rebranding

Você sabe o que é rebranding?

Quando uma marca entra no mercado, ela possui o seu posicionamento e processos estratégicos definidos logo nos primeiros instantes, fazendo algumas alterações ao longo do tempo, o que é chamado de rebranding.

Como umas das estratégias de marketing, algumas empresas podem executar esse processo de forma perceptível para os clientes com pequenas ações que podem vir de repente ou em um período de tempo para que seja notado.

Sendo muitas vezes um processo chave para que a marca ainda se destaque da concorrência em meio às mudanças do mercado, o rebranding está ligado a redefinição de:

  • Conceitos;
  • Linguagem;
  • Identidade visual;
  • Nome;
  • Foco.

Outros elementos que caracterizam uma identidade da empresa, como o logotipo, também podem passar pela fase de rebranding como uma maneira de ganhar foco no mercado e se diferenciar da concorrência. 

Por exemplo, uma empresa de limpeza terceirizada troca sua abordagem e toda a sua identidade visual para se destacar no mercado com novas cores.

O rebranding pode englobar a criação de uma nova logo, ou uma transformação da logo que já existe, ainda apresentando um novo posicionamento do empreendimento no mercado.

Para que um empreendimento tenha um processo de rebranding, é importante que antes a empresa já tenha um branding.

O branding é o que irá causar sensações e conexões tanto de forma consciente ou inconsciente com o consumidor, ao ponto de que haja um reconhecimento do empreendimento durante a decisão da compra do produto ou aquisição do serviço.

Por uma marca possuir logo, fonte, jingles promocionais, linguagem e seus valores, uma personalidade é criada ao ponto de que fique na mente do consumidor, que irá fazer relações ou algumas percepções sempre lembrando da empresa.

Por isso, ao ter um rebranding, existem alguns desafios dos quais são implícitos e explícitos nestas estratégias que devem ser bem planejados para que não gere quaisquer resultados negativos. 

Os tipos de rebranding 

Por nem todos funcionarem com os mesmos propósitos, o rebranding de uma empresa em relação a imagem que a marca possui, tanto a logo como a identidade visual de um site, podem ser feitas de três fórmulas diferentes.

O rebranding parcial é quando a marca da empresa não é totalmente modificada, mas sofre leves alterações ao ponto de ainda ser reconhecida no mercado, principalmente se houver uma fonte marcante. 

Dando como uma hipótese, se um negócio de impermeabilização de cadeiras e poltronas estofadas possui uma fonte marcante nas letras iniciais, essa mudança não será feita para que não seja desassociada da empresa.

Já um rebranding evolutivo é quando a mudança é feita aos poucos ao longo do tempo, para que o consumidor se adapte e que o processo seja notado ao ponto de que, quando a alteração total for feita, não cause espanto. 

O rebranding radical ou revolucionário é uma alteração total com nome e logo inéditas. Isso pode ocorrer principalmente quando duas empresas se unem, como uma empresa de tecnologia de máquinas se juntar a uma de aferição de instrumentos de medição

Essa reinvenção e fusão de empresa são as que causam uma maior agitação e estranhamento no público que utilizava os serviços, portanto, é a que mais deve ser monitorada para ver como está sendo recebida. 

Quando uma empresa deve usar o rebranding?

O rebranding pode ser um meio de demonstrar aos consumidores que não há somente mudanças no visual, mas sim novidades para o mercado que são diferentes dos demais empreendimentos do mesmo segmento.

Algumas estratégias utilizando o rebranding podem ser feitas às pressas por um momento de crise, ou alguma polêmica que surgiu em torno da empresa ou dos seus produtos e serviços para retirar o rótulo de negatividade.

O ato de dar “caras novas” ao empreendimento não precisa esperar um longo tempo para isso ocorrer, alguns como o de higienização e impermeabilização de sofá, por exemplo, podem realizar o rebranding por diversos motivos em menos de cinco anos.

Uma troca de posicionamento também é um motivo para uma empresa fazer um rebranding, assim como o risco do negócio ir à falência por conta das alterações do mercado.

Buscar um novo público-alvo ou trocar o nicho mercadológico faz com que haja um rebranding para que uma nova identidade seja estabelecida nas mudanças.

