TikTok como estratégia de marketing

Como usar o TikTok na sua estratégia de marketing

O TikTok chegou no Brasil em 2019, e desde então vem se popularizando entre os mais diferentes tipos de público. O aplicativo já ultrapassou dois bilhões de downloads pelo mundo e é um dos mais baixados da internet. O fenômeno se diferencia muito das outras redes sociais pela forma como os conteúdos são produzidos e consumidos. 

Não devemos subestimar o poder que essa ferramenta tem para o marketing digital. Entre as muitas possibilidades de promover e divulgar a sua marca, o TikTok se tornou um espaço para empresas produzirem conteúdos de entretenimento. Neste post, você vai descobrir o que o TikTok tem de tão valioso e vai aprender a utilizar o aplicativo na sua estratégia de marketing.

 

TikTok atinge públicos diversos

“TikTok não é coisa de criança?” Esse é um dos primeiros pensamentos que as pessoas têm quando falamos sobre o TikTok. Apesar de um espaço muito ocupado pelas gerações mais novas, é possível encontrar os mais diversos tipos de público no aplicativo. 

Os dois públicos de maior peso na plataforma estão nas faixas de 16 a 24 anos e de 24 a 30 anos. Vale lembrar que a idade mínima para ter uma conta no TikTok é de 13 anos, segundo as diretrizes da comunidade. 

 

Território novo para pequenas empresas

O TikTok está no Brasil há menos de dois anos. Se existe uma hora certa para investir no conteúdo para essa plataforma, é agora. Como não existem anúncios no aplicativo (salvo no início, para algumas grandes empresas), o conteúdo criado pelas marcas que querem se promover na plataforma precisa conseguir entreter o público organicamente. 

Esse é um novo desafio para as empresas que desejam ocupar um espaço no TikTok. E é também uma mina de ouro de possibilidades. Com a quantidade de usuários e com a facilidade de consumo e de produção de conteúdo, o aplicativo se tornou uma ferramenta que pode viralizar pequenas empresas rapidamente. Já existe uma trend para usar um áudio que diz: “aparentemente, o TikTok pode bombar pequenas empresas da noite para o dia”.

 

Marcas brasileiras que têm sucesso no TikTok

Agora que você já conhece um pouco sobre a importância do TikTok, venha conhecer marcas pequenas e brasileiras que estão usando essa rede social para fazer a diferença no mercado.

Andrômeda Papelaria | @andromedapapelaria

 A Andrômeda Papelaria tem feito muito sucesso divulgando seus produtos diferentes de papelaria. Tem marca texto de picolé, caneta de cactus, bloco autoadesivo preto e, claro, os itens de capivara! A Andrômeda aproveita a plataforma para mostrar os produtos disponíveis e avisar sobre as reposições.

Camaleoa | @goncalves.bea

A Beatriz Gonçalves faz os óculos da Camaleoa em casa! Ela mostra toda a produção dos óculos, desde a chegada das lentes até o preparo dos pedidos para os clientes. Já pensou no trabalhão que dá colorir essas lentes em casa?

Ilana Govinatzki | @ilanagovinatzki

A Ilana Govinatzki é body piercer e usa a plataforma para divulgar o seu trabalho, falar sobre cuidados com diferentes tipos de piercing e tirar dúvidas do público. Além disso, ela ainda alerta sobre a importância do procedimento asséptico e os perigos de alguns tipos de perfuração.

Valenças’s Doces | @gabryellyvalenca

A Gabriyelly Valença leva a gente na jornada de crescimento da Valença’s Doces, uma empresa de doces e bolos artesanais. Ela mostra a chegada dos materiais, o processo de decoração dos doces e até as embalagens para presente! Toda a produção é feita com muito carinho, e os vídeos são de dar água na boca!

 

Ideias práticas do que publicar no TikTok

Pensando na importância da experiência do cliente, selecionamos algumas dicas práticas para você divulgar a sua marca no TikTok e viralizar a sua empresa.

1. Embalar o pedido

Esse é o tipo de vídeo mais famoso quando falamos de estratégia de marketing para o TikTok. Embalar os pedidos para entrega é uma forma de mostrar que a sua empresa tem carinho e cuidado com o trabalho realizado para o consumidor. Você ainda pode aproveitar para criar transições, usar músicas da moda ou até mesmo fazer vídeos do tipo ASMR (Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano).

2. Processo de produção

Como já mostramos com os óculos Camaleoa, mostrar o processo de produção é uma excelente estratégia para atrair olhares curiosos. Você pode explorar diferentes etapas do seu processo de produção para fazer vários vídeos. 

3. Compra / chegada de materiais

Mostrar a reposição do estoque e de novos materiais para produção é outra forma inteligente de atrair o público no TikTok. Você pode falar sobre a dificuldade de se encontrar certos materiais, sobre a organização do seu estoque, sobre o seu controle de qualidade, entre outras possibilidades. Aproveite também para mostrar a montagem das embalagens que chegaram.

4. Como é feito o serviço

Muitas pessoas têm curiosidade de saber como são feitos alguns tipos de serviço. Mostre o que a sua empresa faz, como faz e quais são os resultados. Você ainda pode apostar nos conteúdos “satisfatórios”: limpeza de estofados, aspiração do fundo de piscinas, remoção de cravos e traços de tatuagem são alguns dos conteúdos que fazem muito sucesso.

 

E o Reels?

Uma das atualizações mais recentes do Instagram é o Reels, função que permite que você grave e assista a vídeos de até 15 segundos. É claramente uma versão do TikTok para a outra rede social. Porém, apesar de ter funcionalidades semelhantes, o Reels não parece ser tão poderoso quanto o TikTok. 

Mesmo com menos visibilidade, esse recurso não deixa de ser uma ótima oportunidade para quem quer divulgar a sua marca. Aqui, valem as mesmas dicas do TikTok. No entanto, é importante se atentar para as regras da plataforma: o Instagram anunciou que não vai distribuir vídeos reciclados de outros aplicativos, então fique de olho na marca d’água dos seus vídeos. Independente da plataforma, o mais importante é criar conteúdos interessantes. Solte a sua criatividade para conquistar o público!


E aí, quer melhorar a presença da sua empresa na internet? Então baixe grátis o nosso guia completo para gestão de redes sociais.