Como aumentar o engajamento nas redes sociais em loja de veículos

Você provavelmente já ouviu falar que a parte mais importante de uma boa estratégia de marketing é a criação de conteúdo relevante. E não é à toa! 

Produzir materiais interessantes e fazer sua mensagem chegar até a audiência certa é fundamental para se aproximar do público, conquistar autoridade no nicho de mercado e ainda ganhar mais visibilidade. Além disso, criar conteúdo é essencial para estabelecer uma conexão com as pessoas.

Mas isso não é suficiente. Saber o quanto suas mensagens estão surtindo efeito nas redes sociais é vital para o sucesso do seu negócio no mercado automotivo. Afinal, você só consegue ajustar a sua estratégia quando sabe o que está dando certo e o que está dando errado. 

Nesse blog, vamos falar sobre a importância de ter uma audiência conectada e explicar como você pode aumentar o engajamento das suas redes sociais na prática.


Como calcular o engajamento nas redes sociais?

Quando falamos em criação de conteúdo para as redes sociais, a taxa de engajamento é uma das métricas mais importantes. Isso se deve ao fato de que o engajamento mostra o quanto da sua audiência de fato se envolve com o conteúdo que você publica. Na prática, quanto maior o engajamento, mais próxima a sua marca estará dos consumidores. 

O método mais comum para calcular o engajamento é o de interações por alcance de cada publicação. Assim você sabe o quanto as pessoas curtiram, comentaram e compartilharam o post com base nas pessoas que de fato o visualizaram. Em inglês, a fórmula é conhecida como ERR ou Engagement Rate by Reach. 

ERR = soma de todas as interações / alcance do post

Parece muito complicado? Montamos uma planilha completa para ajudar você a calcular o engajamento. Baixe grátis.

7 dicas práticas para aumentar o engajamento nas redes sociais da concessionária

Aumentar o engajamento das redes sociais de uma empresa pode ser um grande desafio, independente do segmento. Para ajudar você, selecionamos sete dicas práticas. Confira a seguir:

1. Invista em conteúdos informativos

Investir em conteúdos informativos interessantes é o primeiro passo para aumentar o engajamento nas redes sociais da sua concessionária. As pessoas se atraem por páginas que oferecem conteúdos de valor, e você não vai conseguir se conectar com o público apenas com ofertas de carros. Você pode trazer dicas de manutenção, falar sobre cuidados com o carro, tirar dúvidas sobre compra e venda, explicar a legislação de trânsito... O céu é o limite!

2. Aposte nos reviews de carro

Bens de alto valor agregado, como veículos e imóveis, geralmente têm uma jornada de compra mais longa, que envolve muito estudo e pesquisa. Por isso, apostar nos reviews é uma excelente forma de aumentar a visibilidade da sua marca. Muitas pessoas querem saber a opinião de quem entende do assunto na hora de comprar um carro, então criar uma avaliação da sua marca para cada modelo é uma estratégia bastante valiosa!

3. Expanda os conteúdos do blog nas redes sociais

As redes sociais já estão cheias de publicações sem conteúdo que apenas direcionam para o blog. Para ser diferente e se destacar, o ideal é expandir os conteúdos do blog nos posts. Por exemplo, se você vai falar sobre dicas de manutenção, é mais interessante já trazer algumas dicas na própria legenda ou em um post carrossel. Assim você traz mais conteúdo para seu público e ainda consegue direcionar as pessoas para o blog

4. Explore recursos de cada plataforma

Parece que todo dia tem alguma novidade nas redes sociais, não é mesmo? De fato, as plataformas estão em constante evolução, trazendo novos recursos e otimizando funções. Independente do seu segmento, explorar os diferentes formatos de cada plataforma pode ser bastante proveitoso. O Reels do Instagram, por exemplo, vem ganhando cada vez mais espaço na rede social. Solte a criatividade e explore ao máximo o que as plataformas têm a oferecer!

5. Capriche no visual das publicações

O conteúdo visual das publicações tem muita força para atrair o olhar do público e aumentar o engajamento. Em vista disso, é essencial caprichar na parte estética de cada post. Você pode desenvolver artes criativas ou explorar detalhes de cada veículo com boas fotografias. Mais uma vez, é importante soltar a criatividade!

6. Traga curiosidades e notícias quentes do mercado

Sua página não consegue sobreviver apenas de dicas e avaliações. É preciso estar atualizado, trazer curiosidades que são pouco discutidas e falar sobre notícias quentes do mercado. Dessa forma, sua empresa se destacar por estar sempre antenada sobre o que está rolando no mundo automotivo. 

7. Finalize com chamadas para ação

A chamada para ação é uma das estratégias mais simples, porém mais eficientes para aumentar o engajamento da sua concessionária. Você pode convidar o público para marcar um amigo, acessar o blog, inscrever-se em uma landing page, descobrir as ofertas no site, entre outras possibilidades. O importante é sempre pensar em convites atrativos. 

No entanto, vale lembrar que nem todo post precisa de uma chamada para ação. Algumas publicações podem trazer apenas o conteúdo da legenda, sem direcionar para algo mais. Avalie direitinho para não exagerar, beleza?

Curtiu esse conteúdo e quer ficar por dentro de todas as novidades para o próximo ano? Descubra as principais tendências de marketing de redes sociais para 2022.