marketing star wars

O que aprendemos sobre branding com Star Wars

Quando o primeiro filme de Star Wars estreou nos cinemas, em 1977, não se tinha ideia da repercussão que a franquia poderia ter. O universo criado pelo cineasta George Lucas marcou a vida de milhões de pessoas em diversos países e até hoje continua conquistando as gerações mais jovens. 

Muito além dos filmes, Star Wars é uma marca de sucesso. Entre histórias em quadrinhos, jogos eletrônicos, camisetas e action figures, a franquia ensina que um bom branding pode impactar o mundo.

E para comemorar o Dia do Star Wars, selecionamos os maiores aprendizados que a franquia Star Wars nos deixa sobre criação de marca. Mas antes, entenda como essa grande marca ganhou uma data comemorativa.

May the Fourth Be with You

Se você é fã da saga, então provavelmente sabe que dia quatro de maio é dia de Star Wars. Mas será que você sabe de onde surgiu essa ideia? Bom, já falamos que a franquia teve um grande impacto cultural em todo o mundo. O curioso é a relação que esse universo tem com a eleição da primeira-ministra britânica Margareth Thatcher. 

Quando se tornou a primeira mulher a assumir o cargo, Thatcher foi parabenizada pelo jornal The London Evening News com a seguinte manchete: manchete “May the Fourth Be with You, Maggie. Congratulations”.

A frase se parece bastante com uma das frases mais famosas da história do cinema: “may the Force be with you” ou “que a Força esteja com você”. A partir daí surgiu o trocadilho. Foi em 2008 que a data começou a ganhar força, e foi em 2013 que o dia quatro de maio se consolidou como dia de Star Wars.

A criação de uma data especial para uma marca não acontece por acaso! Confira a seguir como a construção de uma marca forte rendeu tanto sucesso à franquia.

O impacto de uma marca forte

Hoje, não se fala de cinema sem considerar a franquia Star Wars. Além de ter uma das maiores bilheterias, a saga também é um grande case de sucesso de marketing.

Muitas outras produções fazem referência a cenas icônicas de Star Wars. O momento em que Luke Skywalker descobre que Darth Vader é seu pai já foi replicado em diversos filmes e séries. As cenas mais memoráveis são de Uma Família da Pesada, Toy Story 2, Os Padrinhos Mágicos e The Flash.

O império criado pelos filmes não impactou somente a indústria do entretenimento, mas deixou marcas culturais que atravessam gerações. Se alguém diz a frase “Que a Força esteja com você”, você entende a referência. Da mesma forma, seus pais, seus irmãos e seus filhos também entendem que se trata do universo Star Wars. O mesmo acontece com a trilha sonora. Afinal, todo mundo pensa no Darth Vader ao ouvir a Marcha Imperial.

Tudo isso sem contar nas referências mais sutis, como trocar a ordem das palavras em uma frase para imitar o mestre Yoda. O meme abaixo brinca com um momento marcante da saga ao mesmo tempo em que faz referência à música Call me Maybe, da cantora Carly Rae Jepsen.

brandind star wars

Quer aprender a construir uma marca forte? Veja o que você pode aprender com a franquia e aplicar na sua empresa!


3 lições de branding que aprendemos com Star Wars

Depois de tanto sucesso, é natural que a franquia tivesse algumas coisas para ensinar sobre marketing. Veja a seguir as lições de branding mais importantes que aprendemos com a saga Star Wars.

1. Priorizar a satisfação do cliente

Priorizar a satisfação do cliente foi um aspecto decisivo para o sucesso da franquia. Através da observação de mercado, os produtores conseguiram replicar nos outros filmes as características de maior sucesso da trilogia original. Eles também tiveram a visão de que poderiam criar outros produtos para continuar saciando o desejo dos fãs por novos conteúdos sobre aquele universo fictício.

E se tem uma coisa que Star Wars nos ensina é sobre como manter a consistência e os valores da marca. Independente dos efeitos especiais utilizados na produção, todos têm o mesmo ritmo e envolvem o espectador da mesma forma.

Descubra o que é marketing 4.0 e aprenda a criar estratégias focadas no seu cliente.

2. Fazer mais com menos

Fazer mais com menos às vezes parece um conselho vazio. Mas quando analisamos a história da franquia Star Wars, conseguimos entender como grandes ideias podem superar a falta de recursos. 

O orçamento do primeiro filme foi de 11 milhões de dólares. Parece muito dinheiro, mas foi uma quantia desafiadora para se produzir um filme com tantos efeitos especiais. A receita foi de mais de 775 milhões de dólares, quase 77 vezes maior que o orçamento da produção. Já imaginou fazer um investimento e ter um retorno 77 vezes maior? Esse é o poder de uma boa ideia executada por profissionais dedicados.

3. Trazer inovação para o mercado

Inovação é a chave para se manter no topo do mercado. Mesmo 44 anos após o lançamento do primeiro filme da saga, Star Wars ainda é uma referência para muitas empresas quando se fala de filmes de ação e efeitos especiais.

Uma das novidades testadas pela franquia é a substituição do Chroma Key pelas telas dinâmicas. Essa foi uma forma da Disney reduzir os investimentos em pós-produção e melhorar a qualidade dos seus efeitos especiais.

O que você pode aprender com isso? Fique atento às tendências e tenha a mente aberta para inovar! Quem não sai do lugar, perde o protagonismo do mercado.

4. Marketing de defensores

Foi com muito trabalho duro que a marca conquistou tantos fãs.

Você já viu pessoas discutindo sobre Star Wars e Star Trek? É bastante comum encontrar grupos debatendo sobre qual franquia é melhor. Isso acontece porque as pessoas se identificam com a jornada dos heróis de ambas as sagas e com seus valores.

A história envolvente de Star Wars não criou só uma grande franquia para os cinemas, como gerou uma legião de fãs fervorosos. São pessoas que defendem a marca nas redes sociais e que fazem questão de opinar sobre os novos lançamentos desse universo incrível.

Vale a pena conhecer o que o marketing de defensores pode fazer pela sua marca. Você irá aprender como construir uma marca da qual seus clientes se orgulham de consumir e até divulgam de graça. O boca a boca ainda é uma das formas mais eficientes de propaganda!


Curtiu nosso conteúdo? Confira também Marketing 4.0: o que é o conceito criado por Philip Kotler.