Clubhouse

Clubhouse: saiba o que a nova rede social traz de novidades para o marketing digital

A nova rede social mal chegou e já está dando o que falar. E em voz alta! O Clubhouse fez sua primeira aparição nos trending topics logo no começo de fevereiro, quando personalidades como Elon Musk, Oprah Winfrey e Ashton Kutcher participaram de conversas na plataforma. Aqui no Brasil, quem marcou a sua presença na nova rede foi o Boninho, diretor do Big Brother Brasil, ao falar sobre a edição atual do reality show.

Mas o que essa rede social tem de tão interessante? Bom, para começar, é uma plataforma baseada em conversas exclusivamente por voz. Esse formato de áudio reflete a correria da rotina e permite que o usuário faça diferentes atividades enquanto participa do bate-papo.

Bateu a curiosidade? Então continue a leitura!


O que é Clubhouse

O Clubhouse é uma nova rede social estruturada na forma de salas de bate-papo ao vivo com duração pré-estabelecida. Não há fotos, vídeos, nem é possível reproduzir conteúdos já existentes. Ficou difícil de entender? Pense num Google Meet com limite de tempo, sem câmeras e sem a opção de gravar as conversas. 

As salas comportam até 5 mil pessoas ao mesmo tempo, e é possível que o moderador controle quem pode falar no bate-papo. Alguns chats são separados por tema, o aplicativo tem comunidades chamadas de clubs que reúnem pessoas com interesses semelhantes. As salas podem ser públicas ou privadas, e o usuário também pode criar novos espaços para conversa. 


Como funciona para entrar

Por enquanto, o Clubhouse está disponível apenas para usuários do IOS e do IPadOs. Mas garantir a sua conta pode não ser tão fácil assim. A nova rede social só pode ser acessada por convite. E se você não tem o seu, pode baixar o aplicativo, criar um domínio e entrar na lista de espera.

O cadastro é sincronizado com a lista de contatos do smartphone, e caso um de seus amigos já esteja no Clubhouse, ele pode aceitar a sua solicitação.  Inicialmente, cada usuário pode convidar até dois amigos. De acordo com as interações da conta no aplicativo, mais convites ficam disponíveis.

Vale lembrar que você é responsável por quem você indica para a plataforma. Se um usuário convidado por você violar os termos de uso ou quebrar as regras do bate-papo, ambos serão banidos.

O Clubhouse está fazendo tanto sucesso entre os famosos, que já surgiram até alguns boatos sobre pessoas vendendo convites para a rede social, de tão exclusiva.


Porque o Clubhouse viralizou nas outras redes sociais

Mas o que é que uma rede social de áudio tinha para viralizar nas outras plataformas? O Clubhouse vem participando dos assuntos em alta já há algumas semanas. Não é que o áudio em si seja uma novidade, mas é que uma plataforma interativa com salas exclusivamente para audiochamada é algo inédito em meio às tecnologias atuais. 

Pense bem: quais foram as últimas atualizações que o Instagram trouxe para o público? E o Facebook? E o Twitter? Foram todas atualizações para incluir mais formatos de mídia em um só aplicativo. Isso é muito diferente do Clubhouse, já que a sua premissa é, desde o início, ser apenas áudio. Parece loucura querer restringir os formatos de comunicação em um mundo conectado como o nosso, mas de algum modo essa rede social está obtendo sucesso.

Ademais, é uma plataforma que permite executar diversas atividades ao mesmo tempo. Você pode participar de uma sala enquanto prepara o almoço, enquanto enfrenta o trânsito ou até mesmo enquanto realiza algumas tarefas mais simples no trabalho. E em uma era em que o multitasking (multitarefa) reina, isso vale ouro.

Contudo, não foram só a restrição de formato e o multitasking que conquistaram os olhares do público para o Clubhouse. Foram as celebridades. Imagina poder entrar em uma sala e bater um papo com o CEO de uma grande companhia ou com a sua cantora favorita. A rede social ainda tem um caráter de exclusividade, o que só fez o público querer participar ainda mais.

E a verdade é que o Clubhouse, mesmo exclusivo, pode trazer um mundo de possibilidades.


Potenciais do Clubhouse para o marketing digital

Ainda é cedo para saber com certeza o que o Clubhouse pode fazer para o marketing digital. No entanto, já é possível especular os potenciais dessa nova rede social.

Como o aplicativo ainda não oferece perfis para comerciais, as empresas terão que desenvolver os funcionários para se tornarem porta-vozes da marca. É uma excelente oportunidade para divulgar a empresa e se tornar referência nos mais diversos temas, da cultura organizacional até a gestão de logística. Também é a chance de aproximar o relacionamento entre marca e público e fazer benchmarking com outras empresas.

No entanto, é necessário ter muito cuidado. Uma vez que um participante é autorizado a falar pelo moderador não há filtro, o que pode trazer alguns problemas. Qualquer representante da marca na plataforma precisa ser muito bem treinado para gerenciar crises. Lembre-se de que os bate-papos são ao vivo!

Confira o nosso guia de gestão de redes sociais.

Como usar conteúdos em áudio

Se você parar para pensar bem, o Clubhouse é quase uma rede social de podcasts. E a produção de conteúdos não é muito diferente da rádio! A seguir, veja algumas dicas para criar e usar conteúdos em áudio.

1. Pautas

Um bom planejamento é a chave para criar um bom conteúdo, especialmente ao vivo. Por isso, é fundamental escolher bem a pauta, estudar o assunto e trazer referências. Se tiver um convidado, pesquise sobre a sua área de atuação e planeje algumas perguntas com antecedência. A conversa pode se desviar um pouco e podem surgir mais perguntas, mas é importante ter um plano de contingência para não haver um silêncio estranho.

2. Dicção

Muitas pessoas ficam nervosas na hora de gravar e acabam se enrolando um pouco para falar. Isso é normal! Para evitar esse tipo de problema, você pode fazer alguns exercícios de voz para relaxar os músculos do maxilar. Experimente falar o alfabeto enquanto segura uma caneta entre os dentes. Com treino e com tempo, você vai ganhar confiança.

3. Equipamentos

Na hora de produzir qualquer conteúdo audiovisual, é necessário se preocupar com a qualidade do áudio. Voz estourada, ruídos de fundo e chiados podem fazer o seu ouvinte se sentir desconfortável. Você não precisa de uma infraestrutura cara para começar. É possível improvisar um estúdio com cobertores e aproveitar o fone de ouvido do celular. Só evite deixar o microfone muito perto da boca para que a qualidade seja melhor.

4. Edição

A parte da edição não combina com o Clubhouse, mas é importante para outros tipos de conteúdo em áudio. Editar as marcas de oralidade e remover interferências vai deixar o seu material com um aspecto muito mais profissional. Use programas como Audacity ou o Adobe Audition.

5. Divulgação

Por fim, não adianta produzir conteúdos interessantes e de boa qualidade se não houver uma boa divulgação no final. Se você tem uma conta no Clubhouse ou um podcast em outra plataforma, divulgue em suas outras redes sociais. Você pode aproveitar o espaço para o público escolher quais serão os próximos temas abordados e convidados que serão entrevistados.


Quer saber como aproveitar outras redes sociais que são tendência do momento em seu marketing digital? Descubra como utilizar o TikTok como estratégia de marketing.