O que é o Metaverso

Você conhece o Metaverso?

O Metaverso é uma novidade cada vez mais popular que promete facilitar as interações sociais e as vendas para todos. Com ele, você pode criar um mundo personalizado onde você pode interagir virtualmente com as pessoas, por exemplo, onde você pode mostrar os produtos que você realmente compra.

Grandes corporações já estão usando o Metaverso ou estão prestes a usá-lo e, assim, têm maior lucratividade. Quer saber tudo sobre o Metaverso e como ele impacta a vida das empresas e das pessoas? Então continue lendo e confira!

O que é o Metaverso?

O termo Metaverso foi mencionado pela primeira vez por Neal Stephenson em 1992 em seu livro Snow Crash. Na ficção científica, um metaverso refere-se a um mundo virtual 3D habitado por avatares de pessoas reais.

Basicamente, significa um espaço ou mundo virtual onde você pode criar o que quiser e explorá-lo com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico que você. Além disso, é possível ter experiência de compras, viagens e entretenimento com a imersão da Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

No Metaverso, você tem suporte para criar seus próprios itens e ambientes virtuais, avatares personalizados e personalizáveis, interações sociais em tempo real e 3D. Também há ambientes virtuais 3D e links para compras no mundo real.

O metaverso corporativo: o que faz parte dessa realidade?

O metaverso corporativo tornou-se realidade para grandes nomes como Facebook, Disney, Nike, Adidas, Prada e Gucci. A aposta de Mark Zuckerberg na realidade aumentada e virtual para o futuro das redes sociais não é novidade para ninguém. O objetivo é criar um mundo virtual por meio de óculos de realidade virtual, no qual as pessoas possam construir avatares e se conectar em todo o mundo.

A Nike lançou seu próprio mundo virtual chamado Nikeland, onde personagens virtuais podem utilizar os produtos da marca e até realizar exercícios virtuais.Já a Prada, testou provadores com tecnologia de Realidade Aumentada, enquanto a Gucci criou mundos virtuais com vendas de roupas.

No mercado nacional também vemos marcas apostarem no metaverso. Nomes como Bianca Andre, Sabrina Sato e Lucas Rangel apostaram em seus próprios avatares, personagens que possuem seus próprios perfis nas redes sociais e fecham seus próprios contratos.

A Boca Rosa Beauty em setembro fez o lançamento da PINK, sua nova coleção de maquiagem. Sempre ousada e atenta às tendências do mercado, a empresária Bianca Andrade traz para o Brasil a primeira linha de makes inspirada no metaverso e com uma experiência inovadora de compra na Web3, A coleção limitada assinada pela própria Pink ficou disponível para compra no Pink Town - a cidade da Pink.Os compradores tinham a chance de criar seus próprios avatares, irem até a loja virtual e comprar seus produtos que chegaram de forma física em suas casas.

Para se ter uma ideia, um lote digital no Decentraland, um dos metaversos mais populares do mundo, está à venda pelo preço de uma casa em Manhattan, no valor de US$ 2,4 milhões. Então empresas como as citadas aqui estão apostando no Metaverso como forma de lucro.

Por que essas empresas escolheram lançar primeiro no metaverso?

A resposta é relativamente simples: Experiência do cliente! Para a grande maioria das pessoas, não é mais uma promoção ou uma tática persuasiva para convencer alguém a comprar.

Hoje, para convencer alguém a comprar seu produto ou serviço, primeiro você precisa criar um programa de experiência do cliente que realmente impressione seu público e crie um incrível sentimento de pertencimento.

Portanto, se o poder de compra está em jogo e você está faminto por novas experiências, faz todo o sentido lançar sua cerveja no metaverso, mesmo que eles saibam que não poderão prová-la.

Como o metaverso do marketing digital afeta empresas e pessoas?

Sabemos que o Metaverso afetará a maneira como as pessoas trabalham, se divertem, aprendem, se socializam, fazem compras e até mesmo interagem umas com as outras.

