Key Performance Indicators

A importância dos Key Performance Indicators (KPI)

 

Os Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Performance são as métricas que medem o desempenho de um negócio com base na estratégia e nos objetivos. KPIs são usados para avaliar a eficiência e eficácia de várias atividades em diferentes departamentos da empresa, como o marketing. 

No marketing digital, existe uma infinidade de métricas que podem ser facilmente apuradas. Porém, nem todas as informações são de fato importantes para o desenvolvimento da comunicação digital de uma empresa, e saber identificar o que vale a pena acompanhar pode ser um grande desafio. Alguns exemplos de métricas relevantes são taxa de conversão, ranqueamento nos mecanismos de busca e custo de aquisição de clientes.

Se você quer aprender a escolher indicadores que fazem sentido para sua empresa, esse texto é para você. Descubra como o monitoramento dos KPIs certos pode fazer a diferença na forma como você desenvolve estratégias 


Por que é importante acompanhar os resultados?

Identificar e monitorar os Indicadores-Chave de Performance pode ser uma tarefa desafiadora. Por esse motivo, muitas pessoas deixam de acompanhar os resultados das estratégias. E isso é um grande erro!

Monitorar os resultados com frequência permite calcular o Retorno sobre Investimento ou ROI, que é fundamental para que os profissionais de marketing mostrem a seus chefes que vale a pena investir neles. Além disso, é possível prever o sucesso de estratégias de marketing futuras antes mesmo de serem executadas.

O objetivo final de compreender e medir as métricas de uma estratégia é assumir a responsabilidade pelo que acontece quando tentamos coisas novas. Isso nos dá a oportunidade de aprender com o que já foi feito e melhorar. Nada de ficar insistindo nos mesmos erros!


Métricas de vaidade

As métricas de vaidade são métricas que não são acionáveis. Muitas vezes têm uma boa aparência e fazem as pessoas se sentirem bem com a estratégia aplicada, mas podem fornecer falsas informações sobre o que realmente está acontecendo.

Usuários de mídia social costumam se concentrar no número de curtidas, comentários ou seguidores que um perfil ou página tem em relação às suas postagens, a fim de se classificar na mídia social. Estas são métricas de vaidade porque não fornecem nenhuma visão sobre a qualidade das postagens, sobre o impacto no público ou sobre o desempenho das vendas. 

Um cenário bastante comum acontece com contas recém-criadas no Instagram. Geralmente, o responsável por acompanhar as curtidas ou comentários se esquece de analisar se os perfis que aparecem são de amigos ou familiares. Isso resulta em uma taxa de engajamento que não representa a efetividade do conteúdo publicado na página, dando uma falsa sensação de crescimento. 


Como escolher KPIs que fazem sentido para sua empresa

Mas então, como é possível fugir das métricas de vaidade e escolher KPIs que realmente fazem sentido para suas estratégias de marketing digital? A dica mais importante é pensar no quanto o KPI é relevante para o seu objetivo. Se a sua estratégia foi desenvolvida com o objetivo de divulgar um material rico, por exemplo, a métrica mais interessante é o número de pessoas que se cadastraram na landing page para ter acesso.

Além disso, os indicadores devem ajudar você a tomar decisões inteligentes para o seu negócio. As métricas vão mostrar se está na hora de contratar uma nova ferramenta de gestão de automação de marketing ou se é preciso redirecionar o orçamento de uma campanha para outra com melhores resultados.

Outro ponto importante é que as métricas devem ter disponibilidade para ser mensuradas. Em outras palavras, não adianta escolher um indicador se não há como apurar os números. Se você não tem como contar o número de pessoas que visitaram o seu stand em um evento presencial, essa não é uma boa métrica para analisar a efetividade da sua divulgação online.


Tipos de Key Performance Indicators (KPI)

Existem várias categorias de indicadores de performance. Confira a seguir as quatro principais:

Indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade avaliam o rendimento e a eficiência dos processos de trabalho nas empresas e são utilizadas para mensurar os recursos gastos para realizar uma determinada atividade. 

Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade analisam erros e imprevistos durante a produção e mensuram o resultado final para otimizar o serviço prestado ou os produtos criados. 

Indicadores de capacidade

Os indicadores de capacidade revelam o quanto uma organização consegue produzir em uma certa janela de tempo. Junto com os indicadores de produtividade e qualidade, essas métricas indicam o potencial de competitividade da empresa. 

Indicadores estratégicos

Os indicadores estratégicos oferecem informações sobre como o negócio se encontra nos cenários internos e externos em relação às metas previamente estabelecidas.

Tem dúvidas sobre a efetividade da sua estratégia de marketing digital? Faça uma análise de presença digital com a Formigueiro Criativo e receba um diagnóstico personalizado para sua empresa.