Marketing de guerrilha

Marketing de Guerrilha x Mídia Alternativa

É muito comum que algumas pessoas confundam os dois conceitos, porque todo marketing de guerrilha é uma mídia alternativa, mas nem toda mídia alternativa é marketing de guerrilha.

Mídia alternativa é todo canal que se diferencia das mídias tradicionais (rádio, televisão, impresso). Ou seja, são canais não convencionais como bolacha de chopp, tampo de mesas, cabines de banheiro, pontos de ônibus, e por aí vai. Até as escadas rolantes entram na publicidade alternativa.

Já o marketing de guerrilha se diferencia por ser uma ação disruptiva, que impacta e surpreende o público. Essa estratégia pode ser aplicada utilizando diferentes artifícios para atingir a audiência.

Nesse artigo, vamos te mostrar como reconhecer um marketing de guerrilha de uma mídia alternativa. Mostraremos também alguns cases de sucesso que podem te inspirar a criar as ações para a sua empresa.

O que é marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha ou “guerrila marketing” é composto por ações nada convencionais para empresas se destacarem entre os consumidores. É uma estratégia mais agressiva, com poucos elementos e muito foco na criatividade para impactar o público.

O conceito foi criado por Jay Conrad Levinson, publicitário americano que se inspirou na guerra do Vietnã. Com menos recursos, os soldados vietnamitas utilizaram táticas inteligentes para derrotar os seus adversários durante a guerra.

O marketing de guerrilha pode ser uma estratégia muito interessante para empresas que possuem poucos recursos ganharem visibilidade no mercado. Seu objetivo é produzir uma campanha impossível de ser ignorada pela audiência, provocando uma ação ou uma emoção.

Com um mundo cada vez mais tomado pela publicidade, é necessário apelar para abordagens mais criativas para se conectar com o público. Para entender as diferenças entre os dois conceitos, conheça algumas das empresas que se destacaram no mercado com suas estratégias.

Cases de sucesso de mídia alternativa

Conheça alguns exemplos de empresas que utilizam as mídias alternativas de forma criativa e inteligente.

McDonald’s e a faixa de pedestres

O McDonald’s fez essa campanha para o Zurifest, um dos maiores festivais nacionais da Suíça. É um evento que reúne gastronomia, música, esportes e artes corporais. 

Para se destacar em meio a outros restaurantes que participariam do evento, o McDonald’s transformou a faixa de pedestres da frente da loja em uma grande embalagem de MCFritas.


Bob’s e o milk shake misterioso

Quando a Ovomaltine anunciou o fim da parceria com o Bob’s, foi o fim de uma era para todos os amantes de um dos milk shakes mais saborosos da franquia de fast food. Apesar de não poder utilizar mais o nome do produto, o Bob’s não deixou de produzir a bebida, agora chamada de “milkshake crocante”. Como forma de divulgar para o público, a empresa criou a campanha do #milkfake.

A imagem mostra a silhueta de um copo parecido com o do McDonald’s, empresa que passou a fazer o seu milk shake com o nome da Ovomaltine. Além de alfinetar a concorrência, o Bob’s conseguiu chamar a atenção dos consumidores para um dos milk shakes favoritos do público.

 

 

Cases de sucesso de marketing de guerrilha

O conceito imaginado por Levinson tinha o objetivo de fazer empresas pequenas se destacarem frente a grandes organizações. No entanto, você verá a seguir que as corporações também gostam muito desse tipo de estratégia.

Embora algumas ações sejam um pouco extravagantes, você pode se inspirar muito na criatividade dessas campanhas.

 

3M e o vidro indestrutível

A 3M teve tanta confiança no seu vidro de segurança que decidiu fazer uma ação de marketing incrível para promover. Em 2005, a empresa colocou uma caixa de vidro com 3 milhões de dólares em um ponto de ônibus na cidade de Vancouver, Canadá. 

O vidro era protegido por uma película transparente chamada Scotchshield, que reforçava o material. Se alguém conseguisse quebrar a caixa, levava o dinheiro.

Alguns anos depois, a empresa admitiu que a caixa continha apenas 500 dólares reais em meio a notas falsas, e que a pessoa que quebrasse o vidro não receberia o dinheiro na hora imediata. 

A campanha foi simples e barata, mas rendeu muita visibilidade para a 3M, além de mostrar a qualidade do produto na prática. De vez em quando, a imagem da caixa com o dinheiro ainda volta a viralizar nas redes sociais.

 

True Blood e a fonte de sangue

True Blood ocupou uma boa parte das telas de quem viveu a adolescência no começo da década de 2010. A série da HBO mostrava um mundo onde vampiros e humanos coexistiam graças a criação de um tipo de sangue sintético, o True Blood. 

Para divulgar a estreia da quarta temporada em 2011, a empresa transformou a água de uma fonte na Romênia em vermelha como sangue. Essa não foi a primeira fez que a HBO trouxe a divulgação das suas séries para o mundo real, mas certamente foi uma das mais marcantes.

