Marketing de redes sociais para pequenas e médias empresas

As redes sociais são ferramentas poderosas para o marketing de qualquer empresa. Para os pequenos e médios empreendedores, é uma oportunidade ainda mais vantajosa de divulgar a marca, aproximar-se dos consumidores e fortalecer a autoridade da empresa.

Empresas que ainda estão dando seus primeiros passos para se estabelecer no mercado frequentemente não têm muito dinheiro para investir em uma comunicação estratégica. Mas isso não as impede de realizar ações e criar conteúdos criativos para as redes sociais.

A principal vantagem das redes sociais para empresas de pequeno e médio porte é que são canais extremamente acessíveis. Além de gratuitas, não demandam grande conhecimento técnico para serem exploradas como fonte de visibilidade no mercado e permitem um contato muito próximo do público.

Como se destacar no marketing de redes sociais

Você pode melhorar a presença digital da sua empresa nas redes sociais com algumas mudanças simples. A seguir, veja algumas dicas práticas para você implantar na comunicação da sua empresa. E o melhor de tudo: todas cabem no seu orçamento!

Identidade visual

A primeira impressão é a que fica. Por isso, a identidade visual da sua empresa deve transmitir os valores e a energia da marca. Ter um logotipo bonito e manter um padrão estético é importante para atrair as pessoas para a sua marca.

Além disso, publicações bonitas, dentro das cores e com a tipografia da marca mostram profissionalismo por parte da sua empresa. Há diversas ferramentas gratuitas que você pode utilizar para criar a identidade visual e as artes das redes sociais.

Muitas delas já têm templates prontos e você só precisa adaptar um pouco ao padrão estético da sua empresa. O Canva, por exemplo, é uma ótima ferramenta para pequenas empresas criarem artes criativas.

Não se esqueça de que as redes sociais também precisam de fotografias bonitas. Neste caso, você pode utilizar bancos de imagem como o Freepik e o Pexels para obter fotografias e ilustrações gratuitas. Você também pode conferir o nosso artigo sobre fotografia publicitária, com várias dicas para quem tira fotos com o celular.

Conteúdos interessantes

Mesmo com a ferramenta “Loja” do Instagram, é importante destacar que o público não entra nas redes sociais com a intenção de comprar. Por isso, para aumentar a visibilidade da sua marca nas redes sociais, é importante criar conteúdos interessantes, que geram valor para o público e cativam as pessoas.

O marketing de conteúdo pode ser uma estratégia instigante, mas quando bem aplicada, dá resultados que transformam a comunicação da sua empresa. Estude o mercado, analise a concorrência e planeje os seus conteúdos. 

Tenha em mente qual mensagem a sua empresa deseja transmitir e busque por temas relacionados ao seu nicho. Você pode dividir os seus conteúdos em topo, meio e fundo, de acordo com o funil de vendas.

Isso vai ajudar você a fazer um planejamento mais estratégico, com temas mais assertivos. Lembre-se de que é melhor ser especialista em um assunto do que mediano em vários tópicos.

Você também pode investir nos conteúdos com teor viral, aqueles com objetivo de fazer as pessoas compartilharem várias vezes nas redes sociais. Não tenha medo das poucas visualizações, ninguém começa já no topo!

Linguagem e contato

As redes sociais são o primeiro contato do cliente com a sua empresa. Assim, é necessário utilizar uma linguagem adequada para o público que você quer atingir.

Como o seu consumidor fala? Como ele gosta de ser tratado? Como ele se comporta nas redes sociais? Responder a essas perguntas é importante para estabelecer a linguagem que a sua empresa vai adotar nas redes sociais.

A forma de contato com o público precisa estar alinhada à persona. E esse contato não se encerra com a decisão de compra.

Apesar de ser uma etapa subestimada por muitas empresas, o pós-venda é tão importante quanto a venda. Lembre-se de que um bom atendimento pode ser a diferença entre fazer uma nova venda e conseguir um novo cliente.

Não se assuste com o desafio! Tratar os consumidores com carinho e atenção sem deixar de lado a linguagem adequada é mais fácil do que parece quando se conhece bem a persona da sua empresa.

Monitoramento

Depois de aplicar as dicas anteriores, é importante apurar os resultados. Empresas frequentemente se deixam iludir pelas famosas métricas de vaidade, como número de seguidores e curtidas nas fotos.

No entanto, esses números não são indicadores concretos do sucesso da sua estratégia nas redes sociais. Em vez disso, busque pelo engajamento, pelo tráfego de redes sociais e pelo número de leads conquistados.

