Como usar Hashtag no Instagram

Quando uma marca adota o Instagram em sua estratégia, sua intenção é ganhar visibilidade e interagir com seu público-alvo. Essas duas metas podem ser alcançadas com as hashtags se você souber aproveitá-las. Para tirar suas dúvidas e te ajudar na sua estratégia de marketing digital, preparamos uma série de dicas para te ensinar como usar hashtag no Instagram. Confira!

Na tradução do inglês, Hashtag seria uma “etiqueta de jogo da velha”. Sua função nada mais é do que etiquetar ou categorizar os conteúdos publicados na rede social através de palavras-chave (tags). Por ser clicável, a # provoca interação e reúne os conjuntos de posts que tratam daquele mesmo tema.

Quais as vantagens de utilizar as hashtags na rede social da sua empresa?

  • Ajuda a aumentar a visibilidade da sua marca, gerando tráfego e convertendo novos seguidores;
  • O público atraído será mais qualificado, pois já têm interesse no tema da hashtag que buscam ou seguem;
  • Aumenta o engajamento com o público, através de curtidas e comentários nos posts;
  • Promove uma imagem positiva do seu negócio, que se destaca nas redes;

Como a hashtag pode impulsionar seu negócio no Instagram?

As hashtags são equivalentes às palavra-chaves utilizadas nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization). São elas que ajudam a gerar tráfego orgânico para a sua página, atraindo visitantes que combinam com a sua persona.

Quanto mais popular for o termo, maior será a visibilidade. Porém, a concorrência também será alta, pois muitos perfis estarão utilizando. Logo, é mais difícil ficar bem rankeado no buscador.

Por outro lado, com hashtags menos genéricas ou menos concorridas, pode ser mais fácil aparecer como um destaque. Mas de nada adianta se a tag for algo que ninguém procura. A escolha deve ser feita com um olhar estratégico.

Para ficar bem rankeado depende de alguns fatores, como:

  • o quão recente é a publicação;
  • quanto de engajamento o post gerou;
  • e qual a popularidade daquele perfil.

Como usar

As hashtags podem ser inseridas nas legendas dos posts (início, meio ou fim) e também nos comentários. Ao usá-las, o mais importante é focar na qualidade e não na quantidade. Alguns estudos tentam determinar qual o limite de hashtags ideal, mas não há um consenso.

O Instagram permite utilizar até 30 #s por postagem, mas não significa que você deva atingir esse limite. Alguns especialistas sugerem usar até 10, outros dizem que se você tiver menos de mil seguidores, 4 a 5 é o ideal.

Como escolher as hashtags ideais?

Para encontrar as melhores hashtags, ter criatividade é importante, mas você também precisa ter estratégia. O primeiro passo é realizar pesquisas, o segundo passo é testar os termos escolhidos.

Comece utilizando o buscador do próprio Instagram. Assim como o autocomplete do Google, você pode inserir algumas palavras no buscador do Instagram e ver as sugestões que aparecem. Avalie o volume de marcação para saber o quão concorrida é aquela hashtag.

Você também pode avaliar também o que a concorrência ou influenciadores da área estão usando. Vale também utilizar alguns aplicativos e ferramentas como Keyhole, TopHashtags, Tags for Likes ou outro Hashtag Generator.

Feita a pesquisa de tags e volume, é hora de observar se esta hashtag é qualificada. Verifique se a tag escolhida já é usada e a que posts estão relacionados. Assim, você pode escolher as tags que têm a ver com sua marca e com seu post. Não adianta você usar uma tag super popular se o tema não combina com seu conteúdo.

Algumas dicas para criar suas hashtags

Segundo a autora Cristiane Thiel do livro “Como usar Hashtags no Instagram”, há alguns tipos de # que são essenciais para impulsionar qualquer negócio.

O primeiro passo é definir uma hashtag para a sua marca. Use e incentive seus seguidores a usarem também, marcando em posts e stories. Você também pode criar #s para eventos, campanhas e lançamentos. Acompanhe o que está sendo publicado com a sua hashtag, avalie o engajamento e o que está sendo dito sobre sua marca.

Outros tipos de #s que podem ser criadas são: de segmento de mercado, de nicho (especialização), de produto ou serviço e de localização. Use também uma tag que informe a cidade onde você está, isso ajuda a segmentar o seu pública.

Por último, existe também a hashtag de comunidade: são aquelas palavras-chave que representam um grupo de pessoas com interesses em comum. Por exemplo: #maedemenino ou #foconadieta. Mas esse tipo de # só deve ser utilizado quando tem a ver com a persona, os valores e a personalidade da sua marca.

Quando já tiver um bom conjunto de tags, teste para saber quais trazem os melhores resultados. De tempos em tempos, refaça o processo para manter-se atualizado.

O que não fazer

No Instagram também há algumas boas práticas que devem ser seguidas, seja para ter mais sucesso no seu alcance, como também para não ser prejudicado.

Não polua sua legenda com #s em excesso. Imagine uma #legenda #toda #escrita #dessa #forma. Além de dificultar a leitura, a tag perde o sentido e será muito difícil encontrar seu perfil.

É muito importante evitar o uso de #s que não estejam relacionadas ao seu conteúdo. Essa prática pode dificultar que o post chegue até seu público, além de atrair o público errado para o seu perfil.

Tome cuidado! Usar a hashtag errada ou repetí-la demais pode fazer com que seu post seja marcado como conteúdo irrelevante, o que vai reduzir a taxa de impulsionamento sempre que usar aquela hashtag. O mesmo acontece se sua conta for marcada como spam por algum usuário: as #s simplesmente podem deixar de fazer efeito.

Com todas essas dicas, você com certeza já pode rever sua estratégia de marketing digital no Instagram. Para continuar melhorando a visibilidade da sua empresa no meio digital, saiba como fazer uma análise de presença digital de sua marca.