planejamento de redes sociais

Como criar um bom planejamento de redes sociais

 

As redes sociais são ferramentas poderosas que conseguem transformar a percepção que o público tem da sua marca, aumentar as vendas da sua empresa e ainda criar um relacionamento com seus clientes. Planejar os conteúdos é importante para utilizar as plataformas de maneira estratégica e alcançar resultados específicos. 

A grande vantagem desse tipo de estratégia é a alta acessibilidade, porque além de gratuitas, as redes sociais não requerem grande conhecimento técnico para fazer sucesso. 

Neste artigo, você vai descobrir como criar um planejamento de redes sociais eficiente para obter mais visibilidade e construir a autoridade da sua empresa no segmento.


A importância da buyer persona na criação de conteúdo

Conhecer bem a sua buyer persona é o primeiro passo de toda estratégia de marketing, independente do veículo. Quando tentamos atingir pessoas com diferentes interesses, é muito provável que o conteúdo criado caia na irrelevância.

Por isso, é indispensável conhecer bem o perfil de cliente ideal para sua empresa. Você pode começar com as informações demográficas básicas, como gênero, idade, localização, escolaridade e renda mensal. Depois, identifique as características mais específicas, como hábitos de consumo, necessidades do dia a dia, padrões comportamentais e objetivos pessoais.

Além disso, entender o comportamento da sua persona nas redes sociais é fundamental para identificar o melhor canal para sua estratégia. De nada adianta ter um planejamento incrível e cheio de conteúdos de valor se você estiver publicando na plataforma errada. Lembre-se de que nem todas as redes sociais são adequadas para o perfil de cliente ideal da sua empresa.

O LinkedIn, por exemplo, pode ser uma excelente rede social para empresas que trabalham para outras empresas. Já o Twitter pode ser um canal para fortalecer o relacionamento com o consumidor final. Conhecer a sua persona vai ajudar você a saber em qual plataforma você precisa estar.

Entenda melhor porque a sua empresa precisa de uma persona.


6 dicas para criar um planejamento de redes sociais

Quer começar a criar conteúdo para o Facebook, o Instagram ou outras plataformas, mas não sabe por onde começar? Confira seis dicas importantes para desenvolver um bom planejamento de mídias sociais.

1. Varie o conteúdo

Na hora de planejar o conteúdo para suas redes sociais, é importante variar o tipo de mensagem. Apostar somente nos conteúdos de venda pode fazer o seu público perder o interesse. Por outro lado, criar apenas publicações informativas impede os usuários de conhecer o que sua empresa de fato tem para oferecer. 

Por isso, é importante variar o conteúdo ao longo da semana para poder atender a diferentes estágios do funil de vendas. Dessa forma, você conseguirá alcançar novas contas sem perder a atenção de quem já segue a sua página.

Bateu a dúvida? Saiba mais sobre como aplicar marketing de conteúdo na estratégia da sua empresa. 


2. Acompanhe as datas comemorativas

As datas comemorativas são oportunidades de criar conteúdos especiais e de fortalecer o relacionamento com seu público. Por isso, é importante ficar atento aos feriados e outras épocas comerciais importantes. Dia das mães, dia dos pais, Black Friday e Natal, por exemplo, são datas que não podem passar em branco.

Vale destacar que nem todas as datas comemorativas serão relevantes para sua empresa. Alguns feriados podem precisar mais de um aviso do horário de funcionamento, do que de uma publicação criativa.


3. Organize um calendário editorial

Depois de mapear as datas comemorativas e identificar os conteúdos mais promissores, é hora de organizar as informações em um calendário editorial. Criar um cronograma de publicações ajuda a distribuir melhor os conteúdos ao longo do mês e permite visualizar melhor o que será desenvolvido nas redes sociais.

O calendário editorial ainda permite planejar conteúdos que exigem mais tempo de produção, como vídeos comemorativos e campanhas de longa duração. 


4. Identifique os melhores indicadores de performance

Definir os indicadores de sucesso é muito importante para poder medir a eficácia da sua estratégia nas redes sociais. Nem todas as métricas são bons indicadores de performance para sua estratégia, especialmente as métricas de vaidade (curtidas e seguidores, por exemplo). 

A dica aqui é selecionar números que são diretamente relacionados à ação de marketing que você publicou na plataforma. Pense bem nos seus objetivos com a estratégia. Você quer melhorar a percepção de marca? Fazer vendas diretas? Ou capturar mais contatos para a base de leads?


5. Acompanhe os resultados para identificar erros e acertos

Não é possível determinar o sucesso de uma estratégia de redes sociais sem apurar as métricas. Por isso, acompanhar os resultados dos seus posts é fundamental para identificar o que deu certo e o que pode melhorar. Também é interessante registrar os resultados mensalmente para avaliar o quanto suas páginas estão crescendo ao longo do ano. 


6. Adapte a estratégia

É sempre importante lembrar que o marketing digital não precisa ser estático. Aprender com os resultados e adaptar a estratégia é fundamental para manter um fluxo contínuo de melhoria nos resultados da sua empresa. 

Além disso, as mudanças no mercado, as atualizações nas plataformas de rede social e o surgimento de notícias recentes podem ter muito impacto na sua produção de conteúdo. Por isso, é importante se manter atualizado quanto às tendências do seu segmento. 

Gostou desse conteúdo e quer melhorar a sua estratégia digital? Confira o guia completo de gestão de redes sociais.