Identidade visual de marcas

A importância da identidade visual para a sua marca

 A identidade visual é o conjunto de elementos que compõem a sua marca: nome, slogan, cores, formas e tipografias. Estes elementos são reunidos para traduzir o que é a sua marca e o que ela representa.

A identidade visual é o primeiro contato de uma marca com o público. Por isso, ela precisa transmitir os valores e o posicionamento da marca. E também deve estar alinhada aos interesses da sua persona, para chamar atenção e fazer as pessoas se lembrarem da sua empresa.

Além de tudo, manter uma identidade visual padronizada e de acordo com os valores da sua marca mostra profissionalismo, contribui para a construção da autoridade da empresa. Desta forma, é importante pensar muito bem em cada elemento na hora de construir uma identidade visual.

A seguir, trazemos algumas dicas para você acertar na escolha das cores e das tipografias para a identidade visual da sua empresa. E não se preocupe se ficar alguma dúvida, tem sugestões de leitura no final!

A escolha das cores

As cores têm um forte impacto na construção visual. Elas transmitem emoções e podem influenciar na percepção do público. Do design do seu site até as embalagens da sua loja, as cores da sua empresa devem seguir um padrão de identidade visual que transmita o que a sua empresa representa.

Há muitas formas de colocar em prática uma paleta de cores. Você pode aplicar nos elementos gráficos, na edição das fotografias e até nos uniformes da sua empresa.

É interessante saber que as cores podem mudar de significado de acordo com a associação com outros tons. O amarelo com preto, por exemplo, está muito associado com avisos e advertências. Já o amarelo com vermelho estimula o apetite e é muito usado no segmento alimentício.

Veja a seguir a relação que cada cor tem com as emoções humanas:

 

  • Roxo: é a cor da extravagância, do poder e da espiritualidade. Costuma ser associada à vaidade e à nobreza, mas também à criatividade e à espontaneidade.
  • Rosa: é a cor do romance, da inocência e da sensibilidade. O rosa é bastante associado à feminilidade, à delicadeza e ao amor.
  • Verde: é a cor da saúde, da riqueza e da esperança. É muito pacífica, ligada à natureza, à vida.
  • Azul: é a cor da harmonia, do equilíbrio, da confiança e da paz. O azul é pouco aconchegante e muito associado ao frio. Transmite profissionalismo e sinceridade.
  • Amarelo: é a cor do otimismo e da jovialidade, mas também do ciúme e da hipocrisia. É uma cor ambígua, relacionada ao mesmo tempo à disposição e à advertência.
  • Laranja: é a cor da diversão, da amizade e do lúdico. Expressa juventude, comicidade e vitalidade, por isso não é levado muito a sério. 
  • Vermelho: é a cor das paixões, das proibições e da excitação. Muito dinâmico, o vermelho é associado ao fogo e ao sangue. Também é a cor da agressividade e da fome.
  • Cinza: é a cor do equilíbrio, da neutralidade e da calma. O cinza representa o que é vago, incerto, bruto e inacabado.
  • Preto: é a cor do luto, da sofisticação e da noite. Cor elegante e misteriosa, o preto é atemporal e pode significar morte.
  • Branco: é a cor da inocência, do bem, da paz e das noivas. Associado à pureza, à ingenuidade e à limpeza, o branco também representa a luz e o divino.

 

A importância da tipografia

A tipografia tem um papel relevante na construção de uma identidade visual bem-feita. Você já se incomodou com o uso da fonte Comic Sans? Esse é um dos exemplos mais comuns de erro na escolha da tipografia.

A fonte deve combinar com os outros elementos da identidade visual. Deve ser legível, e adequada ao tamanho da peça que está sendo feita. Um outdoor, por exemplo, precisa ser visto de longe, por isso requer uma tipografia em tamanho maior.

A tipografia deve seguir uma hierarquia de leitura. O texto em tipografia diferente ou em tamanho maior chama mais atenção do que o restante. Sempre pense em quais informações devem ser priorizadas antes de começar o seu trabalho.

Fontes decorativas ou mais diferentes são ideais para o logotipo da sua empresa. São ótimas também para peças mais descontraídas, como apresentações de slide, artes para redes sociais, flyers, folders e adesivos.

Por serem muito fora do padrão, essas fontes podem ser difíceis de se aplicar. Para não prejudicar a legibilidade, dê preferência para as frases curtas. Assim você pode destacar uma parte do seu texto.

Tipos de tipografia

Com serifa 

As fontes com serifa possuem um tracinho no desenho das letras. São ideais para textos longos, porque não cansam muito os olhos. Porém, essas fontes não são indicadas para os produtos digitais, porque a serifa não tem uma boa visualização nas telas.

Sem serifa

Estas são fontes mais modernas e limpas. Favorecem a legibilidade, por isso são perfeitas para textos mais extensos, sejam impressos ou digitais. Seu design refinado faz com que as fontes sem serifa sejam as favoritas das empresas de tecnologia.

Caligrafia

São fontes que favorecem o estilo cursivo, imitando a escrita à mão. As fontes caligráficas são muito elegantes e podem trazer um tom de pessoalidade para a sua marca. Porém, não são adequadas para textos longos, por conta da legibilidade.

Logotipo ou logomarca?

Apesar dos dois termos constarem no dicionário, há quem defenda que logomarca é um pleonasmo. Isso porque a palavra vem do grego “logos” (significado) e do germânico “marka" (significado). Como os dois termos são sinônimos, alguns estudiosos da área consideram que a palavra logomarca é errada.

Já o termo logotipo vem do grego “logos” (significado) e “typos” (figura). Assim, a palavra quer dizer “significado da figura”, que é considerado um sentido mais adequado.

Vale lembrar, no entanto, que a palavra logomarca consta na maioria dos dicionários porque se tornou um termo muito utilizado no cotidiano. Em um país diverso como o Brasil, é fundamental entender que as variações linguísticas são parte indispensável do nosso idioma.

Indicações de leitura

A Psicologia das Cores, de Eva Heller

Se você quer entender melhor o impacto que as cores têm sobre a psicologia humana, este livro é para você! A autora entrevistou mais de 2 mil pessoas entre 14 e 97 anos para saber sobre a relação entre as cores e as emoções. O livro ainda conta com contextos históricos para o uso de cada cor.

 

 

 

 

 

Design para quem não é designer, de Robin Williams

Este livro é ideal para quem está começando a mergulhar no mundo do design. Além de reforçar a ideia de que qualquer pessoa pode aplicar técnicas de planejamento visual nos trabalhos do dia a dia, a autora também ensina noções básicas de design. Perfeito para quem está começando a trabalhar com a marca da própria empresa!

 

 

  

 

Design de Identidade da Marca, de Alina Wheeler

Este guia é importantíssimo para quem trabalha com comunicação empresarial e branding. A autora traz diferentes métodos e processos para a criação de uma identidade da marca. Que tal ver exemplos práticos de identidade visual? O livro também tem vários cases de sucesso.

 

 

 

 

Depois de construir a identidade visual da sua empresa, é hora de trabalhar a imagem da marca nas redes sociais! Confira nosso guia completo para se destacar nesse modelo de marketing digital.