Exemplificando, uma empresa de colcha cama que só vendia para cama de casal, pode ter um rebranding em sua logomarca que passe a mensagem para o consumidor de que agora, também vende jogo de cama infantil.

Sendo assim, um empreendimento pode focar em áreas que os consumidores atuais não se identificaram. Nestes casos, é essencial saber que isso causa um efeito no negócio e a partir de então, alguns processos funcionarão ou não do mesmo modo. 

O rebranding também pode ocorrer para seguir a tendência do mercado, pois designers tanto de logo quanto de páginas como sites ultrapassados podem afastar até mesmo os consumidores mais fiéis.

Porque a impressão que causa é de que o empreendimento não está aberto às mudanças do mercado ou do mundo. 

Novas gestões de empresas também são um dos motivos pelos quais passam por rebranding como uma forma de mostrar a nova direção que o empreendimento terá.

O processo de conquistas e expansões em um mercado internacional também pode levar algumas empresas a fazerem rebranding dos seus produtos, como um meio de anunciar a nova fase.

Tanto em locais de matriz ou de filiais, uma nova logo pode ser criada para causar uma impressão de unanimidade mesmo em países diferentes, sendo fácil de lembrar quando algum turista vê a imagem em outro país.

Isso ocorre principalmente em empresas alimentícias como cafeterias, restaurantes e até mesmo em filiais de loja, dando ao consumidor a sensação de familiaridade que irá encontrar no empreendimento mesmo em outro local. 

Como elaborar um rebranding? 

Caso uma empresa de persiana blackout de rolô esteja pensando em fazer um rebranding, é importante que da mesma forma que as outras estratégias de marketing, essa também envolve um planejamento.

Feito de uma maneira repentina para o público ou gradual, os objetivos do rebranding devem ser claros e tendo em mente de que cada parte desta mudança irá gerar um impacto no mercado.

Por isso, uma boa dica antes de fazer qualquer mudança é observar e estudar o mercado, de maneira que sejam feitos testes internos antes das novas modificações serem vistas por todos.

A identidade visual é a primeira coisa que é alterada em um rebranding. Paleta de cores, mascotes, fontes de letras alternativas e outros elementos que podem mostrar alterações visuais são as mais impactantes ao se tratar de mudanças.

Por serem as que mais são percebidas, a mensagem que o negócio deseja expor ao consumidor e a concorrência já fica demonstrada logo por suas novas identidades visuais.

O rebranding também pode ocorrer com posicionamentos em canais de mídia que não eram feitos anteriormente, por exemplo, um negócio que utilizava suas propagandas na televisão passar a usar as redes sociais ou plataformas de vídeo.  

A conexão com o consumidor deve ser feita de todas as maneiras, mesmo que uma antena coletiva condomínio tenha uma maior visualização em uma rede social, planejar estratégias para chegar ao público-alvo em outras mídias é um diferencial benéfico. 

Após todas as mudanças do rebranding é importante que seja feito o monitoramento para saber como as estratégias estão sendo recebidas no mercado.

Sejam críticas ou elogios, é importante ter atenção ao feedback do consumidor que pode vir ou não de uma maneira rápida devido a absorção do cliente em relação às mudanças.

Considerações finais 

Em resumo, por ser uma estratégia que irá mexer não somente com o empreendimento, mas com a percepção que os consumidores e a concorrência têm o rebranding deve ser planejado anteriormente antes de serem postos em prática.

Como muitas empresas já possuem um branding e até mesmo conquistam o afeto dos consumidores com seus logos ou mensagens já existentes, fazer um rebranding é um desafio do qual deve ser visto antes de ser investido.

Até mesmo um empreendimento de ar condicionado empresa de manutenção preventiva ao fazer mudanças, deve deixar que o público absorva primeiro e monitorar suas novas opiniões.

Feito em casos como falência, troca de posicionamento e troca de público-alvo, o rebranding é uma estratégia de marketing que requer um investimento e planejamento para que possa obter êxito em sua nova caminhada.

Tanto de forma rápida ou devagar, a função do rebranding pode ser uma iniciativa para que o empreendimento conquiste novos públicos, alcance novas metas e até mesmo, se consolide ainda mais no segmento mercadológico que atua. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts mais acessados