mostrar quem é a sua empresa e como ela se comunica.

Promocional

Sabe aqueles e-mails que você recebe com ofertas de produtos de lojas de departamento, por exemplo? Todos fazem parte do e-mail marketing promocional. Esse tipo de e-mail não traz necessariamente um desconto, mas divulga um material, um produto, um serviço ou um evento. 

Sazonal

Este tipo de e-mail marketing é enviado em datas comemorativas específicas. O e-mail sazonal mostra para o cliente que ele é lembrado e serve para fortalecer a marca e estreitar o relacionamento entre a empresa e os consumidores. 

Transacional

Se você já se esqueceu de alguma senha ou comprou alguma coisa pela internet, você já recebeu um e-mail transacional. Ele serve para realizar transações ou para confirmar ações. 

Lifecycle

Quando falamos de e-mail lifecycle, falamos de conteúdos focados na jornada de compra e nas etapas do funil de vendas. E não é só lead que recebe esse tipo de e-mail marketing! Clientes inativos, ex-clientes e clientes com potencial de cross sell (venda de serviços adicionais) e up sell (venda de produtos mais caros) também podem ser público para diferentes conteúdos de e-mail.

Automação

A automação de marketing funciona quando o lead completa uma ação no site. Pode ser um cadastro para baixar um e-book ou uma inscrição em webinar. A partir daí, ele recebe alguns e-mails automáticos com conteúdos específicos para leads na mesma etapa do funil de vendas. A automação nutre os leads para fazê-los avançar na jornada de compra

Boas-vindas

Quando você cria uma conta em uma plataforma, é comum que a empresa envie um e-mail de boas-vindas para a sua caixa de entrada. Esse e-mail serve para receber os novos usuários e ainda tirar algumas dúvidas que possam surgir.

 

Métricas importantes para e-mail marketing

Uma das grandes vantagens do marketing digital sobre as mídias mais tradicionais é a possibilidade de apurar resultados. Nenhuma estratégia de marketing pode ser considerada bem-sucedida se não forem avaliadas segundo as métricas. Abaixo, você vai ver quais são as principais métricas para e-mail marketing e o que elas indicam.

 

  • Taxa de cliques: indica o percentual de e-mails que tiveram cliques internos em relação ao total de e-mails entregues. 
  • Taxa de conversão: indica o percentual de pessoas que abriram o e-mail, acessaram o link e completaram a ação.
  • Taxa de crescimento da lista: indica o percentual de quanto a sua base de leads está expandindo. O cálculo considera quantos leads entraram e quantos saíram da lista.
  • Taxa de rejeição: indica o percentual de e-mails que não foram entregues entre os e-mails enviados.
  • Taxa de abertura: indica quantas vezes seu e-mail foi aberto em relação aos e-mails entregues.

 

 

 

 

6 dicas práticas para fazer um bom e-mail marketing

Agora que você já entendeu a importância do e-mail marketing e aprendeu os conceitos importantes, é hora de colocar a mão na massa. Veja a seguir algumas dicas práticas para você desenvolver ou melhorar as campanhas de e-mail marketing da sua empresa.

Segmentação de leads

Segmentar o público é o primeiro passo para um e-mail marketing eficiente. Leads em diferentes pontos da jornada de compra terão interesses e necessidades diferentes, por isso você precisa segmentar a sua lista e classificar de acordo com o estágio do funil. Assim, você pode enviar conteúdos personalizados para cada grupo.

Excesso de parágrafos

Em um mundo cada vez mais imediatista, a maior parte das pessoas vai apenas escanear o e-mail. Portanto, se o seu conteúdo for apenas uma sequência de parágrafos enormes, há grandes chances de ser ignorado. Encurte seu texto, aproveite os espaços em branco e invista em um design com a cara da sua empresa.

Linha do assunto

Talvez esta seja a parte mais importante do e-mail marketing! A primeira coisa que as pessoas vão ler é a linha do assunto, por isso é necessário caprichar para conseguir chamar atenção nos 60 caracteres. Pense em uma frase que irá incentivar o lead a clicar e evite termos que poderiam te levar à caixa de spam, como “compre agora”, “clique aqui”, “grande oferta” e “promoção”.

Frequência de e-mails

A frequência de e-mails pode ser um fator decisivo para um usuário se descadastrar da lista. E-mails demais podem lotar a caixa de entrada, e pouquíssimos e-mails podem fazer o usuário se desinteressar. O ideal varia para cada público, por isso é necessário testar para descobrir o que funciona com a sua persona.

Autenticação

Se tem uma coisa que você não quer é que os seus e-mails caiam na caixa de spam do usuário. Ter a sua marca rotulada como spam pelos provedores de e-mail prejudica a entrega dos seus disparos futuros. Para evitar o problema, você pode autenticar o seu domínio para que os provedores o reconheçam como fonte válida.

Responsividade

A maior parte dos usuários vai abrir o seu e-mail em um dispositivo móvel. Por isso, seus e-mails devem ser responsivos para ter boa performance nos celulares e tablets. Lembre-se de que e-mails mal-diagramados perdem a atenção do usuário.

Chamada para ação

Todo e-mail marketing precisa de uma chamada para ação (CTA), algo que incite o usuário a fazer algo. Seja para ler um texto de blog, baixar um material ou se cadastrar para um evento, a chamada para ação deve ser atrativa. Use verbos no imperativo e apenas uma chamada para cada e-mail.

 

Que tal melhorar trabalhar com uma estratégia de marketing mais eficiente? Entre em contato com a nossa equipe e descubra as soluções que a Formigueiro Criativo pode trazer para a sua empresa.