Marketing político

Marketing político: o que fazer e não fazer

 

Em ano de eleição, é preciso relembrar algumas boas práticas de marketing. Muitos profissionais de marketing, agências de publicidade e até mesmo candidatos não estão cientes dos cuidados necessários para ter uma candidatura viável e para fazer sucesso com os eleitores em potencial.

Criar conteúdo para marketing político pode ser bastante desafiador porque exige um trabalho bem meticuloso em todas as etapas da campanha. Além dos muitos assuntos polêmicos, é necessário se atentar para a legislação publicitária. Afinal, um pequeno erro pode inviabilizar uma candidatura.

Neste artigo, vamos falar sobre o que fazer e o que não fazer no marketing político. 


7 dicas para para não errar no marketing político

Agora é hora de colocar a mão na massa! Selecionamos sete dicas para você não fazer errado na hora de criar uma campanha de marketing. Veja só:

1. Valorize o candidato em vez de desvalorizar o oponente

A dica mais importante para um bom marketing político é sempre valorizar o que o seu candidato tem a oferecer e não apontar defeitos nos oponentes. É preciso ter em mente que o que você está vendendo são as ideias de uma pessoa, e não um produto ou serviço. Por isso, falar mal da concorrência não vai agregar valor nenhum para a sua campanha. 

Mas isso não significa que tudo deve ser flores! Afinal, também é preciso ter um olhar crítico no marketing eleitoral. O que pode ser feito é analisar a administração atual e explorar o que poderia ser feito de diferente para uma gestão melhor. 

2. Cuidado com temas sensíveis 

De forma geral, todos os temas tratados em uma campanha política são importantes porque dizem respeito à maneira como o país será administrado. Estamos elegendo pessoas para defender nossos interesses e melhorar a nossa qualidade de vida, e isso significa que temas sensíveis certamente farão parte da sua campanha. 

É fácil falar sobre transporte público, ruas esburacadas e obras não terminadas. Mas tratar da discriminação de minorias, da fome, da pobreza e da violência urbana, por exemplo, é muito mais desafiador. Portanto, é preciso ter muita delicadeza para tratar desse tipo de assunto. Usar as palavras erradas ou não dar a devida importância para determinados temas pode acabar causando uma grande crise na campanha política. 

Quer saber mais sobre como fazer uma boa gestão de crise? Leia nosso artigo.

3. Aproveite assuntos do momento

Não existe marketing digital bem feito sem aproveitar os assuntos do momento. Por isso, quem trabalha com gestão de campanhas políticas deve ficar sempre de olho nas notícias e nos trending topics das redes sociais. Você pode explorar os assuntos que as pessoas estão comentando em múltiplas plataformas e usar acontecimentos recentes para criar conteúdos relevantes para o eleitorado. 

Lembre-se de que as pessoas querem votar em políticos que se posicionam de acordo com o que acreditam, por isso é importante já fazer uma boa reunião de alinhamento com a equipe antes do começo da campanha para saber que tipo de conteúdo você pode publicar a partir de notícias e discussões que podem surgir ao longo do projeto.

4. Promova engajamento nas redes sociais

Não tem como falar de marketing político sem considerar o impacto das redes sociais. Especialmente nas duas últimas eleições, as plataformas de engajamento online tiveram papel fundamental na decisão de voto dos eleitores. Por isso, é preciso usar essas ferramentas de maneira inteligente. 

Aposte no engajamento com o público para poder descobrir mais sobre quem é o seu público. Grande parte dos candidatos já tem uma boa base de posts cheios de comentários. Assim, você pode reativar o engajamento respondendo às pessoas que comentaram nas publicações anteriores. 

A política se tornou um assunto que gera discussões muito acaloradas, por isso prepare-se para lidar com discurso de ódio. Trate todos sempre com muito respeito e não incentive brigas nos comentários. Além de manchar a imagem do candidato e prejudicar a sua reputação com o eleitorado, você pode acabar comprando uma briga que vai muito além da internet. 

Saiba como usar o Twitter na sua estratégia de marketing.

5. Pesquise sobre campanhas de sucesso e campanhas fracassadas

Essa dica pode ser aplicada para diferentes campanhas de marketing! Estudar os erros e acertos do passado é uma excelente forma de começar o planejamento de uma campanha política. Não faltam histórias de candidatos que tiveram muito sucesso e de candidatos que fracassaram. Selecione algumas das pessoas mais marcantes da história política brasileira e tire um tempo para analisar o que deu certo e o que não funcionou em cada campanha. Você pode aprender muito e já se prevenir para algumas situações difíceis de lidar.

6. Não crie conteúdos com base em informações falsas

De fato, muitos candidatos se apoiam em informações mentirosas para se promover e desbancar a oposição. Com isso, nos últimos anos, muitos conteúdos começaram a ser examinados sob a lupa para identificar notícias falsas. 

Na hora de criar estratégias de marketing para uma campanha política, é indispensável fundamentar-se sempre na verdade e na transparência. Neste tipo de projeto, uma boa estratégia de marketing tem um impacto poderoso na sociedade. Afinal, eleger um governante é uma grande responsabilidade! Por isso, mantenha um compromisso com a verdade e crie apenas conteúdos fidedignos. 

7. Tenha atenção especial com a legislação eleitoral

Você sabia que o marketing político vem com uma série de restrições e obrigatoriedades? Desrespeitar a legislação eleitoral pode ter consequências sérias, como o pagamento de multas, a eliminação da candidatura e até mesmo implicações legais. Pedir voto e divulgar número antes do começo oficial da campanha eleitoral, pro exemplo, é uma prática ilegal, além de não ajudar em nada a sua estratégia. 

Portanto, é necessário dar uma boa olhada nas regras antes de começar a planejar qualquer estratégia. O ideal é contar com orientação jurídica para ter certeza de que nenhuma condição será mal interpretada. 


Marketing político: como lidar com as divergências ideológicas entre profissionais

Tratar de conteúdos tão importantes exige muita sensibilidade. Para profissionais de marketing, um dos grandes desafios é separar as ideias da campanha dos princípios pessoais. Nem sempre você vai trabalhar com pessoas que têm a mesma afinidade política que você. Nessas situações, é necessário colocar o profissionalismo como prioridade. 

Antes de tudo, é preciso ressaltar que não há nada de errado em fazer marketing para um candidato que não está alinhado com os seus ideais políticos. Você pode aprender muito sobre gestão de crise, cultura organizacional, solução de problemas, trabalho em equipe, inteligência emocional, competência intercultural e adaptabilidade, entre outras soft skills que são extremamente valorizadas pelo mercado de trabalho. 

Trate a campanha com o mesmo profissionalismo com que você trataria qualquer outra. Tenha muito respeito pelos trabalhos entregues, e não se deixe abalar pelas diferenças ideológicas. A versatilidade é uma das características mais importantes para ser um bom profissional, independente da sua área de atuação.

Curtiu esse conteúdo e quer aprender mais? Faça o teste e descubra se você sabe avaliar corretamente as métricas de marketing digital.