O engajamento é importante para saber o quanto seus seguidores estão interagindo com a página. Essa métrica considera todas as ações na publicação e o alcance. Veja o cálculo seguir:

(curtidas + comentários + compartilhamentos + salvos) / alcance x 100 = taxa de engajamento

Se você tem um site, o tráfego de redes sociais é uma das métricas mais importantes para as mídias da sua empresa. Ele consiste em quantas pessoas visitaram a sua página a partir de links nas redes sociais. Aqui, o ideal é considerar a porcentagem que o tráfego de redes sociais ocupa no tráfego total do seu site.

Redes sociais como Instagram e Facebook também informam sobre a geração de cliques no site gerados pelas publicações. Vale a pena acompanhar para saber se o público alcançado está seguindo o CTA (Chamada para Ação) que você deixou no post.

Por fim, o número de leads conquistados é a métrica mais certeira. É esse número que vai indicar de fato o sucesso da sua estratégia. Você pode utilizar ferramentas de gestão de leads ou simplesmente perguntar para seus clientes como eles ficaram conhecendo a empresa.

Enxergue as oportunidades

O marketing de redes sociais vai muito além das publicações no feed do Facebook e do Instagram. Cada vez mais pessoas têm acesso à tecnologia, e isso permite que empresas explorem formas cada vez mais interessantes de se conectar com o público. 

Você pode fazer lives no YouTube para tirar dúvidas dos seus consumidores, usar os Instagram ou Facebook stories para realizar pesquisas de mercado e até mesmo criar threads com curiosidades no Twitter.

Até o Tik Tok vem se mostrando uma ferramenta importante para as empresas. Vídeos gravados pelos próprios empreendedores embalando pedidos do e-commerce estão viralizando a ponto dos próprios consumidores pedirem para ter suas compras filmadas.

Enxergar as possibilidades fora da caixa é fundamental para se destacar no mercado. Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, e novas oportunidades surgem todos os dias.

A importância da buyer persona na criação de conteúdo

Conhecer bem a sua buyer persona é o primeiro passo de toda estratégia de marketing, independente do veículo. Quando tentamos atingir pessoas com diferentes interesses, é muito provável que o conteúdo criado caia na irrelevância.

Por isso, é indispensável conhecer bem o perfil de cliente ideal para sua empresa. Você pode começar com as informações demográficas básicas, como gênero, idade, localização, escolaridade e renda mensal. Depois, identifique as características mais específicas, como hábitos de consumo, necessidades do dia a dia, padrões comportamentais e objetivos pessoais.

Além disso, entender o comportamento da sua persona nas redes sociais é fundamental para identificar o melhor canal para sua estratégia. De nada adianta ter um planejamento incrível e cheio de conteúdos de valor se você estiver publicando na plataforma errada. Lembre-se de que nem todas as redes sociais são adequadas para o perfil de cliente ideal da sua empresa.

O LinkedIn, por exemplo, pode ser uma excelente rede social para empresas que trabalham para outras empresas. Já o Twitter pode ser um canal para fortalecer o relacionamento com o consumidor final. Conhecer a sua persona vai ajudar você a saber em qual plataforma você precisa estar.

Entenda melhor porque a sua empresa precisa de uma persona.

6 dicas para criar um planejamento de redes sociais

Quer começar a criar conteúdo para o Facebook, o Instagram ou outras plataformas, mas não sabe por onde começar? Confira seis dicas importantes para desenvolver um bom planejamento de mídias sociais.

1. Varie o conteúdo

Na hora de planejar o conteúdo para suas redes sociais, é importante variar o tipo de mensagem. Apostar somente nos conteúdos de venda pode fazer o seu público perder o interesse. Por outro lado, criar apenas publicações informativas impede os usuários de conhecer o que sua empresa de fato tem para oferecer. 

Por isso, é importante variar o conteúdo ao longo da semana para poder atender a diferentes estágios do funil de vendas. Dessa forma, você conseguirá alcançar novas contas sem perder a atenção de quem já segue a sua página.

Bateu a dúvida? Saiba mais sobre como aplicar marketing de conteúdo na estratégia da sua empresa. 

2. Acompanhe as datas comemorativas

As datas comemorativas são oportunidades de criar conteúdos especiais e de fortalecer o relacionamento com seu público. Por isso, é importante ficar atento aos feriados e outras épocas comerciais importantes. Dia das mães, dia dos pais, Black Friday e Natal, por exemplo, são datas que não podem passar em branco.

