Você monitora os resultados certos no marketing?

Você monitora os resultados certos no marketing?

Um dos grandes benefícios de investir no marketing digital é que, por meio de diversas ferramentas automatizadas, você consegue saber quais são as estratégias que estão sendo efetivas, e quais as que precisam de ajustes. No entanto, muitas empresas ainda enfrentam o desafio de conseguir mensurar esses resultados.

Seja pela ausência de um planejamento estratégico ou até mesmo pela falta das ferramentas corretas, sem uma mensuração eficiente, fica mais difícil visualizar os resultados das suas ações de marketing.

Se você tem uma empresa que já entendeu que o marketing digital é seu aliado, agora precisa saber colher os resultados de cada investimento, o que se converteu e quanto foi desperdiçado. Isso é possível através de análise de dados.

Por essa razão, nós elaboramos este post para te mostrar como é possível mensurar os resultados das suas ações de marketing digital. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post!

Por que mensurar os resultados de marketing?

Toda empresa precisa medir o retorno de seus investimentos. Afinal, ela precisa entender quanto cada ação que ela realiza — abrir uma nova loja, expandir suas operações para o e-commerce, contratar um funcionário — impacta em seu faturamento e na lucratividade do negócio.

Isso também acontece com o marketing. Suas ações não são apenas um investimento, como estão entre os principais que uma organização pode fazer. Logo, a percepção sobre o sucesso ou não de uma campanha não deve ser subjetiva. Ela precisa ser baseada em dados, para que a empresa saiba exatamente qual foi o resultado gerado.

Porém, a importância de medir os resultados de marketing vai além de entender os retornos das campanhas. Aqueles relatórios cheios de informações que assustam a maioria das pessoas são, na verdade, uma espécie de diagnóstico.

Quando analisados atentamente, os relatórios não mostram apenas qual foi o resultado mas, principalmente, o que deu certo e o que não funcionou. Assim, você saberá para onde direcionar os investimentos nas próximas campanhas, tornando-as cada vez mais certeiras e efetivas.

Vamos a um exemplo prático. Suponha que sua marca está lançando um novo produto e você o anunciou no Instagram e no YouTube. Os relatórios mostrarão quais canais levaram mais tráfego ao seu site e o custo de cada um desses cliques. Dessa forma, em uma próxima ocasião, será possível concentrar recursos na melhor opção.

 

A importância de uma equipe de marketing 

Como já foi citado anteriormente, os relatórios - que na verdade são diagnósticos - se tornam claros para profissionais do marketing. Os profissionais dessa área sabem qual a melhor estratégia para adotar e analisar os erros cometidos. 

Além disso, planejar sua campanha é essencial e minimiza os riscos de cometer erros. Mas é importante enfatizar que o marketing dificilmente gera um resultado imediato. Trabalhar com marketing é trabalhar em passos de formiga, mês a mês, campanha por campanha.  

Pessoas tendem a confiar mais em marcas já conhecidas e consolidadas, se você não possui uma presença digital e contrata uma equipe de marketing, saiba que o primeiro passo é se tornar relevante dentro do seu nicho de mercado, construindo uma persona e entendendo suas dores e onde ela está.

Como fazer a mensuração de resultados de marketing?

Voltando a como mensurar os resultados obtidos, é necessário ter dois fatores em mente. O primeiro é ter conhecimento das ferramentas que fornecem esses dados, que devem ser analisados para obter insights relevantes e otimizar as campanhas.

O segundo diz respeito à mentalidade de quem está fazendo essa análise. As ferramentas, sobre as quais vamos falar mais para frente, trazem uma série de métricas e muitas delas são relevantes no mercado. Porém, isso não significa que todas elas são importantes para a sua avaliação.

A escolha das métricas precisa estar diretamente relacionada aos objetivos da sua campanha. Então, foque nos dados que mostram o resultado da ação em relação à sua meta ou o desempenho nos passos que levam a ela.

Por exemplo, se a sua equipe formulou um e-mail marketing para vender um determinado produto, como um ebook, é preciso analisar a taxa de conversão. Entre as pessoas que receberam a mensagem, quantas realizaram a compra?

A taxa de conversão mostra principalmente a força da sua oferta e a adequação dela ao momento do consumidor na jornada de compra. Em um primeiro momento, ela é a análise essencial. Depois, a empresa pode começar a analisar outros aspectos também.

A baixa taxa de abertura de e-mails, por exemplo, mostra que o título pode ser pouco atraente e precisa ser pensado com mais cuidado. Uma taxa de cliques baixa também revela uma série de problemas, que vão desde uma base de contatos “fria”, que ainda não está pronta para receber uma oferta até uma mensagem não convincente.

Então, a métrica útil é aquela que indica o que você ou sua equipe precisam fazer. Ela permite “costurar esses furos” na estratégia para não deixar nenhum possível cliente escapar da próxima vez.

 

Quais são as principais ferramentas para mensuração de resultados de marketing?

Depois que você já entendeu a importância de analisar dados e os cuidados para isso, vamos falar sobre as ferramentas que a empresa pode utilizar para coletá-los. Conheça-as logo abaixo.

1. Google Analytics

Trata-se de uma ferramenta gratuita do Google que permite acompanhar os fluxos de navegação e interações nas páginas de uma empresa, como seu site ou blog. O relatório mostra a origem dos visitantes, o que acessam com maior frequência, fluxo até a compra, entre outros dados.

2. Scup

Essa é uma ferramenta que permite monitorar o que as pessoas dizem sobre suas marcas e produtos no ambiente digital. O usuário insere os termos desejados e o Scup mostra o que estão dizendo a respeito dele em sites, blogs e redes sociais. Além de ser um termômetro para avaliar a percepção de bens e serviços, pode ser usado para obter insights valiosos sobre como interagir com o público.

3. RD Station

A plataforma RD Station monitora os resultados dos diferentes canais utilizados na campanha. Ela não só permite a automação do marketing, mas garante uma visão precisa da interação do público, como número de visitantes, de leads, conversões, entre outras.

Conclusão 

Tão importante quanto analisar as métricas é identificar que ações podem ser feitas para otimizar as campanhas. Sem essa visão, por melhores que sejam as ferramentas de mensuração de resultados de marketing, a empresa não conseguirá explorar todo o potencial dos investimentos realizados.

Esse post te ajudou ? Se você não possui uma equipe de marketing e descobriu sua importância, visite nosso site, nós podemos te ajudar.