Dicas de Fotografia Publicitária

No dia 8 de janeiro é celebrado o dia nacional do fotógrafo. A data foi criada em homenagem à chegada da primeira câmera fotográfica ao Brasil, em 1840, e celebra os profissionais responsáveis por desenhar com a luz, eternizando frações de segundo em imagens com diferentes fins.

À medida que os equipamentos fotográficos foram aprimorados, esse mercado cresceu e passou a atrair muitos olhares, entre eles, o dos publicitários, que perceberam como simples e bem elaboradas fotografias tinham o poder de transmitir mensagens de forma mais profunda aos clientes.

Fazer uma foto comercial é totalmente diferente do que produzir uma artística. Enquanto uma fotografia artística depende do momento ou do sentimento que o fotógrafo queira passar, na publicitária há muito que se pensar, estudar e planejar antes de partir para a captura com a câmera fotográfica.

Em comemoração ao dia de hoje e sua importância para a Publicidade, trouxemos algumas dicas para quem deseja se envolver um pouco mais na área.

1- Faça um briefing completo com o cliente

Com o briefing você documenta um conjunto de dados que funcionam como um rascunho do que deve ser feito, como informações básicas sobre o cliente; produto e ideia geral sobre a campanha; persona; mídia na qual será veiculada; materiais de referência.

2- Conheça a Persona da empresa

O público-alvo é uma descrição rasa com apenas sexo, idade e região, enquanto a persona representa o modelo de cliente ideal daquela, seus problemas e desejos reais. Identificá-la vai te ajudar a se colocar no lugar dela e produzir fotos capazes de causar o impacto desejado.

3- Entenda a personalidade do cliente

Cada marca tem uma forma de se comunicar com o público e trabalhar com a fotografia publicitária é saber entender essa identidade e saber fazer seus registros visuais para que eles continuem seguindo essa linha. Pesquise bastante sobre o cliente e veja referências de outros anúncios e fotos publicitárias dele.

4- Encontre o valor do job

Definir o valor do trabalho é um dos passos mais importantes, sendo necessário levar em conta as muitas vertentes, como as plataformas e os veículos nos quais as fotos serão veiculadas; a amplitude da campanha; por quanto tempo a imagem produzida ficará no ar; os responsáveis por fazer o casting de modelos, pela locação do estúdio, entre outras variáveis do job.

5- Conheça o local onde serão realizadas as fotos

Os fotógrafos que realizam o prelighting, uma visita prévia ao local onde as fotos serão capturadas, se destacam muito mais devido a certeza na hora de criar a imagem, conseguindo ótimos trabalhos após a finalização do projeto. Conhecer o lugar ajuda o fotógrafo e toda a equipe a resolverem questões como luz e sombra, identificarem quais os melhores horários e equipamentos para fotografar ali.

6- Realização do trabalho

Na hora da sessão, invista em bons equipamentos fotográficos. Se há algum que você não possui, procure locar para não desapontar na qualidade final do trabalho. Fotografe várias vezes numa mesma posição, faça uso de tripé e mantenha a distância focal. Em alguns casos, o cliente poderá gostar do cabelo da modelo na foto 1, do rosto na foto 2 e do produto na 3. Seguindo esse formato de produção, você poderá sobrepor essas imagens e entregar a ele a foto ideal.

7- Capriche na pós-produção

Se a demanda veio de uma agência, provavelmente você não precisará colocar nenhum tipo de logo ou grandes efeitos, apenas realizar o tratamento básico das fotos. Contudo, se quem demandou o trabalho foi diretamente a empresa, talvez você precise fazer uma edição mais elaborada do ensaio. O importante é saber se isso será necessário desde o briefing, afinal, se você não tiver essa habilidade, deverá contratar alguém capaz de fazer isso em seu lugar para entregar o serviço completo.

Curtiu? Agora é hora de colocar as dicas em prática, lembrando que cada trabalho serve como uma renovação do seu nome no mercado.

Ahhh e desejamos um feliz dia do fotógrafo a todos os profissionais da área!!!

As redes sociais são ferramentas poderosas para o marketing...