marketing pessoal

Como fazer marketing pessoal?

Já pensou em como o público vê você frente ao mercado do seu segmento? O marketing pessoal atende profissionais que desejam promover sua imagem e passar autoridade em busca de se tornar uma referência na sua área de atuação.

Neste artigo, saiba o que é e como implantar ações de marketing pessoal para aumentar a geração de leads do seu negócio.


O que é marketing pessoal?

O Self Marketing, ou Marketing Pessoal, se trata de um conjunto de estratégias planejadas que buscam promover a auto imagem do profissional a fim de se tornar relevante. Essa técnica trabalha a autoridade e a influência para que as pessoas te notem no mercado da sua área de atuação.

Podemos considerar que o marketing pessoal é como uma brand persona, ou seja, a personificação da mensagem da marca. Nesse caso, a pessoa é a própria marca. A partir desse conceito, conseguimos saber que a visão dos clientes quanto ao seu conteúdo vai depender da maneira como você entrega esse material.

Por meio desse planejamento, você divulga o seu trabalho a fim de destacar experiências e habilidades para que saibam sobre o seu desempenho e contratem o seu serviço. Sendo assim, essa alternativa serve tanto para trabalhadores autônomos e freelancers, como para quem busca um contrato CLT. 


4 benefícios de um bom marketing pessoal

1. Divulga seu trabalho

O marketing pessoal ajuda na divulgação do seu material, para que mais pessoas possam conhecer você. Invista em um conteúdo autoral que passe a sua mensagem para o público de forma clara e direta. Vale lembrar que quantidade não é sinônimo de qualidade, então busque trabalhar bem o que será publicado para que você seja notado positivamente. Torne-se referência no que faz e aumente a sua visibilidade no mercado!

2. Aumenta a carteira de clientes

Faça da sua imagem a porta de entrada para novos clientes! Uma vez que sua imagem já está consolidada, ela se destaca e leva mais pessoas até o seu negócio. Por isso, é muito importante criar autoridade para que você se transforme em um destaque do mercado.

3. Cria autoridade

A sua posição diante das pessoas faz toda diferença! Um bom marketing pessoal contribui para uma relação de proximidade entre você e seu público já consolidado e atinge novas pessoas que procuram um profissional consolidado e respeitado no segmento para representá-las. Ao garantir autoridade, o ciclo de venda da sua marca se reduz consideravelmente, o que ocorre graças ao processo de compra que se torna mais rápido porque o cliente se sente mais seguro para efetivá-la.

4. Melhora sua carreira

Para que o seu trabalho se destaque em meio às buscas de um cliente em potencial, é importante promover a sua marca pessoal. O marketing pessoal impulsiona a sua imagem para que outras pessoas encontrem você nas primeiras pesquisas e sua carreira se torne cada vez mais consolidada.

2 exemplos de marketing pessoal para se inspirar

Alguns profissionais se destacam como bons exemplos na aplicação das estratégias de marketing pessoal. Confira alguns deles abaixo: 

Nathalia Arcuri

Com milhões de seguidores, a especialista em finanças e fundadora da Me Poupe!, gera o interesse de várias pessoas em educação financeira de forma criativa e sem formalidades. De maneira simples e didática, Nathalia trabalhou sua imagem alinhada aos seus propósitos e hoje é uma das autoras nacionais mais reconhecidas.

Bianca Andrade

A empresária e influencer Bianca Andrade, também conhecida como Boca Rosa também é um exemplo de personalidade notável graças ao marketing pessoal. Bianca começou na Internet produzindo tutoriais de maquiagem e hoje é dona da própria linha, a “Boca Rosa Beauty”.


4 dicas de como fazer marketing pessoal

1. Defina seus objetivos

Orientar-se quanto a sua visão e seus valores vai auxiliar a otimizar seus objetivos, para que seja trabalhado somente o que importa. Ter uma visão desses parâmetros é o início da criação de uma identidade única e profissional. Pontue de forma direta o que você oferece aos clientes e não deixe de passar pro papel tudo aquilo que você quer alcançar com essa postura. 

Durante essa fase, seja cauteloso na elaboração de estratégias. Tenha cuidado de separar a sua vida pessoal e profissional, por exemplo, para evitar eventuais problemas na entrega das suas informações. 

2. Produza sua identidade

Depois de estudar o que você procura ao fazer o seu marketing, potencialize suas qualificações que identificam a sua personalidade própria. Entregue um material rico com informações necessárias para sua contratação, ele será seu portfólio de entrada no mercado!

Adeque-se às exigências do seu setor e busque desenvolvimento profissional. Ao fortalecer os seus domínios, você amplia seus conhecimentos e atende melhor futuros clientes, que estão cada vez mais buscando um profissional completo e qualificado para atendimento. 

3. Faça networking 

Para que as pessoas contratem os seus serviços, é importante estar aberto a novas propostas e oportunidades. Esteja em contato com profissionais da área e mantenha-se informado quanto a eventos que possam lhe favorecer em um bom networking. Seja online ou offline, as interações podem te garantir bons resultados e maior presença no que diz respeito ao seu segmento.

4. Mantenha-se conectado

As redes sociais podem ser grandes aliadas na sua estratégia de marketing. Hoje em dia, há uma grande rede de profissionais conectados à Internet, no entanto só se destacam aqueles que levam conteúdo relevante à sua página e estreitam relações com usuários. Além de se promover através dessas ferramentas, você consegue observar as realizações dos concorrentes e alinhar as suas próprias ações ao que realmente funciona em cada rede social. A construção de um relacionamento com o público também ajuda a potencializar a divulgação do seu trabalho e é uma oportunidade de ganhar visibilidade de forma acessível e funcional. 

Confira também nosso conteúdo sobre presença digital e veja como ele pode te ajudar a aprimorar sua estratégia de marketing.