ferramentas de marketing digital

9 ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer

 

O marketing digital está sempre em transformação! O tempo todo surgem novas plataformas, funcionalidades e novas redes sociais. Por isso, é importante se manter atualizado com as novidades e tendências do mercado para desenvolver estratégias eficientes.

Por isso, neste post você vai descobrir algumas ferramentas que podem fazer toda a diferença na comunicação da sua empresa. 


9 melhores ferramentas de marketing digital

1. Estúdio de Criação

O Estúdio de Criação é uma ferramenta desenvolvida pelo Facebook e pelo Instagram que tem muitas funções para gerenciar as duas redes sociais. A plataforma permite agendar posts e stories, criar conteúdo diretamente do seu computador e analisar métricas. Você ainda pode gerenciar a sua caixa de entrada de forma fácil, com o Messenger, o Direct do Instagram e os comentários do Facebook em um só lugar. 

Saiba mais sobre como usar o Estúdio de Criação.


2. Canva

O Canva é uma das ferramentas mais versáteis para o marketing digital! Com essa plataforma de criação, é possível criar artes para post, editar imagens, criar stories animados e ainda diagramar materiais ricos como infográficos e e-books. Uma das melhores funcionalidades é poder tornar os projetos colaborativos, assim outras pessoas do seu time podem dar sugestões. Você pode se basear em templates prontos ou criar a arte do zero com a cara da sua empresa.

Conheça a importância da identidade visual.


3. Answer The Public

Se você costuma ter dificuldade em encontrar pautas sobre um determinado tema, o Answer The Public é a solução para os seus problemas! A ferramenta mostra as principais buscas no Google de acordo com as palavras-chave que você pesquisar. O número de consultas por dia é limitado, mas a plataforma possui opções de planos pagos. É uma ótima opção para quem precisa de pautas para blog e materiais ricos.

Será que a sua empresa precisa de um blog? Saiba como identificar se essa estratégia é adequada para o seu negócio.


4. Ubersuggest

A principal utilidade do Ubersuggest é analisar palavras-chave para os conteúdos do blog. É possível descobrir as principais palavras-chave e as principais páginas por tráfego. A plataforma também oferece informações sobre Serach Engine Optimization, como número médio de links internos e backlinks nos textos mais acessados de uma determinada palavra-chave. Assim, você tem todas as informações para melhorar o ranqueamento dos seus textos. E você ainda pode fazer uma análise competitiva para saber o que a concorrência está fazendo. 


5. Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas mais importantes para quem trabalha com marketing digital. A plataforma busca melhorar o tráfego do site e oferece informações importantes sobre o desempenho das páginas online. Além disso, o Analytics mostra dados demográficos sobre os usuários, o que é muito importante para entender o perfil dos seus visitantes e criar personas. 


6. Hotjar

Você já pensou em monitorar as interações do usuário no seu site? O Hotjar mapeia a jornada do consumidor na página online da sua empresa, mostrando por onde os visitantes passaram o mouse na tela, indicando as áreas com mais cliques, realizando enquetes e pesquisas de satisfação e selecionando usuários para testes de experiência e design. Assim você pode melhorar a experiência do usuário e desenvolver estratégias de marketing voltadas para a navegação. 


7. RD Station

Essa ferramenta de automação de marketing pode transformar completamente o modo como você cria a sua estratégia. O RD Station se dedica à inteligência de negócios, por isso permite analisar quais canais e campanhas dão mais retorno. Você também pode segmentar os leads de acordo com o momento de compra e analisar jornadas individuais. Além disso, a plataforma possui ferramentas de captação e nutrição de leads, como as landing pages, os fluxos de automação e o e-mail marketing.


8. MailChimp

Já que falamos em e-mail marketing, é impossível não citar o MailChimp. Essa ferramenta bastante intuitiva permite criar e-mails, personalizar templates, segmentar assinantes, criar automações com base no comportamento do usuário no site da sua empresa e ainda criar relatórios compartilháveis. O MailChimp ainda tem um aplicativo que permite gerenciar suas campanhas diretamente do seu smartphone.


9. Buzzsumo

Com o Buzzsumo, você consegue identificar quais conteúdos têm o melhor desempenho nas redes sociais de acordo com o tema. Você consegue filtrar os resultados por data, país, domínio, formato de conteúdo e linguagem. É uma ferramenta para melhorar a produção de conteúdo para redes sociais para obter mais engajamento e visualizações. 


Se você gostou desse texto, confira nosso guia completo de Inbound Marketing. O e-book é gratuito e vai ensinar você a aplicar essa estratégia na sua empresa.