 

Burguer King e a fantasia de Dia das Bruxas

A disputa entre o Burguer King e o McDonald’s já é bem conhecida no mundo do marketing não convencional. Mas foi no Dia das Bruxas de 2016 que o BK fez uma das ações de guerrilha mais inusitadas. Uma das lojas da franquia em New York usou um grande tecido branco para se fantasiar da concorrente.

Até a caixinha do hambúrguer tinha o nome do McDonald’s do lado de fora. Dentro da caixa, havia o logotipo do Burguer King com o escrito “Booo! Estamos apenas brincando… Nós ainda fazemos hambúrgueres com gosto de churrasco. Feliz Halloween.” 

  

Vantagens dessas estratégias

Há muitas vantagens no uso dessas estratégias para a sua empresa. A principal delas é o baixo investimento. É claro que você pode investir mais recursos para desenvolver uma estratégia mais elaborada. No entanto, este não é um requisito para o marketing de guerrilha ou a mídia alternativa. 

O diferencial destas estratégias é a possibilidade de se produzir conteúdos virais e realizar ações incríveis com poucos artifícios. Solte a criatividade e coloque em prática ações que façam o público comentar, divulgar e participar. Em um mundo cada vez mais conectado, você pode engajar o público com a ação e viralizar nas redes sociais.

 

Como aplicar o estratégias diferentes na sua empresa

Veja a seguir algumas dicas valiosas para aplicar estratégias de marketing nada convencionais na comunicação da sua empresa.

 

1. Estude as suas personas

Conhecer bem o público é o primeiro passo para toda estratégia de marketing bem-sucedida. Entenda como as suas personas conversam, saiba do que elas gostam e imagine como elas podem reagir a sua ação de marketing. 

Além de aplicar táticas mais assertivas, você também desvia do que pode causar uma reação negativa nas pessoas. Emoções negativas podem prejudicar a imagem da sua marca e afastar os consumidores, em vez de atraí-los. 

Lembre-se de que as pessoas, de modo geral, adoram sentir que fazem parte da ação. Use isso a seu favor, permita que as pessoas participem da sua estratégia e interajam com a sua empresa. Tem gente comentando a sua ação nas redes sociais? Responda ao máximo de pessoas que puder!

 

2. Planeje todas as etapas

Embora o marketing de guerrilha pareça ser uma estratégia completamente improvisada, não é bem assim que funciona. Para o sucesso da sua campanha, você precisa de muito planejamento. Defina quais são seus objetivos, o que você deseja despertar no público e como tudo será feito. 

Avalie bem todas as possibilidades de interpretação e não descarte nenhuma. Caso a sua estratégia seja um pouco mais arriscada, não se esqueça de montar também um plano de contingência.

Este também é o momento de identificar os melhores canais para atuação. Se a sua empresa fica em uma rua movimentada, por exemplo, você pode usar esse espaço para aplicar a sua estratégia. Porém, no contexto de pandemia, em que as pessoas não estão saindo de casa, é mais interessante desenvolver a ação em canais digitais. 

Não se esqueça de pensar no efeito que a sua ação terá a longo prazo. Será que vai virar um case sucesso, uma referência para outras empresas do ramo? Ou será que o público vai se lembrar da sua empresa pela brincadeira de mau gosto e pela impressão negativa?

 

3. Criatividade é a chave

O marketing de guerrilha é pautado pela criatividade. Aposte em ideias originais, que façam sentido para o seu negócio e que tenham a cara da sua empresa. Inspire-se nas ações de outras empresas, mas crie a sua própria. Afinal de contas, você quer que as pessoas lembrem da sua marca.

Aproveite os assuntos e memes que estão bombando no momento para impulsionar a sua estratégia. Tem algum reality show que está fazendo sucesso na TV? Alguma série na Netflix? Alguma música no Tik Tok? Ou algum vídeo engraçado nas redes sociais? Tudo isso pode ser a base da sua estratégia. 

 

4. Apure os resultados

O marketing de guerrilha é uma estratégia de comunicação como qualquer outra. Além do planejamento, essa tática também precisa da análise de métricas para observar o sucesso da ação.

Você pode utilizar métricas de engajamento nas redes sociais, número de vendas, aparições na mídia local, visualizações do vídeo, entre outras. Identifique qual a métrica que permite uma melhor observação do sucesso da sua estratégia no canal em que ela foi aplicada. 

Se você lançou um desafio nas redes sociais, veja quantas pessoas cumpriram e marcaram a sua empresa. Se você fez uma ação presencial, veja quantas pessoas estão comentando sobre isso nas redes sociais e quantas se tornaram clientes por conta desta estratégia.

 

Curtiu o nosso conteúdo? Então confira o nosso artigo sobre Marketing de redes sociais para pequenas e médias empresas.