10 ações de marketing para aplicar em seu curso de idiomas

O mundo em que vivemos exige cada vez mais que saibamos diferentes línguas. Mas, em meio às crises econômicas e a evasão de alunos das escolas especializadas nesse tipo de ensino, é preciso criar novas estratégias para captar um público fiel.  

Atualmente, com a constante globalização, não podemos limitar cursos de idiomas apenas ao aprendizado do inglês, pois outras línguas estão tomando espaço no gosto das pessoas e também nas exigências profissionais.  

Olhando para esse cenário, vem a grande pergunta: “Como inovar em meio à tanta concorrência?” A gente conta para você!  

1- Parcerias 

Criar vínculo com outras instituições pode ser uma boa para quem deseja alavancar a captação de alunos para sua escola de idiomas. Diferentes parcerias podem ser formadas como: com escolas; agências de intercâmbio; empresas; etc. Trabalhe esse tipo de estratégia! 

 

2- Cursos de verão, in company, entre outros 

Promover cursos traz não só os já alunos da escola de idiomas, mas também pessoas de fora que desejam ter um estudo mais rápido de determinada língua. Os cursos podem ser ofertados para escolas, empresas (in company), e outras instituições. Dessa forma, a sua escola ficará mais conhecida em diversos meios.  

3- Curso instrumental 

Oferecer um curso instrumental para trabalhar certos aspectos de determinada língua pode ser um bom atrativo para quem deseja fazer um curso prático com focos específicos. Alguém que deseja viajar em breve, por exemplo, pode encontrar nesse tipo de curso uma oportunidade de aprender e usar a língua para trabalhar no exterior.  

 

4- Ensino a distância e divulgação 

O ensino a distância tem sido uma ótima opção para quem não tem a possibilidade de fazer um curso presencial. Cada vez mais esse método é adotado pelas escolas de idiomas, levando conforto e praticidade para os alunos. Dessa forma, investir nesse tipo de estudo pode atrair um público que se encontra distante de você, disseminando ainda mais a sua marca e gerando valor para ela em relação aos seus concorrentes que se preocupam apenas com o trabalho local e presencial. Além disso, a redução de custos é eminente, trazendo benefícios para a área financeira da sua empresa.  

 

5- Desenvolvimento de aplicativos 

O uso de aplicativos em dispositivos móveis é cada vez mais frequente. As pessoas procuram por apps fáceis de serem usados e que tragam algum benefício para elas. Uma boa ideia para uma escola de idiomas é desenvolver um aplicativo em que o aluno ou quem se interessa pelos cursos possam estudar remotamente. Dessa forma, a escola poderá se destacar e se tornar cada vez mais presente na vida do alunos.  

  

6- Redes sociais 

Ter presença nas redes sociais é um grande fator positivo para uma marca. Ali está uma grande parcela da população que hoje fica conectada quase que 24h. Se você ainda não aderiu ou tem pouca presença nas redes sociais, leve a sua marca para o mundo digital para se tornar cada vez mais conhecido.  

 

7- Marketing de conteúdo 

Não basta estar nas redes sociais, é preciso ter bom conteúdo, pois para atrair é necessário ser relevante. Invista na produção estratégica de conteúdos que atraiam as pessoas. Para isso, procure uma agência especializada como nós!  

 

8- Email-marketing 

Hoje, uma das estratégias mais utilizadas pelo marketing é o email-marketing. O uso desse tipo de ferramenta tem como principal objetivo direcionar conteúdos exclusivos para uma lista de contatos no momento certo. Por meio dele é possível divulgar promoções, novos cursos, e outros tipos de conteúdo que sejam relevantes para o seu público, de forma estratégica. 

 

9- Descontos 

A realização de promoções, disponibilização de bolsas e descontos pode atrair novos alunos para a sua escola de línguas e fidelizar aqueles que já fazem parte do seu quadro de alunos. Desenvolva um programa de bolsas que leve em consideração os prós e contras para você. Os descontos devem ser vantajosas tanto para o aluno quanto para a escola. 

 

10- Atendimento de qualidade 

Mesmo tendo investido em redes sociais, email-marketing, marketing de conteúdo, etc, o atendimento sempre vai ser um dos passos mais importantes para retenção e obtenção de novos clientes. Parece básico, mas o atendimento tem uma grande força quando aliado às divulgações dos serviços de uma escola de idiomas. Então, ouça os seus alunos para entender as suas necessidades e procure manter um bom relacionamento com eles e com quem demonstra interesse pela sua escola.  

 

Gostou? Investir mais no marketing pode ser o segredo para você alcançar o sucesso com a sua escola de idiomas. Separamos um material sobre o inbound marketing pra te ajudar a começar sua jornada, é só clicar e fazer o download gratuito.

Image

Print   Email