Marketing de influenciadores

Marketing de influenciadores: o que é e como fazer

Você já comprou um produto por indicação de alguém famoso? Se sim, você já foi alvo do marketing de influenciadores! 

Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas às redes sociais, essa estratégia vem sendo muito utilizada como forma de trazer mais visibilidade para marcas. As empresas começaram a se conectar com o público através de parcerias com influenciadores de uma forma até então inédita.

Descubra o que é o marketing de influenciadores e como você pode usar essa estratégia a seu favor. 


O que é o marketing de influenciadores

O marketing de influenciadores é uma estratégia em que as empresas se associam com personalidades influentes para promover o seu negócio. Esta tática engaja pessoas que são referências na sua área para compartilharem experiências, testarem seus produtos ou serviços e influenciar a decisão de compra do consumidor.

Quando falamos de marketing de influenciadores, os maiores cases de sucesso são as irmãs Kardashian e Jenner. A Hopper HQ, empresa que analisa dados internos do Instagram, divulgou em 2019 uma lista das pessoas mais bem pagas por publicidade na rede social. Os dados indicaram que Kylie, a caçula da família, recebia cerca de 1,3 milhões de dólares por post no Instagram. A mais velha, Kim, entrou em quarto lugar, com 910 mil dólares. 

Estas celebridades são muito bem pagas porque possuem uma grande influência sobre o público e são contratadas por grandes empresas que desejam atrair mais visibilidade e mais clientes. As pessoas compram o que elas indicam, e esta é a maior prova de que o marketing de influenciadores funciona!

Descubra o que o marketing de defensores pode fazer pela sua marca


Vantagens da estratégia

Agora que você já sabe o que é o marketing de influenciadores, vamos falar sobre as grandes vantagens dessa estratégia para a sua empresa. A maior delas é poder mostrar o que você faz. Fazer parceria com um influenciador é a melhor oportunidade para o seu público conhecer como funcionam os seus produtos ou serviços na prática. 

O influenciador pode compartilhar experiências, falar sobre as qualidades do que você oferece e ainda dar a opinião sobre o seu atendimento. Isso é muito importante porque pessoas se conectam com pessoas, e dar uma cara para a sua empresa vai ajudar o seu público a se aproximar da sua marca. 

Vale lembrar que o influenciador já tem um público grande e bem definido com quem gera engajamento. Essa é a grande vantagem para você divulgar a sua empresa e obter mais visibilidade para a sua marca. Dessa forma, você consegue alcançar mais pessoas do seu nicho e conquistar mais vendas. Além de tudo, você ainda consegue construir autoridade para a sua empresa no meio digital.


5 dicas de relacionamento e conteúdo

Selecionamos algumas dicas para ajudar você a conquistar boas parcerias e fazer uma estratégia eficiente com seus influenciadores.


1. Busque por influenciadores relevantes

Na hora de escolher um influenciador para criar uma parceria, é muito importante buscar por pessoas relevantes para a sua área. Se a sua empresa trabalha com artigos de decoração e artesanato, por exemplo, não adianta fazer uma parceria com uma influenciadora da área de beleza, mesmo que ela tenha muitos seguidores. Também é muito importante ter pessoas com os valores alinhados aos da sua empresa.

Saiba mais sobre como fazer marketing de conteúdo.


2. Invista nas personalidades locais

O marketing de influenciadores não precisa de milhares de seguidores para funcionar! Muitas vezes, é mais interessante investir em pessoas com menos seguidores, mas que possuem mais engajamento. Você pode buscar por influenciadores da sua região que sabem se conectar com o seu público e que estejam dispostos a crescer junto com a sua empresa.

Conheça algumas dicas de marketing de redes sociais para pequenas e médias empresas.


3. Pesquise sobre o influenciador 

Um erro grave que muitas marcas cometem na hora de trabalhar com influenciadores é não pesquisar sobre o passado da pessoa antes de firmar uma parceria. Procure saber sobre parcerias anteriores, sobre o comportamento da pessoa em eventos e sobre a relação com o público.

Também vale a pena dar uma conferida nas publicações mais antigas das redes sociais do influenciador. A internet não esquece, por isso é muito importante saber quem é a pessoa com quem a sua empresa vai trabalhar.


4. Esclareça as condições da parceria

Para não haver dúvidas quanto ao trabalho que será realizado, é muito importante esclarecer as condições da parceria com o influenciador. Deixe claras as obrigações e os benefícios de ambas as partes para evitar problemas no futuro. Lembre-se de que o contrato de parceria deve ser seguido como qualquer outro contrato profissional.


5. Deixe claro que é uma parceria

Pelas regras do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), toda a comunicação do influenciador precisa deixar claro que se trata de uma parceria com a sua empresa. Você pode usar as hashtags #publi ou #ad para informar ao público que aquele conteúdo é uma publicidade. Os cuidados com a comunicação transparente servem para que a sua empresa não seja penalizada.


Quer conferir outras dicas para se destacar na internet e aumentar o engajamento com seu público? Baixe o guia completo sobre gestão nas redes sociais.