marketing de conteúdo

Como fazer marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia valiosa para aumentar a visibilidade da sua marca, criar autoridade no mercado e atrair mais clientes para o seu negócio. Quer saber mais sobre como aplicar essa técnica na comunicação da sua empresa? Então continue a leitura!

 

O que é marketing de conteúdo?

A presença digital é indispensável para todas as empresas que desejam se destacar no mercado. Nesse sentido, o marketing de conteúdo é uma estratégia inteligente para conversar com as suas personas na forma de posts em redes sociais, de textos para blog e dos mais variados tipos de material rico.

Por exemplo, as pessoas não entram nas redes sociais com o objetivo único de comprar. Portanto é importante atrair o público com conteúdos interessantes que gerem engajamento e eduquem os possíveis consumidores. Seja por meio dos próprios posts ou pela divulgação de blog posts, gerando tráfego para seu site.

Vamos supor que você tenha uma empresa que vende produtos ecológicos, como ecobags, canudos reutilizáveis e cosméticos em barra. O marketing de conteúdo entra nos mais variados assuntos relacionados a uma vida eco-friendly.

Tanto no blog quanto nas redes sociais é possível falar sobre o impacto do plástico na vida marinha, oferecer dicas de consumo consciente e até mesmo mostrar as vantagens do xampu e do condicionador em barra para a saúde dos cabelos.

O marketing de conteúdo vai além do produto que você está vendendo. Ele trata das dores da sua buyer persona, tira dúvidas do consumidor e celebra as suas conquistas, gerando um conteúdo de valor.

 

Vantagens do marketing de conteúdo

Essa estratégia vem sendo muito utilizada na comunicação de diversas marcas por vários motivos. Os principais deles são:

  • Mais autoridade para a marca: mostra que a sua empresa é especialista na área;
  • Aumento de tráfego: direciona mais pessoas para o seu site;
  • Melhor engajamento: faz o seu público conversar sobre os mais variados temas;
  • Educação do mercado: gera leads mais qualificados;
  • Aumento da base do funil: atinge mais pessoas com conteúdos variados;
  • Redução do custo de venda: vende mais por um esforço mínimo;
  • Aumento de SEO do site: blog posts ajudam a ranquear seu site nos buscadores, como o Google.

 

Comece pelo planejamento

O primeiro passo é realizar um planejamento. Defina os objetivos que a sua empresa busca atingir com essa estratégia. Você pode querer educar o mercado, aumentar a autoridade da sua marca, melhorar o ranqueamento do seu site, engajar com o público ou aumentar o topo do seu funil de vendas, entre outros. 

A partir daí, identifique quais serão os seus Key Performance Indicators (KPIs) ou indicadores de sucesso. Os KPIs dirão se a sua estratégia está dando certo e o quanto o seu negócio está crescendo em função disso.

Há muitas métricas no espaço digital, e você precisa escolher as métricas mais importantes para o seu objetivo. Os KPIs devem ser fáceis de entender, fáceis de mensurar e devem levar a ações concretas para o marketing da sua empresa.

Em seguida, é importante definir sua buyer persona. Você precisa conversar com as personas da sua marca para fazer uma boa estratégia de marketing. 

Com essas personas em mente, você pode identificar qual a melhor linguagem, de quais os formatos o consumidor gosta, em quais plataformas você deve estar e quais assuntos você deve abordar.

 

Aprenda a usar o funil de vendas

Para quem está começando a se aventurar no mundo do marketing de conteúdo, o ideal é dividir as ideias em três categorias de acordo com o funil de vendas: topo, meio e fundo.

Os conteúdos para topo de funil podem ser mais abrangentes. Essa é a etapa da descoberta, portanto o cliente ainda não sabe que tem um problema. É a hora para fazer materiais educativos da sua área, com temas interessantes e bem explicativos. Explore artigos de blog, materiais ricos e vídeos com conteúdo puro, por exemplo. Lembre-se que aqui não há barreiras de consumo, e não se deve presumir conhecimento prévio do lead.

Nos conteúdos de meio de funil, é possível trazer conteúdos focados na solução, já que esta é a fase de reconhecimento. Conteúdos interativos têm grande sucesso nesta etapa, como quizzes e infográficos multimídia. Consultorias e amostras grátis também são dois recursos interessantes. Como os leads desta fase já estão bem mais qualificados, é importante divulgar materiais ricos. 

Já os conteúdos de fundo de funil precisam ser certeiros: esta é a etapa de resolução. O lead que chega até aqui já está pronto para tomar a decisão de compra. Ofereça descontos, faça demonstrações, chame o público para conhecer o seu produto, venda o seu peixe! Depoimentos de clientes satisfeitos também são excelentes para mostrar como a empresa consegue resolver os problemas das suas personas.

 

Colhendo os frutos

Agora é o momento para você apurar as métricas e estudar os seus resultados. O marketing de conteúdo funciona sempre à base da retroalimentação, e os resultados devem guiar as suas próximas ações estratégicas. 

Deu certo? Continue assim! Selecione outros conteúdos que seus clientes gostariam de ver, pesquise outros formatos e novas plataformas para explorar. 

Não deu certo? Estude mais um pouco e reveja a estratégia! Analise com cuidado o que pode ter dado errado no processo e tente novamente com novas ideias. Use e abuse da criatividade. O céu é o limite!

 

Fidelize o cliente

Depois de conquistar os clientes com conteúdos incríveis, lembre-se de oferecer um ótimo atendimento. Essa é a chave para reter os seus consumidores. Você pode ter a melhor estratégia de marketing do mundo, se o seu atendimento for ruim, seus compradores vão preferir a concorrência.

A experiência de pós-venda do cliente deve ser muito positiva para fidelizá-lo. Você pode oferecer descontos, indicar outros produtos pelos quais o consumidor pode se interessar e até mesmo continuar a nutrir com informações da área.

 

Quer ir mais à fundo na estratégia de marketing e aprender a atrair mais clientes? Confira o guia sobre como implantar o Inbound Marketing na sua empresa.