post collabs

Por que investir em post collabs?

Mesmo quem não tem conta ou perfil em redes sociais sabe o quanto essas plataformas impactam o dia a dia de milhões de pessoas no mundo todo, daí que os post collabs do Instagram sejam um assunto urgente e do interesse de muitos.

Na verdade, não são nem milhões, mas sim bilhões de pessoas impactadas. Afinal, algumas das plataformas mais famosas acumulam essa quantidade de membros ativos, como é o caso do próprio Instagram, que hoje faz parte do Grupo Meta.

Ou seja, ele é da holding que detém e controla também o Facebook e o WhatsApp. Isto é, algumas das maiores e mais frequentadas mídias sociais do mundo. Tudo isso aponta para o que já se tornou uma verdadeira revolução digital.

Tanto que hoje as redes sociais já não se limitam apenas a postagens pessoais, como podem pensar alguns em um primeiro momento. 

Ali uma firma de impermeabilização de estofados de cadeiras, por exemplo, pode encontrar excelentes oportunidades.

Isso quer dizer que além de postar fotos de pratos de comida, do churrasco do fim de semana e de tantos outros eventos pessoais, os usuários das mídias sociais estão sempre antenados aos banners e anúncios que aparecem aos poucos.

É assim, pois as próprias marcas foram percebendo com o tempo que toda essa audiência cativa e todo o tráfego que era gerado ali diariamente, tinham um alto poder de impactar as pessoas, por isso, faziam anúncios e propagandas.

Lembrando que as mídias sociais contam com desenvolvedores altamente capacitados para estudar o comportamento humano, as tendências de mercado, as preferências e gostos dos navegantes digitais, gerando sempre a melhor experiência para cada um.

No caso do Instagram, ele vive criando novidades que agregam valor nesse sentido, sempre vendo modos de beneficiar não apenas os usuários inscritos, mas também as marcas que vão anunciar ali e desejam o melhor resultado.

É aí que os posts collabs, que são as postagens colaborativas, entram em cena. Com eles uma loja de cortina de tecido pé direito duplo, que vai fazer uma live com convidados durante a semana, pode facilitar e muito o modo de comunicar isso.

Em vez de precisar fazer uma arte e uma legenda para cada uma das partes, é possível utilizar o mesmo post para as duas contas, sejam elas perfis de pessoa física, de criador de conteúdo ou mesmo as contas de pessoa jurídica.

Até pouco tempo atrás essa função não existia, mas qualquer um que use o Instagram sabe como isso tende a facilitar a vida e a rotina da criação de conteúdos, tal como outros recursos que também foram implementados com o tempo.

O maior exemplo talvez seja o dos próprios stories, que hoje estão presentes também no Facebook e até em portais de notícias. 

Sem falar nos famosos filtros, que se popularizaram enormemente no universo digital, também fazendo história.

As hashtags, que servem para criar conexões entre posts, palavras e termos semelhantes, como uma fabricante de bateria de carro e a loja que vende o produto, também são fundamentais no universo do Instagram, porém não foram uma invenção deles.

Mais recentemente surgiram os Reels, que são vídeos de até um minuto de duração. É importante falar de todas essas opções e inovações, ao falarmos sobre post collab, porque o Instagram sempre beneficia as ferramentas que acabaram de surgir.

Na prática, o que isso quer dizer é que todo usuário que utilizar o post collab ou qualquer outra funcionalidade nova, vai ter seu conteúdo mais distribuído, gerando mais tráfego e atingindo mais contas e mais resultados, se o foco for gerar vendas.

Por isso, é que decidimos escrever um artigo inteiro somente sobre isso, mostrando em detalhes este e outros motivos para investir seu tempo e seu conteúdo em postagens colaborativas, como modo de crescer mais rápido.

Tratar disso também implica explicar alguns conceitos, como estamos fazendo. Além de trazer exemplos práticos e pedagógicos, para que isso realmente ajude quem vai implementar a novidade, em vez de ficar em afirmações abstratas demais.

Até porque, uma das maiores vantagens ou benefício disso tudo é justamente o fato de que hoje os posts collabs já podem ajudar qualquer empresa, seja do nicho industrial de biseladora de vidro tipo modelada ou de uma loja de roupas e calçados.

Diante de todos esses fatores, se o que você deseja agora é ir a fundo em uma ferramenta nova do Instagram que é super fácil de ser aplicada, e ainda assim pode gerar retornos incríveis, então basta continuar lendo este texto até o fim.

