erros que o marketing não pode mais cometer

9 erros que o marketing não pode mais cometer em 2022

O mundo do marketing está em constante evolução. Todos os dias surgem novas tecnologias, novos desafios e novas necessidades por parte dos consumidores. As possibilidades são infinitas! Por isso, manter-se atualizado com as principais tendências do mercado é essencial para ter uma estratégia bem-sucedida. 

Em um contexto de pandemia e de mudanças nos hábitos de consumo, existem alguns erros que não podem mais acontecer. Neste artigo, você vai descobrir os nove erros que o marketing não pode cometer em 2022. 


9 erros que você não pode mais cometer na sua estratégia de marketing 

1. Não se orientar por resultados

Não há como planejar uma boa estratégia sem se orientar por resultados! Quando não as métricas não são acompanhadas, não é possível saber o que está dando certo e o que precisa melhorar. Por isso, é essencial desenvolver um planejamento orientado por resultados. 

Defina de antemão quais serão os Key Performance Indicators (KPIs) e acompanhe os números ao longo do processo, assim você pode fazer as adequações necessárias na sua estratégia. 

2. Dar muita atenção a métricas de vaidade

As métricas de vaidade são números não acionáveis que têm boa aparência e fazem as pessoas se sentirem bem com a estratégia de marketing aplicada. Porém, são indicadores que oferecem uma falsa imagem do que de fato está acontecendo.

Por isso, métricas como seguidores e número de curtidas não são bons indicadores de efetividade para uma estratégia. É claro que, em algumas situações, esses números podem ser importantes. Mas dar muita atenção a esse tipo de métrica não é uma forma eficiente de monitorar resultados. 

3. Parar de aprender

Parar de aprender nunca pode ser uma opção no mundo do marketing! Trata-se de um mercado que está sempre em evolução, por isso é importante estar sempre estudando para testar novas estratégias e desenvolver a criatividade em meio a inovação. 

Busque fazer cursos, estude sobre novas plataformas, troque ideias e faça benchmarking. Cada vez mais o mercado busca por uma formação plural, portanto não tenha medo de investir em capacitações fora do marketing propriamente dito. User experience, user interface, design, programação, vendas, gestão de projetos, customer success, análise de dados e outras áreas do conhecimento podem trazer conhecimentos valiosos para sua estratégia.

Você pode aproveitar eventos para ampliar a sua rede de contatos, aprender com gigantes do mercado e ainda compartilhar experiências com pessoas de outros segmentos. Saiba tudo sobre o RD Summit.

4. Subestimar o omnichannel 

Em um mundo conectado, empresas que oferecem serviços multiplataformas se destacam, não é mesmo? Nesse sentido, o omnichannel veio para estreitar a relação entre as mídias online e off-line com o objetivo de otimizar a experiência do cliente. 

Plataformas diferentes têm objetivos diferentes, portanto estar presente em todas é importante para trazer conteúdo em formatos variados e atingir um número maior de pessoas. Um canal ajuda o outro a crescer e se desenvolver, por isso é uma estratégia mais que obrigatória para 2022.

5. Fazer o planejamento das áreas de forma separada

E falando em pluralidade de canais, você faz um planejamento para redes sociais, outro planejamento para inbound marketing e outro planejamento para mídias tradicionais? Se sim, saiba que está errado! 

Mais do que nunca, a sua estratégia de marketing deve ser unificada. Ainda que com planos de ação diferentes, é importante criar um planejamento alinhado para todas as suas plataformas. Integrar as estratégias faz com que o seu público consiga extrair conteúdos de valor em diferentes canais e amplia as possibilidades de conversão, aumentando as vendas. 

6. Não se planejar com base nas personas

Se você acompanha o blog da Formigueiro Criativo, então já sabe que definir as suas buyer personas é essencial para planejar uma boa estratégia. São as buyer personas que guiarão todas as escolhas da sua empresa para se estabelecer e se desenvolver no mercado. 

Fazer qualquer tipo de planejamento dentro do marketing sem considerar as necessidades, os anseios, as características e os hábitos de consumo da buyer persona é um erro elementar gravíssimo. 

Leia também: como criar uma brand persona para sua empresa.

7. Depender apenas dos resultados orgânicos

Uma das maiores transformações no marketing digital, especialmente na área de redes sociais, é o redirecionamento dos algoritmos para priorizar as relações humanas. Isso significa que as plataformas estão cada vez mais focadas em entregar conteúdos feitos por pessoas. 

Como consequência, o alcance de páginas corporativas acaba caindo, e empresas que querem alcançar um maior número de pessoas precisam investir em mídia paga. Depender apenas dos resultados orgânicos pode fazer você perder muitas oportunidades de negócio com leads qualificados que só seriam alcançados através de anúncios.

8. Ignorar os conteúdos em vídeo

O grande estouro do Tiktok trouxe uma nova era para a criação e o consumo de conteúdo. Se antes os vídeos eram um formato utilizado apenas no YouTube e no Facebok, agora eles estão em todo o lugar. Cada vez mais o algoritmo das plataformas prioriza esse tipo de conteúdo na hora de entregar as publicações para o usuário. 

Ignorar essa realidade significa deixar passar a oportunidade de atrair muita visibilidade para sua marca, estreitar o relacionamento com o público e ainda estabelecer autoridade no segmento de mercado. Em 2022, é impossível ficar de fora dos conteúdos em vídeo!

9. Trabalhar sem ter um propósito

Fazer marketing em um propósito pode ser bastante cansativo, não só para você mesmo como também para os colaboradores do seu time. Isso acontece porque tomar decisões, solucionar problemas e conquistar resultados é muito mais difícil quando não se tem um motivo pelo qual trabalhar. 

Quais desafios você quer superar? Aonde você quer chegar? Por que esse objetivo é importante para sua empresa? O que você vai fazer quando chegar lá? Saber a resposta para essas perguntas é fundamental para conseguir definir um plano de ação para sua estratégia de marketing. 

Gostou deste conteúdo? Descubra também as principais tendências de marketing para 2022 e não fique de fora do que está bombando!