Fichas de personas com foto e texto

Porque sua empresa precisa de uma persona

Já ouviu aquela expressão que diz que "quem tenta agradar todo mundo, não agrada a ninguém”? Pois é, quando você tem uma empresa, você precisa definir muito bem quem é o seu público. Assim ficará muito mais fácil para você saber qual o perfil dos consumidores que você quer atingir e de que forma você pode chegar até eles.

Hoje em dia, muitos profissionais de marketing digital têm trabalhado com uma definição de público muito mais detalhada. Ao invés do público-alvo que se restringe a dados demográficos como gênero, idade e localização, a buyer persona se aprofunda mais no perfil do cliente.

Mas o que são buyer personas? São representações semifictícias dos seus clientes ideias. É como se fosse uma pessoa com quem você irá dialogar, imaginando que está falando com seu cliente ideal. Definir personas é essencial principalmente nos trabalhos de marketing de conteúdo e inbound marketing.

Nesse post nós vamos te explicar para que servem as personas, como produzi-las e como usá-las para fazer seu negócio crescer.

Por que a persona é importante?

Considere seus clientes atuais ou, caso ainda não tenha, pense naqueles que deseja atingir. Você consegue reconhecer quais são seus melhores clientes? Aqueles que sempre voltam, ou que fazem as maiores compras… depende de qual o objetivo do seu negócio. Não seria incrível poder atrair mais clientes como esse? Você pode fazer isso, criando conteúdos pensados para esse cliente ideal.

O primeiro passo para se destacar no marketing de conteúdo é não ser genérico. Quando tentamos agradar a pessoas com diferentes interesses, é muito maior a chance do seu conteúdo cair na irrelevância. Porque ao ser superficial, você não toca a pessoa, ela não se identifica com o que você está dizendo.

Mas o que são conteúdos relevantes? Aqueles que agregam valor, que tratam de temas que interessam ao seu público. Em geral, bons conteúdos são aqueles que respondem dúvidas, ajudando a solucionar um problema da sua persona, o levando a criar uma relação com sua marca.

Você também pode criar conteúdos com dicas, curiosidades, enquetes que geram engajamento. Mas é preciso que esses conteúdos atinjam seu público ideal, de forma que ele virá até você.

Legal! Como faço isso? Definindo quais são as características desse cliente ideal, ou seja, sua buyer persona.

Posso ter mais de uma persona?

É possível que sua empresa tenha mais de uma persona, caso a gama de produtos ou serviços seja diversa. Mas se parar para observar, você vai perceber que há perfis de públicos específicos para cada tipo de produto ou serviço.

Existe um perfil de cliente que prefere o produto A e outro que prefere o produto B. Quando você tem essas personas definidas, você pode produzir conteúdos específicos e aprofundados para cada uma delas.

Mas não exagere na criação de personas, ou você pode acabar se perdendo na sua estratégia de marketing. Uma ou duas pode ser um bom número para começar.

Como criar sua buyer persona?

Ao definir uma persona, você vai compreender muito mais do que características demográficas. Você vai saber também quais são os hábitos de comportamento e os desejos do seu público, e quais são as dificuldades que ele enfrenta no dia a dia, suas dores.

Ao criar uma buyer persona, você vai escrever um perfil ou uma historinha sobre esse personagem. Parece bobo, mas isso vai te ajudar a vê-lo como uma pessoa real, com problemas reais, os quais sua empresa quer ajudar a resolver através de seus produtos e serviços.

E o que preciso para criar as personas? Informações reais e um pouco de criatividade.

Uma persona que é construída com base em achismos tem grandes chances de dar errado. É muito importante que você se baseie em dados reais, quantitativos e qualitativos. Mas como conseguir essas informações? 

Pesquisa de mercado

Quando você ainda não tem clientes, você pode criar formulários de pesquisa e distribuir para um grupo amplo de pessoas que podem se encaixar no público da sua marca. Assim, você vai entender a fundo quais são as demandas e as características das pessoas que têm interesse e necessidade pelo seu produto ou serviço.

Pesquisa com clientes

As pessoas que já compraram de você são ótimas referências. Elas saberão dizer que problemas as levaram a procurar sua empresa e porque escolheram sua empresa e não outra. Você pode saber mais detalhes sobre que produtos consomem, com que frequência, o que acham do seu serviço, quais seus desafios, etc. Essa pesquisa pode ser feita tanto por telefone, quanto por formulários enviados por e-mail, por exemplo.

Dados estatísticos

Dependendo do seu segmento de mercado, algumas pesquisas prontas como IBGE ou que abordam o comportamento dos consumidores de determinado nicho podem te auxiliar. Você também pode avaliar os dados sobre os visitantes do seu site através Google Analytics ou as métricas da sua página no Facebook, por exemplo.

Passo a passo para criar a persona

Para estruturar sua persona, responda às seguintes perguntas tendo em mente o que é relevante para a sua empresa saber.

Se seu negócio é B2B (empresas que vendem para empresas), o lado profissional pode ter mais peso. Já um negócio B2C (empresas que vendem para consumidores finais) pode levar mais em consideração a vida pessoal, ou ambos caso faça sentido para a sua marca.

  • Quais são as características físicas e psicológicas do seu cliente?
  • Qual seu gênero, idade e local onde mora?
  • Qual sua escolaridade e renda mensal?
  • Que cargo ele ocupa e onde trabalha?
  • Como é sua rotina em casa e no trabalho?
  • Que tipo de assunto são interessantes para ele e que têm a ver com a solução que sua empresa oferece?
  • Quais são as principais atividades que ele realiza pessoal e profissionalmente?
  • Quais seus objetivos, desafios e obstáculos pessoais e profissionais?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
  • Que redes sociais ele usa?
  • Ele prefere conteúdos de vídeo, texto, imagem ou áudio?
  • Como sua empresa pode ajudá-lo?

Como usar a persona na sua estratégia?

A função da persona é nortear na sua estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing. É pensando nesse perfil de cliente ideal que você irá criar os conteúdos que podem interessá-lo. Você também irá frequentar a rede social que ele frequenta, publicar no blog ou no Youtube. Você irá adequar a sua linguagem para dialogar com essa persona e também a sua identidade visual.

Todas as suas ações serão voltadas para engajar o público com a sua marca, criando um relacionamento. Com os conteúdos certos, será muito mais fácil atraí-los e convertê-los em leads em sua estratégia de inbound marketing, por exemplo.

Entendendo o problema da sua persona, você entenderá sobre o que ela costuma procurar no Google. Consequentemente, você pode planejar estratégias de SEO para que ela encontre o seu site entre os principais resultados. Ao mesmo tempo, você também poderá segmentar melhor o alcance dos seus anúncios pagos de Google Ads ou Facebook Ads.

Tudo isso porque você conhece seu público de uma forma muito mais profunda. E quando você tem foco do público que você deseja atingir, seus investimentos trarão muito mais retorno.

Leia também: Como o marketing deve atuar no pós-pandemia