Por se tratar de uma novidade que já é utilizada em diversas áreas, não será diferente no marketing digital. Assim, o Metaverso no marketing digital foca-se nas redes sociais e nos espaços de interação, mas também no ambiente de trabalho para diversas experiências e compras.

Por isso, vender pelas redes sociais é muito importante nos dias de hoje. Exemplos disso são empresas como Instagram e Facebook, que se tornaram marketplaces próprios. Assim, com o Metaverso, as pessoas podem experimentar e comprar produtos no mesmo local virtual, além de pagar com moeda física.

Outra coisa muito importante no processo de interação e compra das pessoas é a atenção à emoção. Afinal, as pessoas que sentem que estão conectadas a uma marca de alguma forma em suas vidas são mais propensas a comprar um produto.

Assim, com a realidade virtual é possível vivenciar sensações e sentir que realmente está naquele lugar. Ou seja, clientes e vendedores vivenciam o espaço e trazem sentimentos positivos para o mundo digital que influenciam nas compras.

Cruzamento de dois mundos

Em breve, as empresas enfrentarão a realidade inescapável de que o mundo físico ganhará vida no universo digital. Seja vendendo experiências, consumindo ou trabalhando, as empresas devem criar maneiras para que os funcionários realizem suas atividades cotidianas no metaverso. Eles também precisam proporcionar a eles uma experiência incrível para comprar seu produto ou serviço, mas tudo isso traz uma nova realidade.

Porém, algumas ações a devem ser tomadas para garantir um amanhã 'virtual' de que todos possamos desfrutar. Os líderes de hoje devem pensar em novas estratégias e explorar novos produtos e serviços em potencial. Eles precisam criar programas de treinamento de seus executivos e funcionários para as novas tecnologias que serão a base de seus negócios.

A base será uma estrutura de nuvem muito robusta e bem organizada, reconstrução de seus softwares e aplicativos usando recursos de nuvem e APIs que podem ser facilmente utilizados por terceiros.

Outra versão do mundo físico

Estamos a um passo de construir uma nova realidade, ainda que não esteja claro todo o potencial e as novas tecnologias. Mesmo assim, já conhecemos algumas regras básicas que precisam ser aplicadas e muitas delas decorrem do desenvolvimento de software.

Coisas como: Automação, controle e personalização agora estarão presentes em nosso dia a dia e no mundo ao nosso redor.

Realidade aumentada

Quando falamos de experiências no metaverso, o AR está, sem dúvida, completamente conectado. Hoje já é possível visualizar objetos da sua sala por meio de um smartphone, assim como estudar e interagir com esses objetos virtuais faz parte dessa realidade. No Metaverso, existem alguns projetos como Superworld e Spot Selfie, onde a realidade aumentada é a protagonista.

5G e seu impacto no Metaverso

Com o desenvolvimento da Internet, finalmente chegamos a um momento histórico: a velocidade de processamento de dados em 5G.

Que o 5G vai ajudar praticamente toda a nossa realidade não é novidade, e graças a essa tecnologia podemos ver avanços na medicina, desde simulações, coleta de dados e até cirurgias habilitadas para 5G. Na indústria, o impacto também foi percebido e é impressionante.

Com o 5G, o metaverso ganha uma série de vantagens. Por exemplo, poderemos unir todas as metaversões em um único universo digital. No caso de VR e AR, o 5G também carrega um peso enorme.

Computação quântica e a evolução das máquinas

Está surgindo uma nova classe de máquinas que quebra as leis conhecidas pela humanidade.

Computadores hiper avançados e supercomputadores sem dúvida mudarão nossa história. Oferecendo poder de computação sem precedentes, essas novas máquinas podem facilmente superar os desafios enfrentados pelas empresas.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o metaverso? Acompanhe nosso blog e redes sociais para saber sobre o assunto.