Vale destacar que nem todas as datas comemorativas serão relevantes para sua empresa. Alguns feriados podem precisar mais de um aviso do horário de funcionamento, do que de uma publicação criativa.

3. Organize um calendário editorial

Depois de mapear as datas comemorativas e identificar os conteúdos mais promissores, é hora de organizar as informações em um calendário editorial. Criar um cronograma de publicações ajuda a distribuir melhor os conteúdos ao longo do mês e permite visualizar melhor o que será desenvolvido nas redes sociais.

O calendário editorial ainda permite planejar conteúdos que exigem mais tempo de produção, como vídeos comemorativos e campanhas de longa duração. 

4. Identifique os melhores indicadores de performance

Definir os indicadores de sucesso é muito importante para poder medir a eficácia da sua estratégia nas redes sociais. Nem todas as métricas são bons indicadores de performance para sua estratégia, especialmente as métricas de vaidade (curtidas e seguidores, por exemplo). 

A dica aqui é selecionar números que são diretamente relacionados à ação de marketing que você publicou na plataforma. Pense bem nos seus objetivos com a estratégia. Você quer melhorar a percepção de marca? Fazer vendas diretas? Ou capturar mais contatos para a base de leads?

5. Acompanhe os resultados para identificar erros e acertos

Não é possível determinar o sucesso de uma estratégia de redes sociais sem apurar as métricas. Por isso, acompanhar os resultados dos seus posts é fundamental para identificar o que deu certo e o que pode melhorar. Também é interessante registrar os resultados mensalmente para avaliar o quanto suas páginas estão crescendo ao longo do ano. 

6. Adapte a estratégia

É sempre importante lembrar que o marketing digital não precisa ser estático. Aprender com os resultados e adaptar a estratégia é fundamental para manter um fluxo contínuo de melhoria nos resultados da sua empresa. 

Além disso, as mudanças no mercado, as atualizações nas plataformas de rede social e o surgimento de notícias recentes podem ter muito impacto na sua produção de conteúdo. Por isso, é importante se manter atualizado quanto às tendências do seu segmento. 

Entenda cada rede social e seu público

Como já citamos anteriormente neste artigo, é preciso entender a rede social e seu público alvo. Anteriormente citamos o LinkedIn e o Twitter. Agora falaremos mais sobre redes sociais

Instagram 

O Instagram é uma rede social principalmente visual, que começou apenas com fotos e hoje dá muito destaque aos vídeos de curta duração. Nele o usuário aplica efeitos em seus conteúdos e também podem interagir com publicações de outras pessoas, através de comentários e curtidas. Hoje a rede social possui seu próprio sistema de market place e já possui até seu próprio delivery de alimentos, mas essa ferramenta foi descontinuada. 

No Instagram observamos uma mescla cada vez mais crescente entre as gerações Y e X. Mas, ainda acreditasse que a Geração Y é a principal nessas duas redes

Twitter 

O Twitter atingiu seu auge em meados de 2009 e de lá para cá se consolidou como          uma importante ferramenta para os usuários e marcas. A rede social tem como objetivo compartilhar qualquer tipo de pensamento que vier à cabeça, mas foi adaptada como canal de notícias. Também é muito usado como canal oficial de marcas e personalidades. 

Hoje o Twitter é utilizado principalmente como uma segunda tela pelo público, já que os usuários comentam e debatem o que estão assistindo na TV, postando comentários sobre noticiários, reality shows, jogos de futebol, novelas e outros programas.

Além disso, os tópicos que aparecem nos trending topics ainda ditam várias discussões e pautam inclusive telejornais.

A rede social é um pouco mais seleta mas não menos importante, é através dela que muitos usuários se sentem próximos a marcas. 

Assim como o Instagram, a maioria dos usuários estão na geração Y e X.

Facebook 

O Facebook era a rede social mais popular do planeta até pouco tempo. Surgiu em 2004 mas só ganhou popularidade alguns anos depois, desbancando o orkut. Muitos consideram que foi a rede que ajudou a acelerar a popularização do uso das redes sociais.

Por muito tempo, essa era considerada a rede social mais versátil e completa. Um local para gerar negócios, conhecer pessoas, relacionar-se com amigos, informar-se, divertir-se, debater, entre outras coisas.

Para empresas, é praticamente impossível não contar com o Facebook como aliado em uma estratégia de anúncios nas redes sociais.

Hoje um dos focos da rede são seus grupos no Facebook. Encontrar esses grupos e se envolver pode ajudá-lo a fazer conexões com aqueles que podem querer colaborar com sua marca.

