Landing page

Como criar uma landing page de alta performance

No inbound marketing, existem muitas estratégias e artifícios para atrair pessoas e conquistar clientes. As landing pages, por exemplo, são ferramentas eficientes para alargar o seu funil de vendas. 

Criar uma boa landing page pode fazer toda a diferença na taxa de conversão dos seus materiais. Vamos falar um pouco sobre a importância das LPs para o fluxo de vendas de uma empresa e entender os diferentes objetivos que você pode ter com a sua página. Nesse post, também selecionamos algumas dicas práticas para você criar uma landing page de alta performance.


Importância da landing page para captação de clientes

Se você possui um site, com certeza você precisa de uma landing page. Essa ferramenta gera mais conversões que as outras áreas do seu site. Isso acontece porque as LPs são páginas criadas com um único objetivo, que é converter o visitante em lead

Assim, você pode utilizar as landing pages para promover os produtos e serviços que a sua empresa vende, para alavancar campanhas de marketing ou ainda para ofertar materiais ricos, eventos, cursos e muito mais. Tudo isso com pouquíssimo esforço. Por esse motivo, criar e acompanhar landing pages eficientes é muito importante para captar leads.


Para que criar uma landing page

Você sabia que as landing pages podem ter diferentes aplicações? Veja a seguir algumas das possibilidades que essa ferramenta tem no marketing digital.

Materiais ricos

Se você já baixou um e-book ou uma planilha de alguma empresa, provavelmente você se converteu em uma landing page. Os materiais ricos são as ofertas mais comuns das landing pages. 

Você pode promover guias, planilhas, modelos, templates e quaisquer materiais que o seu público pedir. Aproveite para inserir o lead em um fluxo de automação para nutri-lo e educá-lo até o momento ideal para contato.

Eventos online

Além de promover os materiais ricos, as landing pages também podem ser utilizadas para que o usuário garanta a sua vaga em um evento online. Webinars, cursos, meetups e seminários são alguns exemplos do que você pode ofertar para o seu público. Os leads podem receber o link para o acesso direto no primeiro e-mail do fluxo de automação.

E-mail marketing

Newsletters e e-mails promocionais podem ser utilizados como ofertas nas landing pages. É uma ótima estratégia para conquistar contatos de pessoas interessadas no seu ramo e aumentar o seu banco de dados.

E se você quer conhecer o perfil dos possíveis clientes que se interessam pelo seu tipo de conteúdo, pode aproveitar esse tipo de formulário para saber um pouco mais. Mas não exagere, afinal seu lead pode perder o interesse caso encontre informações demais para preencher.

Primeiro contato

O primeiro contato de um cliente pode ser solicitado através das landing pages. Páginas como “ligamos para você” e “fale com um consultor” atraem o cliente para conversar com uma pessoa real e mostram que a sua empresa está disponível para atendê-lo. Essas landing pages são ideais para as páginas de preços e de contato.

Link do Instagram

Muitas empresas precisam colocar várias URLs na bio do perfil no Instagram e por isso acabam recorrendo a plataformas gratuitas de conexão de links. Apesar de “quebrarem o galho” em um primeiro momento, essas ferramentas possuem pouca ou nenhuma métrica, o que dificulta o acompanhamento de desempenho. 

Você pode criar uma landing page para substituir o uso dessas plataformas. Assim você consegue analisar os resultados da estratégia de marketing e ainda tem uma página totalmente personalizada com a identidade da sua empresa.


8 dicas para criar landing page 

Você verá a seguir algumas dicas práticas que podem ser valiosas na hora de criar a sua landing page. 

1. Crie um título chamativo

Grande parte das pessoas lê apenas o cabeçalho da página, por isso você deve criar um título breve, conciso e impactante para a sua landing page. O visitante deve saber do que se trata no momento em que a página carrega na tela. Saber aproveitar bem o título vai aumentar o tempo que o usuário fica na landing page.

2. Faça um design simples e coerente

A landing page deve ter um design coerente com a identidade visual da empresa. A primeira impressão é a que fica, e nenhum usuário gosta de ler informações em uma página mal diagramada e com cores desconfortáveis. Lembre-se de que a sua landing page não precisa ter muitos elementos, e às vezes o mais simples é bastante eficaz. 

3. Insira informações relevantes

Tudo bem criar uma página com um pouco mais de conteúdo, mas é bom tomar cuidado para não transformar a sua landing page em um texto de blog! Insira informações relevantes para a sua oferta sem bombardear o usuário com excesso de conteúdo.

Você pode até direcionar um ou dois links para conteúdos externos, mas é importante selecionar a opção de abrir em uma nova guia para o possível cliente não perder a página e deixar de se converter.

4. Crie uma chamada para ação objetiva

O botão de chamada para ação precisa estar em destaque e ter um texto atrativo para o usuário. Use verbos no imperativo que indiquem exatamente o que a pessoa vai receber ao fazer a inscrição. “Garanta sua vaga”, “baixe grátis” e “receba o material” são ótimos exemplos de chamadas para ação curtas e objetivas.

5. Faça um formulário direto

Algumas pessoas se empolgam na hora de criar um formulário, mas é muito importante lembrar que essa ferramenta não vai substituir o trabalho da equipe de vendas. Por isso é muito importante fazer um formulário bem objetivo, apenas com as informações essenciais. Nome, e-mail, telefone de contato são indispensáveis. Mas dependendo da oferta, você precisa perguntar o cargo, a empresa ou com que finalidade a pessoa está se inscrevendo na oferta.

6. Mantenha a página leve

Uma página que demora a carregar pode desestimular o usuário e aumentar a taxa de rejeição. Por isso, é importante compactar os vídeos e as imagens antes de inserir na landing page. Existem diversas ferramentas online gratuitas que você pode usar para reduzir o tamanho das mídias sem perder a qualidade. 

7. Crie uma página responsiva

A maior parte das pessoas têm acesso à internet através de dispositivos móveis, por isso é fundamental ter uma página que se comporta bem nos tablets e smartphones. Não basta criar uma página muito bonita para desktop se o usuário não consegue ler as informações ou se cadastrar pelo celular. Antes de divulgar a sua oferta, é legal testar a sua landing page em diferentes telas para analisar como a página performa nos dispositivos móveis.

8. Faça testes A/B

Para poder sempre ter resultados positivos com as suas landing pages, é importante estar atento às possibilidades de melhoria. Uma forma de avaliar o que pode ser otimizado na sua página é realizar testes A/B. Nem sempre esse tipo de teste é conclusivo, por isso o ideal é realizar vários para identificar os pontos de melhoria. Lembre-se que o ideal é testar uma coisa de cada vez.


Vale destacar que, antes de criar a sua landing page, é muito importante saber qual o público que você quer atingir. Afinal, você precisa saber quem é a sua persona para conseguir criar uma estratégia eficiente e se conectar com ela. 

A linguagem, o design, a quantidade de informação e o tipo de oferta devem ser definidos com base nas características e hábitos da sua buyer persona. Não adianta criar um material rico em planilha se o seu público é dinâmico e não curte usar esse tipo de plataforma.


Conhecer as ferramentas disponíveis no mercado é muito importante para fazer boas ações de marketing. Baixe grátis o guia completo de Inbound Marketing e saiba como desenvolver estratégias eficientes para sua empresa.