Por que o Instagram?

Até aqui já ficou claro que há vários motivos para priorizar o Instagram em relação a outras redes sociais, haja vista que ele conta com mais de 1 bilhão de seguidores.

Segundo dados do próprio Instagram Insides, só no Brasil são mais de 100 milhões de contas ativas, ou seja, quase metade da nossa população, que segundo o IBGE já passou de 210 milhões de habitantes.

Entretanto, também podemos falar das razões para isso ser assim, o que sempre pode contribuir na hora de aplicar algo específico e direcionado, como os posts collabs.

Por exemplo, o fato de que o Instagram foi a primeira rede social do mundo a priorizar o poder da imagem. Lembrando que vivemos uma das épocas mais visuais da história, em que os estímulos dessa natureza são constantes.

Assim, quando uma marca de higienização a seco de estofados decide impactar seu público, o que ela pode fazer de melhor senão investir em fotos de alta qualidade?

Daí que o Instagram seja tão famoso e tão efetivo para empresas. Depois, podemos considerar também sua assertividade na hora de propor modelos de anúncios e impulsionamento.

Afinal, com eles é possível escolher detalhes do seu perfil de público, tais como:

  • Localização;
  • Interesses gerais;
  • Faixa etária;
  • Tempo de uso diário;
  • Gênero (sexo).

Enfim, são critérios que vão afunilando de modo a fazer com que seu dinheiro investido valha a pena, em vez de ser gasto com um público que não é do seu interesse.

Antes a televisão e o rádio eram assim, pois você anunciava sem saber quem estaria assistindo aquela programação. Mas, no Instagram você consegue garantir que só o seu público terá acesso.

Ao fazer uma postagem colaborativa, por exemplo, se ela for sobre medicamentos manipulados para revenda, você não vai aparecer para jovens em idade universitária.

Pelo contrário, quem vai visualizar sua postagem é toda uma gama de pessoas que já têm perfil com interesse em medicamentos e medicina em geral. Além de serem pessoas que já têm o costume de pesquisar e cotar nessa área.

A vantagem da parceria

Além dos benefícios já sinalizados acima, também podemos lembrar que os posts collabs têm o potencial de ativar o poder das parcerias no setor comercial e nas contas empresariais.

De fato, como você vai precisar escolher uma contraparte com quem dividir a postagem, o mais indicado é que já faça isso contando com parceiros viáveis.

Esse costume já era central em estratégias de posicionamento nos motores de busca, por meio do que se chama guest post (postagem de convidado). Só que o foco ali era usar o peso do parceiro em função do link que ia ser gerado.

Aqui uma empresa de fretamento eventos pode priorizar a escolha do parceiro como modo de conseguir mais seguidores e chamar mais atenção.

Para isso, uma dica de ouro é propor não apenas um post collab, mas tornar isso mais vantajoso ainda. 

Por exemplo, você pode se oferecer para fazer a arte e ao apresentar algo de valor, a pessoa vai querer que apareça no feed dela também.

Disso também podem nascer stories, vídeos, Reels e postagens em outros formatos. Até nos seus destaques você pode colocar, mostrando que tem relação com pessoas que são uma referência na sua área de atuação.

A facilidade de criar

Quem já tem conta no Instagram, basta fazer login pelo App (a versão de Estúdio do computador ainda não dá suporte para isso), criar um post e nas últimas opções de publicação, ir na opção “Marcar alguém”.

Pronto, o post já vai subir na sua conta. Sendo que a pessoa já vai receber o convite e bastará clicar em “Aceitar” para subir também nas postagens dela.

O bacana é que uma loja de auto elétrica pode fazer não apenas posts de feed, com imagem e legenda, mas também reels, o que aproxima do cliente, por ser em audiovisual e permitir vários efeitos musicais e de filtros descolados.

Lembrando que você pode impulsionar qualquer um dos dois, com todas as vantagens que citamos acima de customização e aceleração de resultados.

Considerações finais

Sendo assim, as postagens colaborativas do Instagram são bem diversificadas. Podem trazer parceiros, otimizar a criação de conteúdos, gerar mais tráfego por ser uma funcionalidade nova, permitir impulsionamento e ser algo prático para o dia a dia.

Acima explicamos detalhadamente cada uma dessas vantagens, aprofundando o que são os posts collabs, por que e como exatamente implementá-los em uma conta empresarial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.