Twitter no marketing

Como usar o Twitter na estratégia de marketing

Mesmo sem nunca ter entrado na plataforma, você provavelmente já ouviu falar do Twitter. A rede social de microblogs chegou ao Brasil em 2006 e parece resistir às mais implacáveis revoluções tecnológicas. 

Inicialmente, o site permitia publicar textos de até 140 caracteres, formato completamente diferente das outras redes sociais que estavam bombando pelo mundo na mesma época. Ao longo do tempo, o Twitter incorporou mais algumas funções, como a publicação de vídeos e imagens. As atualizações mais recentes foram o aumento para 280 caracteres nas publicações, as enquetes e os Fleets (que funcionam da mesma forma que os Stories do Instagram).

De acordo com o levantamento realizado pela Statisa em 2020, a plataforma possui mais de 14 milhões de usuários brasileiros cadastrados. A perspectiva é chegar aos mais de 18 milhões até 2026. 

Com tantos usuários e diferentes recursos, Twitter hoje é uma ferramenta cheia de possibilidades para o marketing digital. Vamos falar um pouco sobre as vantagens dessa rede social e dar algumas dicas para quem deseja investir nesse tipo de conteúdo.

 

Vantagens do Twitter para o marketing

O Twitter é uma rede social de engajamento. As pessoas conversam muito, compartilham muitos conteúdos e dão opiniões, por isso existe a oportunidade de construir um relacionamento da empresa com os consumidores e humanizar a marca. Também é uma plataforma ideal para colher um feedback direto, porque os usuários são muito sinceros. 

Outra grande vantagem é a possibilidade de aparecer em outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook. Muitas contas usam prints do Twitter para criar publicações nestas redes sociais, especialmente se o conteúdo é engraçado, empático ou esclarecedor.

Vale destacar que, pela restrição de caracteres, o Twitter é um espaço de comunicação mais informal, independente do seu ramo. É uma rede social com marcas de oralidade nas publicações e pouca preocupação com a identidade visual. Você pode trazer conteúdos informativos em palavras simples e diretas.

Não se engane pensando que apenas empresas grandes podem obter sucesso no Twitter. Com as estratégias certas, qualquer pequena e média empresa pode brilhar nessa rede social, desde que o seu público-alvo utilize essa plataforma.

 

Como criar conteúdo para o Twitter

Agora que você já sabe como a sua empresa pode se beneficiar do Twitter, confira algumas dicas para criar conteúdo!

Aposte no engajamento

Acima de tudo, o Twitter é uma rede social de engajamento, por isso é interessante apostar em conteúdos que o público possa responder. Uma ideia é aproveitar o recurso de enquetes.

Algumas perguntas ajudam você a planejar suas próximas estratégias e se conectar melhor com o público, além de estimular a discussão na sua página. Qual assunto você deve trazer na próxima live? Qual serviço sua empresa deve passar a oferecer? Tem algum produto diferente que as pessoas querem que você venda?

Você também pode fazer brincadeiras do tipo “digite uma frase e deixe o corretor do celular completar” ou “os últimos emojis do seu teclado vão dizer qual será sua próxima compra”. 

 

Utilize memes e assuntos do momento

Memes e assuntos do momento são uma ótima forma de fazer a sua empresa se destacar entre os usuários. Reality shows, premiações, notícias atuais e podem ser base para criar conteúdos engraçados e com os quais o público possa se identificar. O bom humor é a chave!

Nesse tweet, a Netflix fez uma brincadeira com o meme “É de bom tom?” que surgiu em abril de 2021. O vídeo que originou o meme veio do Instagram da atriz brasileira Ilana Kaplan, que interpretava uma personagem fictícia falando sobre etiqueta nas redes sociais. Saiba mais sobre como a Netflix se destaca no marketing digital.

O “mistério do cofre” nessa publicação da marca de roupas Brusinhas faz referência a uma história que repercutiu bastante em abril de 2021. Um rapaz encontrou um cofre velho na casa do falecido avô e ninguém da família sabia a combinação ou o que tinha dentro. A marca pegou o gancho e fez seu próprio marketing em formato de brincadeira.

 

Faça threads educativas

As threads ou fios são longas sequências de tweets sobre um mesmo assunto. Por conta do limite de caracteres, esse recurso é utilizado para trazer conteúdos mais elaborados e ricos em informações. Você pode explicar conceitos e tendências de com uma linguagem bem simples e, no final, direcionar para um conteúdo do seu blog.

Você pode se inspirar na página Central Nath Finanças. A Nath cria conteúdos educativos sobre economia e finanças e explica conceitos do mercado de uma forma fácil de entender. No final, ela sempre redireciona os seguidores para o seu canal no Youtube, o seu negócio de fato.



Posicione sua marca

Por ser uma rede social em que as pessoas expõem opiniões fortes, o Twitter é bom para marcas que querem se posicionar quanto a causas sociais ou fatos recentes. A dica aqui é trazer temas que se relacionem com o seu nicho e a sua persona para que agregue valor à sua marca. Trate assuntos importantes sempre com muito respeito e atenção à maneira de se expressar.

Se você tem uma empresa de produtos ecológicos, por exemplo, é uma ótima oportunidade para falar sobre os problemas da testagem em animais. Dessa forma você se posiciona no mercado, inspira as pessoas e ainda abre a discussão para um tema relevante.

 

Combine o Twitter com outras estratégias de marketing

É muito importante lembrar que, por ter um estilo de conteúdo muito diferente e uma gama fiel de usuários, o Twitter não tem a perspectiva de ser substituído por outra rede social. Por isso, é uma excelente aliada para outras estratégias de marketing digital. Veja a seguir como combinar o Twitter com estratégias diferentes. 

Marketing de influenciadores

Se tem uma coisa que destaca o Twitter entre as outras redes sociais é que os usuários são mais sinceros, mais calorosos e mais humanos. E o público percebe isso. Se você trabalha com influenciadores e a sua persona se encontra no Twitter, essa é uma ótima maneira de ganhar mais exposição para a parceria.

Eventos online

O Twitter é um ótimo lugar para promover seus eventos online! Por ser uma rede social com alto compartilhamento, é fácil fazer o seu conteúdo chegar a mais pessoas. A divulgação de eventos como lives, webinars e cursos online pode fazer bastante sucesso se bem executada. 

Marketing de defensores

Outro grande diferencial do Twitter é ser uma rede social em que as pessoas são extremamente sinceras. E se o seu produto ou serviço valer a pena, pode ter certeza de que os seus clientes defenderão a sua marca nessa rede social. Saiba mais sobre o marketing de defensores.

Outras redes sociais

O Twitter é, acima de tudo, uma rede social versátil. E por isso você pode divulgar conteúdos de outras redes sociais convidando o público para conferir o que você publica lá. Se você tem uma conta no TikTok ou no Clubhouse, por exemplo, você pode divulgar no Twitter para que seus seguidores possam acompanhar sua empresa em diferentes canais. 


E aí, quer melhorar a presença digital da sua empresa? Então baixe gratuitamente o nosso guia completo para gestão de redes sociais.