Marketing para e-commerce

Marketing para e-commerce no fim de ano

Nos feriados de final de ano, muitas pessoas optam por realizar compras on-line, visto que o comércio fica cada vez mais cheio e a alta procura começa. Para evitar voltar para casa de mãos vazias, você tem a oportunidade de fazer suas compras diretamente do conforto da sua casa com apenas alguns cliques. 

A internet possibilita uma infinidade de lojas e departamentos dos mais diversos segmentos, sendo mais fácil encontrar presentes e itens para as confraternizações. Ela influencia pessoas a buscar cada vez mais por novas oportunidades de influência para compra, auxiliando diretamente nas decisões dos consumidores.

Trabalhar nesse segmento exige que as ações de marketing estejam bem alinhadas, visto que na web há uma infinidade de concorrentes oferecendo produtos e serviços. Sabendo que as técnicas se diferenciam das aplicadas no off-line, selecionamos seis dicas de como gerenciar o seu e-commerce nessa época do ano e aumentar as suas vendas.


7 dicas de marketing para e-commerce no fim de ano

1. Planeje o seu negócio

Um Plano de Negócio deve ser a primeira ação realizada para o marketing do seu e-commerce. Independente do tamanho do negócio, definir os objetivos e metas é de fundamental importância para que as estratégias sejam bem executadas conforme os caminhos traçados no planejamento. A criação de uma persona para a empresa também ajuda a afunilar qual o seu tipo de cliente e direcionar todos os conteúdos a esse público.


2. Faça Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma boa estratégia para você aplicar na sua loja. Através das técnicas de SEO, é possível rankear o seu e-commerce fazendo uso de palavras-chave e descrições originais, por exemplo. Outra alternativa é investir em um blog integrado à loja, onde estarão dispostos conteúdos relevantes que atraem clientes já consolidados e um novo público que busca mais informações sobre algum produto ou serviço específico que você oferece. 


Confira como trabalhar o Marketing de Conteúdo com a ajuda do nosso e-book gratuito.


3. Crie hábitos digitais

Atualmente, a rede digital alcança milhares de pessoas e a tendência é o aumento expressivo de usuários ano após ano. A sua empresa deve estar preparada para essa evolução tecnológica tendo em vista que os processos de compra e venda se tornam cada vez mais instantâneos, e a Internet favoreceu esse mercado.

Invista em um layout limpo e bem organizado, com a possibilidade de ser exibido em qualquer tela com as configurações certas, seja no smartphone ou na televisão. Desenvolver um aplicativo para o seu e-commerce também o deixa avançado e otimizado, para que alcance de público seja maior.


4. Trabalhe as redes sociais

As redes sociais estão aí para conectar usuários a interesses em comum e é muito simples utilizar dessas plataformas para expandir a sua empresa. No marketing digital, ações como essas permitem que mais pessoas se interessem pelo seu produto e procurem saber mais sobre ele. 

Aproxime-se do público através de posts, legendas e comentários que criem interações e gerem compartilhamentos, mas lembre-se de estudar quais os canais mais acessados pelo seu público, para que não haja um direcionamento equivocado. Anúncios também são uma boa alternativa para a geração de leads, estude melhor o seu público e saiba como trabalhar esse aspecto nos seus perfis.


5. Crie um e-mail marketing

No fundo do funil de vendas temos o e-mail marketing, que permite que pessoas cadastradas estejam sempre bem informadas quanto às novidades da loja e recebam conteúdo exclusivo de seu interesse. Efetive contatos a partir de uma boa comunicação e um bom material. O e-mail marketing pode e deve se tornar um dos principais canais de relacionamento entre clientes e a sua empresa.


6. Mostre ao público a sua marca

Na internet, muitos consumidores se sentem um pouco inseguros quanto a confiabilidade de lojas online, principalmente se elas não apresentam uma sede presencial ou ainda não possuem uma notoriedade no mercado. Valorize o seu produto diante do seu público ao investir em um conteúdo completo e de qualidade, desde as imagens até os textos utilizados. Uma boa comunicação também deve ser trabalhada, respeitando o padrão usado no seu perfil para que a imagem do e-commerce fique em evidência pela sua originalidade.


7. Não se apoie às métricas de vaidade

Para realizar uma análise dos resultados obtidos, é fundamental não se basear apenas nas métricas de vaidade. Seguidores e curtidas podem ser bem atrativas mas não transparecem os verdadeiros resultados das métricas. O funil de vendas trabalha melhor esse aspecto ao converter taxas reais e relevantes. Em alguns canais, também é possível visualizar esses dados no próprio gerenciador de página.


Gostou desse conteúdo? Aplique esses conceitos e melhore a visibilidade do seu e-commerce! Para aprender mais, confira como usar o marketing digital para aumentar suas vendas de final de ano.