Já no facebook obtemos um novo perfil de usuários, por lá quem manda é a geração x e até mesmo os Baby boomers

Tik Tok 

O Tik Tok é a rede do momento, o aplicativo mais popular do mundo, mas será que você precisa mesmo estar nela? A rede social chinesa começou a ganhar espaço durante a pandemia, principalmente com seus vídeos de dancinha. De lá para cá passou por algumas mudanças e hoje é um espaço que mistura música, vídeos, conteúdo de comédia e de microblog. A rede social tem como objetivo postar vídeos curtos, começou com vídeos de até 15 segundos, mas hoje é possível postar vídeos de até 3 minutos. 

O grande fenômeno do Tik Tok são as trends que são as tendências do momento dentro do aplicativo. Os usuários e a própria rede social chamam de trends todas as modinhas que estão em alta, como desafios, músicas, coreografias, tutorias de maquiagem ou dublagens que todos estão reproduzindo em seus vídeos. Esses tópicos viralizam de forma natural dentro da comunidade. 

Hoje a rede é forte aliada do mercado musical, fazendo sucessos de 200 voltarem às paradas de sucesso e as músicas das trends dominam os tops dos aplicativos de música. Se você abrir o Spotifly por exemplo e selecionar a playlist Top Brasil, vai observar que as primeiras músicas estão ligadas a trends famosas no app vizinho como é apelidado. 

Mas lembra que falamos que não necessariamente você precisa estar no Tik Tok ? Isso se dá porque não é uma plataforma fácil de entender à primeira vista e ainda é um território desconhecido para muitas pessoas com mais de 25 anos. Por ser extremamente popular entre a Geração Z.  

Youtube

O YouTube é a principal rede social de vídeos online da atualidade, com mais de 500 milhões de vídeos visualizados diariamente. Foi fundado em 2005 e adquirido pelo Google no ano seguinte, em 2006, por 1,65 bilhão de dólares.

Como as pessoas acessam o YouTube para pesquisar assuntos que querem assistir, ela também é reconhecida como uma ferramenta de busca – a 2ª mais relevante na verdade, só atrás do Google.

Se você quer vender um produto ou serviço é importante estar no youtube. Como já citado, o Youtube é uma espécie de Google, é possível encontrar solução para qualquer problema na plataforma. Por exemplo, seu controle da tv não está funcionando, você vai até o Youtube e pesquisa, controle x parou de funcionar e irá encontrar uma série de vídeos com possíveis soluções para o seu problema. Supondo que o problema seja pilhas oxidadas. Se você é uma marca produtora de pilhas, ter um vídeo explicando o problema e falando que suas pilhas são mais resistentes e que se fossem da sua marca, isso não aconteceria, te destaca no mercado.

Diferente das outras redes sociais que são mais nichadas o Youtube é popular em todas as gerações, o que a torna ainda mais forte.  

Vínculo do CPF e CNPJ às contas em redes sociais

Desde 2019, quem administra contas de anúncios no Facebook é obrigado a acrescentar o CPF ou CNPJ na hora de promover anúncios pagos. Essa exigência tem relação com a lei 3389/2019.

Apresentada pelo Deputado Fábio Faria do PSD/RN, o projeto, que apresenta alterações ao Marco Civil da Internet (aprovado em 2014), e pretende combater crimes e práticas ilícitas na web, em especial nas redes sociais, entre eles as famigeradas fake news.

Segundo a justificativa apresentada, “a iniciativa de exigir a vinculação de um CPF ou CNPJ válidos às contas de aplicações da internet não elimina todos os problemas, mas facilita a responsabilização. Identificar esses usuários indesejados na rede é o primeiro passo para que a suposta liberdade da rede respeite os direitos fundamentais individuais.”

O Deputado acredita que ter certo controle, tanto no mundo físico, tanto no digital, garante a segurança e o interesse coletivo, mesmo que para isso seja aberta mão de um certo grau de liberdade individual em prol de um bem-estar coletivo. Portanto, essa readequação dos cadastros não tem o intuito de censurar conteúdos, mas tão somente criar a possibilidade de se exigir responsabilidade pelos atos ilícitos praticados na web.

Agora, com a lei em vigor, o importante é estar atento aos pedidos de atualização das suas contas, afinal, você não quer correr o risco de ter suas contas comerciais bloqueadas pelo Facebook, não é?

Quer mergulhar mais fundo no marketing de redes sociais? Baixe nosso e-book completo sobre Gestão de Redes Sociais